NFS-e : EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica
NF-e - DANFE ANDERSON Y. SHIMIZU CLAUDIOMIRO C. LOPES JULIANA KLOCK
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
NFS-e : Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará
“O início da reforma tributária” Ministro Guido Mantega
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Aplicações de Certificados Digitais
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
Nota fiscal eletrônica de serviço
PROJETO.
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Impacto no Atendimento ao Contribuinte
Principais Tecnologias – NF-e
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
EVOLUÇÃO Emenda constitucional 42/2003 – alteração art. 37 da CF
NFS-e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) de Compra
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
MUNICÍPIO DE CHAPECÓ ORIENTAÇÕES BÁSICAS
Cofis/RFB.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Obrigações Acessórias Eletrônicas
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Coordenação de Implantação:
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
SOLUÇÃO DE SOFTWARE TTI NF-e.
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica – NF-e
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
procedimentos OPERACIONAIS DO CADASTRO COMPARTILHADO
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRONICA
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
PROJETO Edgar do Carmo Ferreira Secretaria de Finanças.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Na era do fisco eletrônico, da onipresença, onde inúmeras e impensáveis regras de controle e acompanhamento.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Transcrição da apresentação:

NFS-e : EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 42 DE 19/12/2003 ART. 37 – CF/88 (…) XXII – AS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS,(...) ATUARÃO DE FORMA INTEGRADA, INCLUSIVE COM O COMPARTILHAMENTO DE CADASTROS E DE INFORMAÇÕES FISCAIS, NA FORMA DA LEI OU CONVÊNIO. A PARTIR DA EC Nº 42/03 AS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS DAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO, REALIZARAM ENCONTROS NACIONAIS COM O OBJETIVO DE BUSCAREM SOLUÇÕES CONJUNTAS QUE PROMOVESSEM: MAIOR INTEGRAÇÃO ADMINISTRATIVA; PADRONIZAÇÃO E MELHOR QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES; RACIONALIZAÇÃO DE CUSTOS; MAIOR EFICÁCIA DA FISCALIZAÇÃO; MAIOR POSSIBILIDADE DE INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES FISCAIS E UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS.

NFS-e : EVOLUÇÃO HISTÓRICA NESSES ENCONTROS FORAM ASSINADOS OS PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO, ONDE AS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS SE COMPROMETERAM A CRIAR MECANISMOS PARA A IMPLANTAÇÃO DOS SEGUINTES PRODUTOS/PROJETOS: CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL SPED: (ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL DIGITAL, NF-e, NFS-e, NF-e CONJUGADA) CNAE FISCAL SEFIN VIRTUAL EDUCAÇÃO FISCAL

PROJETO SPED - NFS-e: OBJETIVO O SUBPROJETO DA NFS-E FAZ PARTE DO PROJETO SPED E TEM POR OBJETIVO A IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO PADRÃO NACIONAL DE DOCUMENTO FISCAL ELETRÔNICO DE REGISTRO DOS FATOS SUJEITOS AO ISSQN, QUE SUBSTITUA OS ATUAIS DOCUMENTOS IMPRESSOS GRAFICAMENTE EM PAPEL MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

NFS-e: DEFINIÇÃO DAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS, GERADO E ARMAZENADO DOCUMENTO FISCAL, UTILIZADO PARA O REGISTRO DAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS, GERADO E ARMAZENADO ELETRONICAMENTE EM SISTEMA PRÓPRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ.

NFS-e: INSTITUIÇÃO AMBIENTE NACIONAL PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENAT Nº 01/2006-III ENAT: OS MUNICÍPIOS, REPRESENTADOS PELA ABRASF SE COMPROMETEM A COORDENAR O DESENVOLVIMENTO E A IMPLANTAÇÃO DA NFS-e. AMBIENTE MUNICIPAL DECRETO 4.471 DE 05/09/2006 – INSTITUIÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DIGITAL – SÉRIE D DECRETO 4.782 DE 15/04/2009 e DECRETO 4.816 de 30/07/2009 – INSTITUIÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA - NFS-e

NFS-e : CUIABÁ A NFS-e DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ SEGUE O MODELO CONCEITUAL NACIONAL DEFINIDO NO SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. A EMISSÃO DA NFS-e É RESPONSABILIDADE DO CONTRIBUINTE QUE DEVERÁ DOCUMENTAR SUAS OPERAÇÕES VIA PROCESSAMENTO CONTROLADO PELO MUNICÍPIO. A VALIDADE JURÍDICA DA NFS-e PODERÁ SER GARANTIDA ATRAVÉS DE CERTIFICADO DIGITAL OU SENHA WEB.

