Plano Operativo Estadual ATENÇÃO À SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Garantia de Acesso aos Medicamentos, em nível ambulatorial, no SUS.
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica e PPI da Vigilância em Saúde
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
SISTEMA PRISIONAL PLANO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL A SAÚDE
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
OBSERVAÇÕES GERAIS Atenção às quantidades das metas !!
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Revisão da Resolução da CIB
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
Regionalização Solidária.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
I Reunião do Grupo Condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa Privada de Liberdade – PNAISP no Estado da Bahia.
Sistemas de Informação em Saúde
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Plano de Atenção à Saúde da População Prisional de Minas Gerais
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Programa Saúde da Família
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Dra. Élida Graziane Pinto Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo Pós-doutora em Administração pela EBAPE-FGV Doutora em Direito.
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Plano Operativo Estadual ATENÇÃO À SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO REVISÃO Plano Operativo Estadual ATENÇÃO À SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO ESTADO DO TOCANTINS – 2009 –

Breve Histórico MS e MJ instituíram o PNSSP – Pt. Interministerial nº. 1777, de 2003; Tocantins aderiu ao Plano Nacional no ano de 2004.

Processo de Revisão Agosto de 2007 - MS sugeriu revisão do POE; Junho de 2008 – 1ª Oficina de Revisão do POE; Criação do Grupo Técnico – GT para revisão; Realizadas várias reuniões com as Áreas afins e com o GT; Encaminhado para todos analisarem as alterações. Outubro de 2008 – 2ª Oficina – Com a Participação de Representantes do MJ, MS, Magistratura, Ministério Público, entre outros.

Equipe Revisora Adenilda Barros SECIJU – Coord. Assistência e Ressocilização Ângela Mª. Gomes SEMUS de Cariri - Secretária Antônia Emanuella Barros SECIJU - Psicóloga – UTPBG Bonfim Santana SECIJU – Super. Adm. Penitenciária e Prisional Dina de C. Pereira SEMUS de Palmas - Gerência de Atenção Básica Domingos Oliveira SESAU - Gerente Técnica de Saúde Mental Haidée Vasques SESAU - Dir. de Controle, Reg., Aval. e Auditoria Laudecy Carmo SESAU - Gerente Técnica de Saúde Prisional Linvalda Araújo SESAU - Diretora de Atenção Primária Mª. Clélia Silva SSP – Dir. Escola Serv. do Sistema Penitenciário Michelli Belinato SESAU - Enfermeira - CPP

Gestão e Gerência das Ações e Serviços 1ª VERSÃO A gerência das ações e serviços de saúde nas unidades prisionais com população carcerária superior a 100 reeducandos ficará sob responsabilidade da Gerência Técnica de Saúde Prisional da Secretaria Estadual de Saúde – Coordenação de Ações e Programas Estratégicas – Diretoria de Assistência à Saúde. REVISÃO Nas unidades prisionais com população carcerária superior a 100 reeducandos, a definição de quem ficará com a gestão e gerência das ações e serviços nas unidades de saúde deverá ser pactuada na CIB após aprovação da revisão do Plano, sendo facultado tanto as SEMUS sede das unidades prisionais quanto as Secretarias de Estado – SES ou SECIJU.

Forma de Recrutamento Contratação dos Recursos Humanos 1ª VERSÃO Os recursos humanos serão contratados segundo Port. 1.777 8.4 Competências (Secretaria de Justiça), e possíveis parceria (pactuação) com os municípios sede das Unidade Prisionais contempladas neste plano. REVISÃO Em virtude da SECIJU não ter em sua estrutura administrativa previsão legal para contratação de todos os profissionais de saúde, tais como: Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Assistentes de Saúde, fora acordado parcerias com a SESAU e SMS, sede das Unidades Prisionais contempladas neste plano, para contratação destes profissionais para compor as equipes de saúde.

Atribuições dos Profissionais 1ª VERSÃO Só estava descrita do Cirurgião Dentista e do Auxiliar de Consultório Dentário. REVISÃO Acrescentamos as atribuições dos demais profissionais de saúde: Médico, Enfermeiro, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social.

Parcerias Governamentais Previstas 1ª VERSÃO Capacitação de Recursos Humanos; SES através de programas específicos; Diretoria Geral do Sistema Penitenciário. REVISÃO MS; MJ; SES; SECIJU; SSP; SEMUS; Instituições formadoras (IES, tecnológicos, etc.); CES; COSEMS; CIB.

Parcerias Não Governamentais Previstas 1ª VERSÃO ONG’s. Conselhos da Comunidade tanto da Capital como do interior do Estado do Tocantins. REVISÃO ONG’s; Conselhos da Comunidade tanto da Capital quanto do interior do Estado; Instituições Formadoras (Instituições de Ensino Superior, tecnológicos, etc.);

Recrutamento de Agentes Promotores de Saúde 1ª VERSÃO Não havia previsão. REVISÃO De acordo com artigo 9º da Portaria Interministerial n°. 1777, nas unidades prisionais classificadas como presídios, penitenciárias ou colônias penais, as pessoas presas poderão ser selecionadas para trabalhar como Agentes Promotores de Saúde (APS). Será proposta para estes a concessão do benefício da remição de pena, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Cidadania e Justiça ao Juízo da Execução Penal.

Municípios que estavam no POE

Municípios que possuem os requisitos do PNSSP

Ações e Metas da Atenção Básica - Saúde Bucal; Saúde da Mulher; DST/HIV/AIDS; Hepatites Virais; Saúde Mental; Tuberculose; Hipertensão e Diabetes; Hanseníase; Aquisição e Controle de Medicamentos; Imunização; Exames Laboratoriais e Insumos. Saúde Mental Previsão para criação de celas em estabelecimento penal, que receberá todos os pacientes do Estado para tratamento em saúde mental durante o período de crise. Aquisição e Controle de Medicamentos A SES garantirá o fornecimento dos medicamentos padronizados conforme pactuação na CIB.

Infra-Estrutura 1ª VERSÃO REVISÃO Em relação á infra-estrutura dos estabelecimentos de saúde das unidades prisionais (segundo item 7 do Plano Nacional) Espaço Físico / Equipamentos: Município de Palmas – Anexo V Município de Araguaína – Anexo VI Município de Gurupi – Anexo VII REVISÃO Em relação á infra-estrutura dos estabelecimentos de saúde das unidades prisionais e os equipamentos mínimos dos ambulatórios deverão ser observados o disposto nos anexos A e B, constantes no PNSSP.

Organização do Sistema de Informação 1ª VERSÃO SIA/SUS; Cartão SUS; SIAB; Prontuário; Alimentação dos Sistemas de base Estadual e ou Nacional, e SINAN. REVISÃO SCNES; SIA/SUS; Cartão SUS; Prontuário; Alimentação dos Sistemas de Base Estadual e ou Nacional, e SINAN.

Co-financiamento 1ª VERSÃO REVISÃO Não havia distribuição das contrapartidas para as Secretarias de Estado, só para o MS e MJ. REVISÃO Distribuímos a contrapartida das Secretarias de Estado: Saúde, Cidadania e Justiça e Segurança Pública, bem como das SEMUS.

Avaliação e Acompanhamento 1ª VERSÃO Compete a Coordenação de Ações e Programas Estratégicos - Saúde Prisional (SESAU). REVISÃO Compete a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do POE.

Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo... Fernando Pessoa O B R I G A D A !