GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária GPROP 03 de dezembro de 2008
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A mensagem publicitária, na era da comunicação em massa, deixou de ser informativa para estimular e direcionar o consumo, por seu caráter persuasivo Por se dirigir a uma coletividade de consumidores a publicidade gera riscos sociais e pode causar danos, já que abrange os âmbitos econômico, social e cultural
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O grande volume de recursos que movimenta torna a propaganda uma forte força econômica De acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo em maio de 2007, a indústria de cervejas no Brasil fatura mais de R$ 20 bilhões por ano e gasta mais de R$ 700 milhões em publicidade
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Os consumidores são atingidos pela publicidade indistintamente, e não possuem nenhum controle direto sobre isso O poder de convencimento da publicidade atinge principalmente os mais vulneráveis
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas De acordo com pesquisa realizada em 47 países, pela Nielsen Consultoria, os brasileiros são os que mais confiam em propagandas 83% dos pesquisados disseram confiar mais em anúncios de jornais do que no boca-a-boca
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas 80% confiam em anúncios de revistas 74% confiam tanto nos anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O marketing do álcool é uma industria de ação global de altos investimentos Não está clara a relação entre investimento em propaganda e consumo, mas estudos sugerem uma relação entre a atenção dispensada a publicidade de bebidas alcoólicas e a propensão a seu consumo
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A definição de bebidas alcoólicas da Lei Nº. 9294/96 não assegura o direito constitucional de proteção ao consumidor quanto aos riscos e danos decorrentes da propaganda e publicidade de álcool A maioria dos anúncios veiculados nos meios de comunicação é de cerveja, que não é considerada bebida alcoólica de acordo com a Lei 9294/96
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, entre 2002 e 2006, aproximadamente R$ 37 milhões com tratamento de dependentes de álcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares Outros R$ ,59 foram gastos em procedimentos hospitalares de internações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no mesmo período
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A regulamentação da publicidade do álcool visa assegurar o direito à informação clara e precisa, vinculada ao direito à saúde. Tal regulamentação não fere a liberdade de expressão uma vez que a propaganda de bebidas alcoólicas deve cumprir também sua função social
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