UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Bem-vindos!.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
PATENTES DE INVENÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Formação em Ciclos e Doutorados Profissionais
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Bacharelado em Sistemas de Informação
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Desafios e oportunidades do EAD
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Federal University of Santa Catarina Technology Center Florianópolis, november 2008.
Flexibilização Curricular
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
A UNIVERSIDADE EM TEMPO DE CHOQUE CULTURAL
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Formação profissional Autodesk: o modelo de gestão do Senac SP
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design.
Autoavaliação Institucional e a CPA
METODOLOGIAS ATIVAS.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Chapter 1 - The Foundations for a New Kind of Science Wolfram, Stephen. A New Kind of Science. Wolfram Media, Inc
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Empresa Junior.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
Disciplinas Optativas
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Documentos e Propostas legais
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007

Palavra do Presidente Mais do que formar para o trabalho a educação deve ser sobretudo libertadora. Um país cresce quando absorve conhecimento mas só é forte se for capaz de gerar conhecimento. Deve-se apoiar tanto pesquisa aplicada quanto pesquisa básica Presidente Lula no Congresso Nacional 1de janeiro de 2007

As Sementes da Explosão do Conhecimento Capacidade de observação Microcosmos Macrocosmos Telescópios Exploração do espaço Capacidade de calcular Computação

Um Mundo Complexo Ciências da Natureza, Matemática Modelagem Ciências Sociais, Humanidades Matemática Modelagem Simulação Representação Tecnologias INTERDISCIPLINARIDADE SISTEMAS COMPLEXOS

Colapso das Barreiras Mecânica Física Elétrica Química Civil Biologia Materiais NOVA CIÊNCIA NOVAS TECNOLOGIAS

Formação para o Futuro Revisão da estrutura de conteúdos: 100 anos de ciência Ênfase na formação básica: menor obsolescência Liberdade de trajetórias: novos perfís profissionais Eliminar barreiras: interdisciplinaridade

A Proposta da UFABC Eliminar departamentos Reorganizar o recorte do conhecimento científico Instituir disciplinas com conteúdos abertos sob a coordenação da pro-Grad. Maior liberdade na composição do currículo Admissão á Universidade

Os Centros Centro de Ciências da Natureza e Humanidades. A descoberta. Centro de Matemática, Computação e Cognição. A crítica. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. A invenção.

O Novo Recorte Estrutura da Matéria Energia Processos de Transformação Informação e Comunicação Representação e Simulação Humanidades

Uma Experiência Bem Sucedida Base Experimental das Ciências Naturais Essencialmente Experimental: mão na massa Disciplina do primeiro trimestre: exige criatividade e dedicação Apresentação de poster num simpósio de fim de curso: interação com a sociedade e exercício de exposição

Formação Básica Cerca de 35% dos créditos obrigatórios Cerca de 30% dos créditos selecionados dentre as disciplinas BCT (Conteúdo dinâmico) Cerca de 35% livres

Exemplos de Disciplinas do BCT (sob coordenação da Pro-Grad) Dinâmica de sistemas complexos; Estados limite de sistemas naturais; Lógica, cognição e computação; Filosofia da Ciência; Modelagem de Sistemas; Introdução à Teoria dos Jogos; Teoria dos Jogos e Evolução; Filosofia da Religião. Princípios de Mecânica Quantica. Biologia da Célula. Introdução à Genética.

As Trajetórias

Acadêmico versus Profissional Os Cursos Ciências da Natureza Matemática Computação Engenharias Engenharia de Materiais Engenharia de Gestão Engenharia de Instrumentação, Automação e Controle Bioengenharia Engenharia Ambiental -Engenharia Urbana Engenharia de Sistemas de Informação Engenharia de Telecomunicação e Tele-processamento. Engenharia de Energia Engenharia Aero-espacial Acadêmico versus Profissional

Mobilidade de Estudantes e Professores Intercâmbio de Estudantes: Graduação e Pós-graduação Intercâmbio de Professores: Universidades e Empresas Professores Conferencistas nos temas profissionais

Educar Estimular a criatividade – Mais estudo e menos aula – Pensar Conquistar auto-confiança – Ousar e reduzir a aversão ao risco Tomar decisões e ter iniciativas – Menos queixas e mais soluções

INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS Em Construção Docentes 106 todos doutores Funcionários técnicos e administrativos Alunos 1000 alunos Infra-estrutura Espaço físico Equipamentos INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS

Missão Regional versus Universal Ensino- Para o trabalho e conquista da liberdade Pesquisa- Básica e aplicada sempre original Extensão- Para abrir as portas do mundo da inteligência – Ciência e Arte Regional versus Universal

Avaliação Institucional Política Acadêmica. Perfil acadêmico do quadro docente: áreas e titulação Política de qualificação docente e carreira Contribuição ao ensino: Textos didáticos. Presença de ex-alunos em posições de liderança na academia, no meio empresarial, no meio artístico, na administração pública. Prêmios obtidos por alunos e professores na área de ensino. Programa de iniciação científica. Contribuição ao avanço e divulgação do conhecimento. Publicações em periódicos selecionados. (Editados por Associações Científicas) Citações. Projetos aprovados por instituições de fomento à pesquisa. Contribuição à solução de problemas críticos da sociedade. Resultados de contratos com empresas e órgãos de administração pública Patentes e inovações tecnológicas Divulgação científica e artística Reconhecimento da comunidade acadêmica nas suas várias vertentes Bolsistas de produtividade do CNPq. Membros de Academias e membros distintos de Associações Científicas reconhecidas. Prêmios e distinções referentes à atuação acadêmica.

Alguns Nós Legislação Autonomia Administrativa e Financeira Desvalorização de outras missões do Ensino Superior Universidade, Elitismo, Inclusão e Avaliação. TCU, CGU e futuros “XX”U A Torre de Marfim e a Extensão

Harvard University Report of the Task Force on General Education May 2007

Harvard General Education (May 2007) A Harvard education is a liberal education—that is, an education conducted in a spirit of free inquiry undertaken without concern for topical relevance or vocational utility. This kind of learning is not only one of the enrichments of existence; it is one of the achievements of civilization.

Harvard General Education (May 2007) Subject Area Descriptions 1. Aesthetic and Interpretive Understanding 2. Culture and Belief 3. Empirical Reasoning 4. Ethical Reasoning 5. Science of Living Systems 6. Science of the Physical Universe 7. Societies of the World 8. The United States in the World

Harvard General Education (May 2007) We have therefore made an effort not to map these eight subject areas onto departments. We expect that some general education courses will involve collaborative teaching by faculty from different departments or even different divisions and Schools; other courses may be taught from a single disciplinary perspective.

Harvard General Education (May 2007) … appoint a separate committee to administer a regular five-year review of all general education requirements and offerings, including the definition of the subject areas and the criteria for courses offered in those areas.

Universidade da California Merced - Missão The university UC Merced’s unique mission is as a student-centered research university. The campus opened Sept. 5, 2005, alongside Lake Yosemite, and is the first new American research university in the 21st century.

UC Merced Os Centros, Profs&Estudantes Three schools, The School of Engineering, The School of Natural Sciences and The School of Social Sciences, Humanities and Arts, an ever-expanding list of majors, minors and and graduate programs, more than 80 full-time faculty members and dozens of lecturers. The student body numbers more than 1,200 (as of January 2007)

UC Merced Ênfases na pós-graduação Applied Mathematics Atomic and Molecular Science and Engineering Computer and Information Systems Environmental Systems Quantitative and Biology Systems Social and Cognition Sciences

UC Merced Tempo para projetar Founding Chancellor Carol Tomlinson-Keasey has returned to teaching after seven years working to open UC Merced, and in January 2007, the UC Board of Regents appointed UC Santa Cruz engineering dean Sung-Mo "Steve" Kang as chancellor. He took office March 1, 2007.

E. SHRODINGER A propósito da interdisciplinaridade “ Eu não consigo ver escapatória desse dilema (exceto se o nosso verdadeiro objetivo seja perdido para sempre) a não ser que alguns de nós nos aventuremos a embarcar na síntese de fatos e teorias, a despeito do conhecimento incompleto e de segunda mão de alguns deles, e com o risco de passarmos por tolos.”