Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ofícios Circulares Dimel
Advertisements

Assembleia Setorial do ASMETRO-SN/Mobilização
Princípios de Organização Unidade IV
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
“Uma Ferramenta Estratégica
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
Dezembro 2011.
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
Relatório da Ação Governamental RAG
GT-DESTINAÇÃO Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec GT-DESTINAÇÃO PRODUTOS APREENDIDOS PELA RBMLQ-I.
Estrutura e Modelo de Gestão
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso SEFAZ
Marcelo Castilho de Freitas
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Formação Técnica em Administração de Empresas
Sistemas de Informação para processos produtivos
Cartão BNDES Rio de Janeiro, 05 de julho de 2011.
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Teste de Software Conceitos iniciais.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA PLENÁRIA REDE BRASILEIRA DE METROLOGIA LEGAL,
TANQUE COMUNITÁRIO.
Plenária RBMLQ-I 2º Ciclo 2012 – Campo Grande/MS Marcio Paiva Coordenador Substituto - Cored Capacitação RBMLQ-I.
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Camila Barros Nogueira
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
Índice de Conformidade dos Serviços Delegados
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
1 CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO (MARQUE COM UM “X”): CONFIDENCIAL RESTRITACONFIDENCIALUSO INTERNOPÚBLICO x 23 de Janeiro de 2013 Workshop 8 NGA – Novo Sistema.
Administração e Organização Industrial
Política Nacional do Meio Ambiente
Instrutor: Objetivos:.
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Vista e Cópia Eletrônicas. Portaria nº 138/2009 “Art. 3º A concessão de vista e cópia de autos de controle externo será realizada em meio eletrônico quando.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Compras Governamentais 07 de dezembro de 2011.
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
ISO 9000.
Nascida em 2005, a TIMI atua no desenvolvimento de soluções que otimizam processos de manutenção industrial das empresas.
Conselhos Seccionais Os Conselhos Seccionais, dotados de personalidade jurídica própria, têm jurisdição sobre os respectivos territórios dos Estados-membros.
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos Temas sugeridos pela RBMLQ-I.
Trabalhando por você!. Somos um grupo de gestão e desenvolvimento de Tecnologia da Informação especializado em prover aplicações práticas e soluções inovadoras.
Cadeia de Valor.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Norte.
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Centro-oeste.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Requisitos Legais e Outros Requisitos
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Treinamento - Portaria 246 Inmetro
Aquisição de Recursos Materiais
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos Balanças de Alta Capacidade Plenária – 2 ° Ciclo Novembro de.
APLICAÇÃO DO MODELO DE TARIFA BÁSICA OPERACIONAL – TBO ESTUDO DE CASO DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Solventes de Petróleo.
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Consultoria-Geral da União.
Título do evento Maria Aparecida Martinelli Pesquisadora Tecnologista INMETRO 28/10/2015 AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE.
Projeto de Lei nº 338/2015 Disciplina a oferta de peças e componentes de veículo automotor de via terrestre ao consumidor Audiência Pública Ministério.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas ARQUEAÇÃO DE TANQUES Projeto e Realidade do Regulamento Técnico Metrológico

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas A Realidade da Arqueação de Tanques no Estado do Amazonas

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Tanques Cilíndricos O gráfico abaixo demonstra a Evolução da Receita do Serviço de Arqueação em Tanque Cilíndrico no período de 2007 a 2010 no Estado do Amazonas, sem nenhuma regulamentação metrológica. Em 2009 a receita alcançou a cifra de R$ ,00.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Tanques Cilíndricos O gráfico abaixo demonstra a Projeção Anual da Receita do Serviço de Arqueação em Tanque Cilíndrico no Estado do Amazonas. Considerando somente os códigos 322, 323 e 341, e com a possibilidade de APROVAÇÃO da regulamentação metrológica, podemos dobrar o valor da receita realizada em 2009.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Tanques de Embarcações O gráfico abaixo demonstra a Projeção Anual da Receita do Serviço de Arqueação em Embarcações no Estado do Amazonas que transportam produtos derivados de petróleo. Considerando somente o código 358 (Capacidade de litros), e com a possibilidade de APROVAÇÃO da regulamentação metrológica, podemos alcançar uma receita superior a R$ ,00.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Objetivo - Tornar eficiente e eficaz a atividade de Arqueação de Tanques; - Unificar a metodologia de cálculo da determinação do volume nas Arqueações de Tanques, executada pelos Órgãos Delegados Estaduais.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Justificativa Com o aumento da demanda nos serviços de arqueação de tanques nos diversos Estados da Federação, o atendimento por parte do INMETRO a essas solicitações torna-se cada dia mais difícil, vindo a impactar diretamente na satisfação do cliente. Ademais, um número significativo de servidores do INMETRO que desempenham esta atividade está prestes a se aposentar, o que leva a possibilidade de colapso no atendimento aos serviços contratados. Considerando que alguns Órgãos Delegados já executam a atividade em destaque, com a regulamentação, atingiremos uma maior praticidade para os clientes interessados no serviço com relação à solicitação do mesmo em sua região, resultando, dessa forma, na diminuição dos custos de deslocamentos dos técnicos à localidade dos serviços contratados.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Grupo de Trabalho de Arqueação - Realizou análise do modelo mais adequado de software (SISARQ, AutoCad2008, Planilha Excel, Surfer e Solid Work) a ser adotado como padrão pelos Órgãos Delegados; - Realizou testes com os softwares; - Realizou o desenvolvimento dos elementos constantes do SISARQ; - Definiu as telas de volume adicional, as lógicas e equações para o calculo do tanque, do calculo de correção de cargas;

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Grupo de Trabalho de Arqueação - Validou uso para o módulo de tanque cilíndrico vertical; - Definiu os critérios e informações para montar a tabela volumétrica e o certificado de arqueação; - Elaborou a minuta do Regulamento Técnico Metrológico que estabelece os critérios a que devem satisfazer os tanques fixos, utilizados para armazenamento e distribuição de produtos a granel, que envolvem atividades previstas no item 8 da Resolução CONMETRO nº 11/1998.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas Fase atual das ações do GT-Arqueação O processo de validação da metodologia foi realizada para o módulo de tanque cilíndrico vertical bem como a minuta do RTM que estabelece os critérios a que devem satisfazer os tanques fixos foi apresentada, porém o processo de conclusão está paralisado face a contratação de empresa especializada à elaboração da metodologia e do software que gerasse e validasse o processo escolhido.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas OBRIGADO Ana Eunice Aleixo Diretora Presidente do IPEM/AM.