Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Tradução e Diferença Cristina Carneiro Rodrigues
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Textos jornalísticos informativos
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Professora: Rosana Santos
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
CRÔNICAS.
CRôNICA.
ACENTUAÇÃO grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Produzindo o Ensaio Teórico
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Códigos e linguagens.
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
Redigindo a opinião do grupo.
Ilustração de texto observando as mídias e tecnologias.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
GÊNEROS TEXTUAIS PROFa. MARIANA NUNES
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
GÊNEROS TEXTUAIS.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
“Um país se faz de homens e livros”
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Gênero textual Notícia
APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
LITERATURA BRASILEIRA
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Textos e textos Profª Sheila.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Fundamental, 9° Ano Transformação de notícia em poema

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema OBJETIVOS: identificar as características principais que compõem os gêneros textuais: poema e notícia; compreender as diferenças de organização textual e da função comunicativa de cada gênero; transformação de notícia num poema.

O jornal é nitidamente um suporte com muitos gêneros. Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema O jornal é nitidamente um suporte com muitos gêneros. Quais gêneros podemos citar, que podem estar presentes nos jornais? Imagem: Superbmust /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

ALGUNS GÊNEROS PRESENTES NO JORNAL Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ALGUNS GÊNEROS PRESENTES NO JORNAL notícias; anúncios fúnebres; reportagens; convites para missas de sétimo dia; editoriais; propagandas; previsões meteorológicas; artigos; resumos de filmes; crônicas e poemas; horóscopo, diário etc. ensaios críticos; charges, anúncios; cartas do leitor e notas sociais; related:http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/portugues/oficina_slidesrose.pps

Dentre estes gêneros vamos trabalhar com NOTÍCIAS E POEMAS. Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Dentre estes gêneros vamos trabalhar com NOTÍCIAS E POEMAS.

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema DEFINIÇÕES POEMA: “Composição poética em verso de tamanho variado” (COSTA, 2008:150). NOTÍCIA: Relato ou narrativa de fatos, acontecimentos, informações recentes ou atuais que têm importância para uma dada comunidade. (COSTA, 2008) COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Carlos Drummond de Andrade Poema do jornal O fato ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter o transforma em notícia. O marido está matando a mulher. A mulher ensanguentada grita. Ladrões arrombam o cofre. A polícia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce música mecânica. Imagem: Diego Grez / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Link para jornal Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1114450-ladroes-arrombam-cofre-e-levam-r-5000-da-prefeitura-de-barrinha-sp.shtml

EXISTE SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS TEXTOS? Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema EXISTE SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS TEXTOS?

Isso acontece porque são gêneros diferentes. Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Ambos falam de ladrões que roubaram cofres, só que de maneira diferente. Isso acontece porque são gêneros diferentes.

CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS: Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Em grupo, escrevam as características que foram possíveis perceber em cada gênero, em um grande cartaz exposto na sala de aula: CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS: POEMA NOTÍCIA

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema MODELO: POEMA NOTÍCIA Lemos para nos distrair, nos divertir ou para apreciar bonitas palavras. Não precisa ser fiel aos acontecimentos reais. Geralmente, é encontrado em livros. É organizado em versos. O autor pode utilizar rimas e outros recursos para produzir os efeitos que deseja. Lemos quando desejamos nos informar sobre um assunto. Relata fatos ocorridos em um determinado local. Geralmente, é encontrada em jornais. É organizada em frases e parágrafos. O redator utiliza uma linguagem mais formal.

