Psicologia do Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO DOCENTE
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Psicologia e práticas educativas.
PSICOLOGIA.
Estratificação social
O Romance Experimental
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Introdução à Sociologia
Filosofia Contemporânea
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
Psicologia da Aprendizagem
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
EDUCAÇÃO RELIGIOSA 25 De março de 2013.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Didática: organização do trabalho pedagógico
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Resultados POC – PRODEL
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Teatro Linha do tempo.
Educação Sexual na Adolescência
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA
Profª. Taís Linassi Ruwer
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Departamento De Pediatria Disciplina: Pediatria – Estágio MED
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Augusto Comte e o Positivismo
FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Histórias de crianças e infâncias
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Renascimento século XIII - Itália
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
A divisão do trabalho social
Reprodução Humana.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Educação no Renascimento
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Transcrição da apresentação:

Psicologia do Desenvolvimento Profª Ana Elisa S. B. de Carvalho

Compreender criança e adolescente. DESENVOLVIMENTO Abordagem psicologia. Compreender criança e adolescente. Explorar as mudanças psicológicas. sofridas no decorrer do tempo.

Até século XIX – miniaturas de adultos. O que é uma criança? Até século XIX – miniaturas de adultos. Cuidados especiais somente ao nascer.

Século XVII – Igreja percebe inadequação da mistura crianças X adultos. Surgimento escolas: conteúdo moral e religioso.

Ascensão burguesia. Crítica clero e nobreza.

Importância da educação das crianças para o progresso da sociedade.

Iluminismo: racionalismo e despotismo esclarecido. Classes: burguesia X proletariado.

Romantismo: quebra das estruturas rígidas modelo clássico. Populariza, sai muralhas corte, nova bandeira da burguesia.

Século XIX: 2ª fase Rev. Industrial. Freud: ousadia (sexualidade infantil)

Século XX – estudos da psicologia. Objetivo: descrever os comportamentos típicos de cada faixa etária.

Alfred Binet: estudo funções mentais superiores (memória, atenção, compreensão) mediante provas inspiradas cotidiano.

Objetivo: descobrir crianças com nível intelectual insuficiente que não pudessem aproveitar o ensino primário normal.

Arnold Gesell: análise cpto crianças através filmagem Objetivo: estabelecimento de um desenvolvimento intelectual por etapas, semelhante ao seu desenvolvimento físico.

Freud: importância relação pais X filhos.

Psicologia Desenvolvimento Observar e descrever fenômenos (choro, agressão, linguagem, percepção). Explicar mecanismos internos que levam a determinados, cptos. Explicar o processo de desenvolvimento PDD.