Psicologia do Desenvolvimento Profª Ana Elisa S. B. de Carvalho
Compreender criança e adolescente. DESENVOLVIMENTO Abordagem psicologia. Compreender criança e adolescente. Explorar as mudanças psicológicas. sofridas no decorrer do tempo.
Até século XIX – miniaturas de adultos. O que é uma criança? Até século XIX – miniaturas de adultos. Cuidados especiais somente ao nascer.
Século XVII – Igreja percebe inadequação da mistura crianças X adultos. Surgimento escolas: conteúdo moral e religioso.
Ascensão burguesia. Crítica clero e nobreza.
Importância da educação das crianças para o progresso da sociedade.
Iluminismo: racionalismo e despotismo esclarecido. Classes: burguesia X proletariado.
Romantismo: quebra das estruturas rígidas modelo clássico. Populariza, sai muralhas corte, nova bandeira da burguesia.
Século XIX: 2ª fase Rev. Industrial. Freud: ousadia (sexualidade infantil)
Século XX – estudos da psicologia. Objetivo: descrever os comportamentos típicos de cada faixa etária.
Alfred Binet: estudo funções mentais superiores (memória, atenção, compreensão) mediante provas inspiradas cotidiano.
Objetivo: descobrir crianças com nível intelectual insuficiente que não pudessem aproveitar o ensino primário normal.
Arnold Gesell: análise cpto crianças através filmagem Objetivo: estabelecimento de um desenvolvimento intelectual por etapas, semelhante ao seu desenvolvimento físico.
Freud: importância relação pais X filhos.
Psicologia Desenvolvimento Observar e descrever fenômenos (choro, agressão, linguagem, percepção). Explicar mecanismos internos que levam a determinados, cptos. Explicar o processo de desenvolvimento PDD.