Www.anvisa.gov.br GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
Vigilância sanitária: instrumento de proteção à vida CONGRESSO RIOPHARMA, setembro/2007 Geraldo Lucchese Consultor Legislativo – Câmara dos Deputados.
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPROP LEGISLAÇÃO DE PROPAGANDA DECRETO N.º DE SETEMBRO DE 1931.
GPROP AUDIÊNCIA PÚBLICA Proposta de Regulamento Técnico para a Propaganda de Bebidas Alcoólicas Brasília – DF 4 de dezembro de 2006.
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Acesso para VISA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
2o. Encontro dos Gerentes de Risco Sanitário do Projeto Hospitais Sentinela. UTVIG / GGSPS - Maio / 2003.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
III ENCONTRO NACIONAL DE VISA EM ALIMENTOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Saúde e Segurança no Trabalho
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Publicidade de alimentos, crianças e DCNTs
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Informações de Vigilância Sanitária na microrregião de Irecê Questões para Reflexão Abril/maio 2011.
II FORUM NACIONAL DE PATENTES E MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO BRASIL: PATENTE COMO ALAVANCA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Brasília / Maio 2010.
Faculdade de Medicina da USP
Centro de Vigilância Sanitária
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Maria José Delgado Fagundes
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Gerência de Inspeção e Certificação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos (GIMED/ GGIMP) Liberação paramétrica.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Propaganda, Promoção e Publicidade
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um sistema de informação de vigilância sanitária que capta dados de produção,
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
Projeto de Automação
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 23 de Dezembro de 2008 Desempenho do RS.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Ações da Anvisa no Controle dos Ambientes Livres do Tabaco
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Qualidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2011 Participação da RBMLQ-I na Captação de Registros de Acidentes de.
Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Módulo 6: Informações disponíveis na página da Anvisa.
I Encontro Nacional da Rede de Comunicação na Vigilância e Investigação de Surtos em Alimentos Porto Alegre Abril de 2008 Ana Figueiredo
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Infância e publicidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária
Enviando movimentações! Você deve enviar o arquivo em XML contendo as movimentações. Atenção! Você só poderá enviar os dados de movimentação se você possuir.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
CASE CLEAN TON – ANÁLISE DE MERCADO
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
Thalita Antony de Souza Lima
Montagem de Processo e Petição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Norberto Rech Diretor-Adjunto Dispensação Racional de Medicamentos: Acesso e Eqüidade PROPAGANDAUSO.
 Proceder a uma estimativa do volume de investimentos em veiculação publicitária e da participação de cada meio, no estado de Santa Catarina PRINCIPAL.
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.
Tipos de Comunicação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Transcrição da apresentação:

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária GPROP 03 de dezembro de 2008

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A mensagem publicitária, na era da comunicação em massa, deixou de ser informativa para estimular e direcionar o consumo, por seu caráter persuasivo Por se dirigir a uma coletividade de consumidores a publicidade gera riscos sociais e pode causar danos, já que abrange os âmbitos econômico, social e cultural

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O grande volume de recursos que movimenta torna a propaganda uma forte força econômica De acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo em maio de 2007, a indústria de cervejas no Brasil fatura mais de R$ 20 bilhões por ano e gasta mais de R$ 700 milhões em publicidade

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Os consumidores são atingidos pela publicidade indistintamente, e não possuem nenhum controle direto sobre isso O poder de convencimento da publicidade atinge principalmente os mais vulneráveis

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas De acordo com pesquisa realizada em 47 países, pela Nielsen Consultoria, os brasileiros são os que mais confiam em propagandas 83% dos pesquisados disseram confiar mais em anúncios de jornais do que no boca-a-boca

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas 80% confiam em anúncios de revistas 74% confiam tanto nos anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O marketing do álcool é uma industria de ação global de altos investimentos Não está clara a relação entre investimento em propaganda e consumo, mas estudos sugerem uma relação entre a atenção dispensada a publicidade de bebidas alcoólicas e a propensão a seu consumo

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A definição de bebidas alcoólicas da Lei Nº. 9294/96 não assegura o direito constitucional de proteção ao consumidor quanto aos riscos e danos decorrentes da propaganda e publicidade de álcool A maioria dos anúncios veiculados nos meios de comunicação é de cerveja, que não é considerada bebida alcoólica de acordo com a Lei 9294/96

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, entre 2002 e 2006, aproximadamente R$ 37 milhões com tratamento de dependentes de álcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares Outros R$ ,59 foram gastos em procedimentos hospitalares de internações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no mesmo período

GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas A regulamentação da publicidade do álcool visa assegurar o direito à informação clara e precisa, vinculada ao direito à saúde. Tal regulamentação não fere a liberdade de expressão uma vez que a propaganda de bebidas alcoólicas deve cumprir também sua função social

GPROP Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária GPROP GPROP SIA, Trecho 5, Área Especial 57 – Bloco B - 1º andar – Sala 02 Brasília-DF CEP: CEP: Fone: (61)