MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Referências.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Fundamentação Teórica
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Sensibilização no IF-SC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Antonia Silva Lima Azevedo
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Elaboração de Artigo Científico
SILVANA BERBEL FERNANDES
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Política Educacional Brasileira
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN MARLI BAYS DITZ MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN ARTIGO CIENTÍFICO: A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAPECÓ- SC

Objetivo Geral: INTRODUÇÃO O estudo aborda a autonomia na aprendizagem dos alunos da educação à distância. Objetivo Geral: Compreender a importância da construção da autonomia na aprendizagem dos alunos da educação à distância, levantando possibilidades para que a autonomia se desenvolva.

Objetivos específicos: Realizar uma pesquisa bibliográfica abordando os referenciais teóricos em relação à autonomia na aprendizagem dos alunos. Relacionar a história da educação à distância e o estudo autônomo; situar a relação professor aluno e a contribuição deste na autonomia da aprendizagem do aluno. Levantar as dificuldades e possibilidades para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem dos alunos.

A realização deste estudo é relevante diante das possíveis dificuldades que os alunos encontram para desenvolver a sua autonomia nas diferentes formas de aprendizagem, especialmente na educação à distância, pois se espera que este venha contribuir na prática pedagógica, enquanto tutores da Educação à distância.

METODOLOGIA Realização de uma pesquisa bibliográfica, levantando a contribuição de diferentes autores em relação ao tema. O texto será composto em 3 partes: Conceitos e reflexões, histórico da autonomia no ensino em educação à distância. Relação professor aluno e a construção da autonomia, refletindo sobre a função do professor nos diferentes enfoques pedagógicos. Dificuldades e as possibilidades para a construção da autonomia na aprendizagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AUTONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA CONCEITO “Autonomia é a faculdade de governar por si mesmo” (Aurélio) HISTÓRICO Relação entre Estudo autônomo e Educação a Distância: estudo por correspondência. Evolução tecnológica e autonomia.

2. RELAÇÃO PROFESSOR/ ALUNO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA Enfoques da relação professor/aluno: Tradicional Humanista Construtivista Sócio cultural e crítico

Paulo Freire e a autonomia Segurança Conhecimento Autoridade Competência profissional Liberdade Experiências Coerência

“...ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.”

3. AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM Concepção de que o estudo é algo enfadonho; Educação centrada no professor; Tempo: má organização, falta de metas, inversão de prioridades; Falta de comprometimento do aluno; Distanciamento entre alunos.

Possibilidades: Construir estratégias para o fortalecimento de grupos: criação de subgrupos, relacionamentos pessoais, comunidades virtuais. Construção de comunidades virtuais: fóruns, reuniões virtuais, enquetes, vídeos conferências... Leitura de livros, pesquisas teóricas e práticas para a formação de sujeitos críticos, atuantes na sociedade, desenvolvendo uma relação de autonomia na aprendizagem.

Na Educação a Distância também é relevante o papel do educador, pois presente ou não, é ele que precisa direcionar e acompanhar o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Ainda que reflexões sobre a autonomia não seja algo recente, percebe-se que ainda há muito que avançar na conquista desta prática entre professores e alunos.

CONCLUSÃO O estudo possibilitou compreender os desafios para àqueles que procuram o aperfeiçoamento, muitas vezes de uma forma autônoma. São necessárias diretrizes, metas e autodisciplina para os sujeitos que acostumados somente a uma educação síncrona, precisam fazer uso também da educação assíncrona e dos recursos tecnológicos que ela dispõe.

CONCLUSÃO O estudo possibilitou compreender os desafios para àqueles que procuram o aperfeiçoamento, muitas vezes de uma forma autônoma. São necessárias diretrizes, metas e autodisciplina para os sujeitos que acostumados somente a uma educação síncrona, precisam fazer uso também da educação assíncrona e dos recursos tecnológicos que ela dispõe.

REFERÊNCIAS CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo & ROMANOWSKI, Joana Paulin. Pesquisa e Prática Profissional – Projeto de Pesquisa.Curitiba: IBPEX. 2006. DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília, DF: Ed. Da UNB, 1999. _____. (org.) Sociedade Pós-Industrial. 2 ed. São Paulo: Editora do SENAC, 1999. FREIRE, Paulo.  Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo:. Paz e Terra, 2002. 165 páginas.

GARCIA, Paulo César. Uma nova relação professor aluno e o uso das redes eletrônicas. Disponível emhttp://www.espacoacademico.com.br MIZUKAMI, Maira. G. N. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986. PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001. ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e Profissionalização docente. Curitiba: IBPEX. 2006. SAVIANI, Dermeval. - Escola e Democracia. São Paulo: Cortez Editora, 25ª edição, 1991.