NFS-e: BENEFÍCIOS | PERSPECTIVA DE CUSTO REDUÇÃO DE CUSTOS DE: IMPRESSÃO AQUISIÇÃO DE PAPEL ENVIO DE DOCUMENTO FISCAL ARMAZENAGEM DE DOCUMENTO FISCAL

NFS-e: BENEFÍCIOS - PERSPECTIVA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - AMPLIAÇÃO DA BASE DE CONTRIBUINTES CRUZAMENTO ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES APRIMORAMENTO DOS CONTROLES FISCAIS E POR CONSEQUÊNCIA AUMENTO DA EFICÁCIA DA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA BASE PARA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

NFS-e: BENEFÍCIOS - PERSPECTIVA DO CONTRIBUINTE - POSSIBILIDADE DE EMISSÃO DA NOTA PELA INTERNET DE QUALQUER LUGAR; POSSIBILIDADE DE ENVIO DA NOTA POR E-MAIL PARA O TOMADOR DO SERVIÇO; AGILIDADE NO PROCESSO DE EMISSÃO E ENVIO DO DOCUMENTO FISCAL; POSSIBILIDADE DE CONSULTAS E REIMPRESSÃO DAS NOTAS FISCAIS.

NFS-e: BENEFÍCIOS - PERSPECTIVA TÉCNICA - POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE EMISSÃO DE NOTAS DO CONTRIBUINTE COM O SISTEMA DE NOTAS ELETRÔNICAS DO MUNICÍPIO ATRAVÉS DO WEBSERVICE; DISPONIBILIDADE DE CONSULTA PÚBLICA DE VERIFICAÇÃO DE VALIDADE E AUTENTICIDADE DAS NOTAS ELETRÔNICAS EMITIDAS; PLANO DE CONTINGÊNCIA ATRAVÉS DE EMISSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS EM CASO DE INDISPONIBILIDADE DO SISTEMA DE NOTAS ELETRÔNICAS; REDUÇÃO DE ERROS DE ESCRITURAÇÃO DEVIDO A ERROS DE DIGITAÇÃO DE NOTAS FISCAIS.

NFS-e: BENEFÍCIOS - PERSPECTIVA DOS CONTADORES - FACILITA E SIMPLIFICA A ESCRITURAÇÃO FISCAL. SIMPLIFICAÇÃO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS: - DISPENSA DA ENTREGA DAS 2ªS VIAS DAS NOTAS - DISPENSA DA ENTREGA DA DES-PRESTADOS REDUZ A NECESSIDADE DO DESLOCAMENTO ATÉ À PREFEITURA/CENTRAL DE ARRECADAÇÃO ISS GERA OPORTUNIDADES DE SERVIÇOS E CONSULTORIA LIGADOS À NOTA ELETRÔNICA.

NFS-e: BENEFÍCIOS - PERSPECTIVA SOCIAL - REDUÇÃO DO CONSUMO DE PAPEL, COM IMPACTO POSITIVO NO MEIO AMBIENTE. INCENTIVO AO COMÉRCIO ELETRÔNICO E AO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS. SURGIMENTO DE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS E EMPREGOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LIGADOS À NOTA FISCAL ELETRÔNICA. ACESSO FACILITADO À CONSULTA DE REGULARIDADE DE DOCUMENTOS FISCAIS.

CRITÉRIOS PARA EMISSÃO DA NFS-e SER PRESTADOR DE SERVIÇO; ESTAR INSCRITO NO CADASTRO MOBILIÁRIO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ; ESTAR DEVIDAMENTE CREDENCIADO E AUTORIZADO A EMITIR A NFS-e.

NFS-e: EMISSÃO OBRIGATÓRIA PRESTADORES QUE AUFERIRAM NOS ÚLTIMOS 12 MESES RECEITA BRUTA IGUAL OU SUPERIOR A a 240.000/ANO ou 20.000/MÊS; PRESTADORES DE SERVIÇOS, AINDA QUE ENQUADRADOS NO SIMPLES NACIONAL, QUE EXERCEM ATIVIDADES DOS ITENS 1, 2, 3.02, 4, 5, 7.02, 7.03, 7.05, 7.17, 7.20, 8, 11.02, 17.01, 17.04, 17.05, 17.06, 17.11, 17.16, 17.20 e 25 da LISTA DE SERVIÇOS DA LEI COMPLEMENTAR LC 043/97-CTM.