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Construção Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado Chico Buarque E flutuou no ar como se fosse um pássaro Amou daquela vez como se fosse a última E se acabou no chão feito um pacote flácido Beijou sua mulher como se fosse a última Agonizou no meio do passeio público E cada filho seu como se fosse o único Morreu na contramão atrapalhando o tráfego E atravessou a rua com seu passo tímido Amou daquela vez como se fosse o último Subiu a construção como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse a única Ergueu no patamar quatro paredes sólidas E cada filho seu como se fosse o pródigo Tijolo com tijolo num desenho mágico E atravessou a rua com seu passo bêbado Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Subiu a construção como se fosse sólido Amou daquela vez como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Beijou sua mulher como se fosse lógico Tijolo com tijolo num desenho lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um pássaro Sentou pra descansar como se fosse um príncipe E flutuou no ar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo E se acabou no chão feito um pacote bêbado Bebeu e soluçou como se fosse máquina Morreu na contramão atrapalhando o sábado Dançou e gargalhou como se fosse o próximo [...] E tropeçou no céu como se ouvisse música http://letras.mus.br/chico-buarque/45124/ E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Acesso em 10/07/2012 Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Questões: a) Podemos dividir o fragmento de "Construção" em três partes. O que cada uma destas partes nos apresenta? b) O que se mantém constante no enredo apresentado por cada uma das partes? c) Trace um perfil do personagem apresentado na canção e destaque, no texto, os elementos que lhe permitem constituir esse perfil. d) Imagine que esta canção apresente o conteúdo de uma notícia. Proponha um título a esta notícia. Escolha uma das três partes da música "Construção" e, a partir dela, crie uma notícia. Faça as modificações que julgar necessárias no vocabulário.

Após a produção de texto observe: A organização do texto produzido; Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Após a produção de texto observe: A organização do texto produzido; A distribuição das informações - como se introduz, como se desenvolve e como se conclui a notícia; A linguagem (se é objetiva ou subjetiva), se o autor tece comentários sobre o fato noticiado.

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ???????????????????????????? Através desta atividade, constatamos que é possível transformar poema em notícia, mas será possível fazer o contrário? Imagem: New York Zoological Society / Public domain.

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema NOTÍCIA PODE VIRAR POEMA!! No laboratório de informática, vamos acessar ao site: http://www.noticiaemverso.com/

http://www.noticiaemverso.com/ Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema http://www.noticiaemverso.com/

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Delegado faz relatório de crime em forma de poesia e é repreendido; veja íntegra Do UOL Notícias Em Brasília Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/08/03/delegado-faz-relatorio-de-crime-em-forma-de-poesia-e-e-repreendido-veja-integra.htm Acesso em 10/07/2012.

Poema tirado de uma notícia de jornal Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. (BANDEIRA, Manuel)

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema COMPREENDENDO O TEXTO... A que gênero pertence o texto de Manuel Bandeira? O que os torna diferente dos textos lidos nos jornais? Onde podemos encontrar textos como esse? Qual a forma de apresentação desse texto?; Propor que os alunos parafraseiem o texto de Drummond, transformando-o em uma notícia de jornal. (TEXTO COLETIVO, deve ser escrito no quadro).

citem notícias do Brasil e do mundo que acham importantes; Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ORGANIZADOS EM GRUPO: citem notícias do Brasil e do mundo que acham importantes; oferecer aos grupos jornais para que busquem uma notícia; quando encontrar uma notícia que lhe chame atenção, recorte e cole no caderno ou folha A4 e responda aos seguintes questionamentos:

Como foi possível saber que esse texto é uma notícia? Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Como foi possível saber que esse texto é uma notícia? O que lhe chamou atenção no texto? Onde aconteceu? Com quem? Como aconteceu? O que torna essa notícia importante para ser publicada no jornal? O fato é polêmico ou não? Em que caderno do jornal ela foi publicada?

Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ATIVIDADE PARA O GRUPO Construa um poema embasado na notícia escolhida e prepare-se para o recital!

Referência das imagens Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Referência das imagens http://www.extremamg.com/wp-content/uploads/2011/03/jornais-extrema-300x237.jpg Acesso em 10/07/2012. http://1.bp.blogspot.com/-W5Sy-VwogYI/T2DrWWXtx0I/AAAAAAAAASw/lAHREKd02YQ/s1600/novos_dados_para_confirmar+Jornal.jpg Acesso em 10/07/2012.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA http://www.noticiaemverso.com/2011/01/delegacias-brasileiras-estao-em.html Acesso em 10/07/2012. http://letras.mus.br/chico-buarque/45124/ Acesso em 10/07/2012. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   3 Superbmust /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license http://commons.wikimedia.org/wiki/File:NewspaPER.jpg 14/09/2012 7 Diego Grez / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Man_reading_Las_%C3%9Altimas_Noticias.jpg 17 New York Zoological Society / Public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monkey-typing.jpg