ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Acesso para VISA.
Projeto Hospitais - Sentinela
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Saúde e Segurança no Trabalho
PLANO DE GESTÃO.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
Facilitadora: Jurema Prado
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Medicamentos Genéricos e o acesso a medicamentos no Brasil
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
Ministério da Cultura.
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Panorama da Saúde no Brasil
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
SNGPC Informática Sistema Nacional de Gerenciamento
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
Tribunal de Contas da União Auditoria de Natureza Operacional Vigilância Sanitária de Medicamentos - Anvisa/MS Ministro-Relator Marcos Vinicios Vilaça.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Montagem de Processo e Petição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
Projeto Inclusão Produtiva com
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Gestão Empresarial Desafios e oportunidades do Mercado Farmacêutico. Edison Tamascia.
Transcrição da apresentação:

ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso." VALORES Conhecimento como fonte da ação Transparência Cooperação Responsabilização VISÃO Ser agente da transformação do sistema descentralizado de vigilância sanitária em uma rede, ocupando um espaço diferenciado e legitimado pela população, como reguladora e promotora do bem-estar social.

SÃO COMPETÊNCIAS DA ANVISA (ART. 7°): COMPETÊNCIAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (LEI N° 9.782, DE 1999) SÃO COMPETÊNCIAS DA ANVISA (ART. 7°):   COORDENAR O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA; ARTICULAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS LOCAIS DE ENTRADA E SAÍDA DE ENTORPECENTES, PSICOTRÓPICOS E PRECURSORES NO PAÍS, EM COLABORAÇÃO COM DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL.

Aspectos Legais e Operacionais do Comércio Nacional e Internacional SISTEMAS DE CONTROLE

SISTEMAS DE CONTROLE INTERNACIONAL SULAMERICANO NACIONAL INTERAMERICANO

Informática SISTEMAS DE CONTROLE MUNDIAL Sistema Mundial Órgão de Monitoramento – JIFE/ONU Fundamento Legal – Convenções Internacionais Fundamento Técnico – Uso exclusivo para fins médicos e científicos Ferramentas de Monitoramento – Formulários Estatísticos (NDS) Alcance da Fiscalização – Mais de 200 países MUNDIAL

Sistema Interamericano Informática SISTEMAS DE CONTROLE Sistema Interamericano Órgão de Monitoramento – CICAD/OEA Fundamento Legal – Regulamentos Modelo Fundamento Técnico – Uso exclusivo para fins médicos e científicos Ferramentas de Monitoramento – Formulários Estatísticos (MAM) Alcance da Fiscalização – 34 países INTERAMERICANO

SISTEMAS DE CONTROLE SULAMERICANO Sistema Sulamericano Órgão de Monitoramento – Grupo Ad Hoc Psicotrópicos (Mercosul) – RED (Mercosul) Fundamento Legal – Resoluções Harmonizadas Fundamento Técnico – Uso exclusivo para fins médicos e científicos Ferramentas de Monitoramento – Formulários Estatísticos Alcance da Fiscalização – 4 países e convidados SULAMERICANO

Informática SISTEMAS DE CONTROLE NACIONAL Sistema Nacional Órgão de Monitoramento – Conselho Nacional Antidrogas – CONAD – Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD – Departamento de Polícia Federal – DPF Fundamento Legal – Política Nacional Antidrogas Fundamento Técnico – Redução da Demanda – Redução da Oferta Ferramentas de Monitoramento – Estatísticas Alcance da Fiscalização – Território Nacional NACIONAL

ÓRGÃOS DE MONITORAMENTO Informática ÓRGÃOS DE MONITORAMENTO

Informática SISTEMA NACIONAL PARA CONTROLE DE DROGAS ÓRGÃOS DE MONITORAMENTO SISTEMA NACIONAL PARA CONTROLE DE DROGAS GABINETE INSTITUCIONAL CONSELHO NACIONAL ANTIDROGAS SENAD ANVISA POLÍCIA FEDERAL DRE GGMED GGPAF OUTROS

Informática SISTEMA NACIONAL SNVS Ministérios Ministérios Públicos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde CONASS CONASEMS Organismos Internacionais INCQS ANVISA SNVE LACEN VISA SINMETRO

COMPETÊNCIAS REGIMENTAIS Informática COMPETÊNCIAS REGIMENTAIS PUBLICAR AS LISTAS ELABORAR ESTATÍSTICAS FIXAR COTAS ANVISA AUTORIZAR A IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROPOR REGULAMENTOS MONITORAR O COMÉRCIO E USO Fonte: Portaria nº 211, de 24 de março de 2003

LEGISLAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO SANITÁRIA PORT. Nº 344 FUNDAMENTO “Aprovar o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial”

PROJETO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS PROPOSTA DE NOVO CONTROLE PARA O COMÉRCIO NACIONAL PROJETO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS (SNGPC)

Informática OBJETIVOS PRINCIPAIS Dinamização das Ações Sanitárias Racionalização do Controle Atender aos Acordos Internacionais Automatização do Controle Implantar o Princípio da Responsabilidade Compartilhada Facilitar a Prescrição Facilitar a Escrituração Facilitar o acesso ao Medicamento

Informática BENEFÍCIOS DO PROJETO Governo Setor Regulado Sociedade Racionalizar os processos de fiscalização Habilitar a rastreabilidade total de substâncias e medicamentos Fomentar informações para as ações de políticas de saúde Reduzir o retorno do paciente ao prescritor Inibir a falsificação de produtos controlados Desburocratização na emissão das receitas Desburocratização da escrituração Substituição de trabalho manual por automatizado Implantação da responsabilidade compartilhada Facilitar o acesso ao produto controlado Flexibilização no uso das receitas Coibir o uso indevido, indiscriminado e abusivo de produtos controlados Inibir a distribuição de medicamentos falsificados no mercado

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GABINETE DO DIRETOR VICTOR HUGO C. TRAVASSOS DA ROSA divht@anvisa.gov.br Endereço: SEPN 515, Bl.B - Edifício Ômega Cidade: Brasília -DF CEP 70770-502 Tel: (61) 448 1468