NFS-e: INÍCIO/TÉRMINO DA EMISSÃO INÍCIO DA OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO: A PARTIR DO DIA 01/09/2009 FIM DA OBRIGATORIEDADE: NÃO HÁ PREVISÃO. UMA VEZ ENQUADRADO, POR OPÇÃO OU OBRIGATORIEDADE, NÃO PODE VOLTAR A EMITIR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO MODELO PADRONIZADO.

NFS-e: PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO OBRIGATÓRIA SERÁ ENCAMINHADA NOTIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO PARA UTILIZAÇÃO COMPULSÓRIA DA NFS-E AOS CONTRIBUINTES OBRIGADOS À EMISSÃO; SERÁ DISPONIBILIZADO NO ISS.NET O FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO; OS CONTRIBUINTES QUE NÃO ATENDEREM À CONVOCAÇÃO, SERÃO AUTUADOS PELO DESCUMPRIMENTO DA NOTIFICAÇÃO E TERÃO O ACESSO AO ISS.NET BLOQUEADO.

NFS-e: CREDENCIAMENTO DISPONIBILIZAÇÃO NO SISTEMA ISS.net DE FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO/RECADASTRAMENTO, QUE DEVERÁ SER PREENCHIDO, IMPRESSO, ASSINADO E ENTREGUE NA CENTRAL DE ARRECADAÇÃO DO ISSQN, COM A JUNTADA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: CONTRATO SOCIAL CONSOLIDADO; DOCUMENTOS PESSOAIS DO(S) SÓCIOS(S) PROPRIETÁRIO(S) COMPROVANTE DE ENDEREÇO DA EMPRESA

NFS-e: AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO O FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO/RECADASTRAMENTO JUNTAMENTE COM A DOCUMENTAÇÃO ANEXADA SERÁ REPASSADO À FISCALIZAÇÃO, QUE PROCEDERÁ ANÁLISE PARA DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO: DEFERIMENTO - ATUALIZAÇÃO DOS DADOS E AUTORIZAÇÃO/HABILITAÇÃO PARA EMISSÃO DA NFS-e. INDEFERIMENTO – EM CASO DE INCONSISTÊNCIA CADASTRAL OU DOCUMENTAL, DEVENDO O CONTRIBUINTE PROCEDER A REGULARIZAÇÃO APONTADA ATÉ O DIA 31/08/2009.

NFS-e: EMISSÃO APÓS DEVIDAMENTE AUTORIZADO, DEVERÁ O CONTRIBUINTE: UTILIZAR SOMENTE A NFS-e PARA O REGISTRO DE SUAS OPERAÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS; ATÉ O DIA 31/08/2009, UTILIZAR A NOTA FISCAL MODELO PADRONIZADO, EM CASO DE CONTINGÊNCIA; APÓS O DIA 01/09/2009 E ATÉ NO MÁXIMO O DIA 10/09/2009, PROMOVER A ENTREGA DE TODAS AS NOTAS FISCAIS MODELO PADRONIZADO EM SEU PODER; APÓS O DIA 01/09/2009, UTILIZAR EM CASO DE CONTINGÊNCIA, O RPS-RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

NFS-e: COMO FUNCIONA O CONTRATANTE DO SERVIÇO SOLICITA A EMISSÃO DA NFS-e. O PRESTADOR DO SERVIÇO: ACESSA O SISTEMA ISS.NET (CERTIFICADO DIGITAL OU SENHA WEB) GERA A NFS-e ON LINE IMPRIME OU ENVIA POR E-MAIL A NFS-e GERADA, A CRITÉRIO DO CONTRATANTE DO SERVIÇO, ou SEM ACESSAR O SISTEMA, EMITE O RPS E EFETUA A POSTERIORI A CONVERSÃO DO RPS EM NFS-e

RPS: RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS DEFINIÇÃO O RPS É O DOCUMENTO QUE PODERÁ SER USADO PELOS EMITENTES DA NFS-e NO CASO DE EVENTUAL IMPEDIMENTO DA EMISSÃO “ON LINE” DA NFS-e.

RPS: RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS CARACTERÍSTICAS DEVERÁ SER CONVERTIDO EM NFS-e EM ATÉ 10 DIAS DA EMISSÃO; SOMENTE PODERÁ SER CONFECCIONADO POR GRÁFICA DEVIDAMENTE AUTORIZADA PELA SMF/CISS, CONFORME MODELO DEFINIDO PELO MUNICÍPIO; NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO PARA CONFECÇÃO, ATRAVÉS DE SOLICITAÇÃO DE AIDF VIA SISTEMA ISS.NET; A NÃO SUBSTITUIÇÃO DO RPS PELA NFS-e EQUIPARA-SE À NÃO EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

VISÃO GERAL ANTES DA NFS-e 1.CONTRIBUINTE/CONTADOR: SOLICITA IMPRESSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS (SEDOFIS) VIA WEB; 2.PMC/CISS: AUTORIZA OU NÃO A SOLICITAÇÃO DAS NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS; 3.CONTRIBUINTE/CONTADOR: DIRIGE-SE ATÉ A PMC/CISS PARA A RETIRADA DAS NOTAS FISCAIS IMPRESSAS; 4.CONTRIBUINTE: EMITE AS NOTAS FISCAIS AOS CLIENTES 5.CONTRIBUINTE/CONTADOR: REALIZA A EMISSÃO DA DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS PRESTADOS 6.CONTRIBUINTE/CONTADOR: DIRIGE-SE ATÉ A PMC/CISS PARA A ENTREGA DAS 2ªs VIAS DAS NOTAS FISCAIS EMITIDAS E DECLARADAS

VISÃO GERAL APÓS A NFS-e 1.CONTRIBUINTE: REALIZA O CREDENCIAMENTO PARA EMISSÃO DA NFS-e; 2.PMC/CISS: AUTORIZA OU NÃO O CREDENCIAMENTO; 3.CONTRIBUINTE/AUTORIZADOS: UMA VEZ AUTORIZADO À EMISSÃO DA NFS-e, DEVOLVE AS NOTAS FISCAIS PADRONIZADAS EM SEU PODER E, DE FORMA ON LINE, EMITE AS NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS, ALIMENTANDO AUTOMATICAMENTE A DES.

NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ MODELO PADRONIZADO SÉRIES 2 e 3 MODELO ELETRÔNICO: NFS-e NFSA-e

ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO: NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS PADRONIZADAS PRAZO DE VALIDADE ALTERADO PARA 6(SEIS) MESES. MODELOS: EXTINÇÃO DA SÉRIE 4, PERMANÊNCIA SOMENTE DAS SÉRIES 2 E 3. AUTORIZAÇÃO PARA TERCEIROS DEVERÁ SER REALIZADA PELO PRÓPRIO CONTRIBUINTE ATRAVÉS DE APLICATIVO DO ISS.NET

ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO - NOTAS SÉRIES MISTAS - OS CONTRIBUINTES QUE EXERCEREM ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONJUGADA COM ATIVIDADES COMERCIAIS OU INDUSTRIAIS, DEVERÃO UTILIZAR UMA DAS SEGUINTES NOTAS FISCAIS: NFS MODELO PADRONIZADO SÉRIES 2 e 3; NFS-e, NOTAS SÉRIES MISTAS EM REGIME ESPECIAL OBS: EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO JUNTO À SEFAZ/MT: NF-e CONJUGADA COM O ESTADO, PARA O REGISTRO ELETRÔNICO, EM UM ÚNICO DOCUMENTO FISCAL DAS ATIVIDADES MISTAS.

NFS-e: CUIABÁ ESQUEMA DE EMISSÃO AO CONTRATAR UM SERVIÇO DEVERÁ O TOMADOR: SOLICITAR A EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e); INFORMAR AO PRESTADOR DE SERVIÇOS O SEU CPF OU CNPJ; INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO, PARA O QUAL SERÁ ENVIADA A MENSAGEM COM OS DADOS DA NFS-E GERADA; REALIZAR A VALIDAÇÃO DA NFS-E PARA GARANTIR QUE OS DADOS INFORMADOS PELO PRESTADOR DO SERVIÇO REFEREM-SE REALMENTE AO SERVIÇO PRESTADO.

NFS-e - TREINAMENTO PERÍODO: TODA QUARTA E SEXTA NO DECORRER DO MÊS DE AGOSTO/2009 LOCAL: CENTRAL DE ARRECADAÇÃO DO ISSQN VAGAS LIMITADAS A 40 PESSOAS INSCRIÇÕES: FONE: 3314 5600