FARMÁCIA CIDADÃ Os desafios para uma Assistência Farmacêutica Integral Maceió, 16 de Maio de 2008 C O N E D E S Conselho Estadual de Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Garantia de Acesso aos Medicamentos, em nível ambulatorial, no SUS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Modelo Assistencial Brasileiro
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
SEMINÁRIO PARA GERENTES DE SAÚDE DAS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Junho de 2003 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Diretoria.
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Assistência Farmacêutica
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
ÁREA TECNICA DE HIPERTENSÃO E DIABETES
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Política Nacional de Humanização
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Ministério da Cultura.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA AUXILIADORA ZANIN
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Transcrição da apresentação:

FARMÁCIA CIDADÃ Os desafios para uma Assistência Farmacêutica Integral Maceió, 16 de Maio de 2008 C O N E D E S Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social Superintendência de Atenção à Saúde- SAS Diretoria de Assistência Farmacêutica – DAF

DESAFIO Institucionalizar a assistência farmacêutica, onde a ampliação do acesso ao medicamento estivesse atrelado ao seu uso racional e a melhoria da qualidade da gestão; Transformar a Assistência Farmacêutica em um programa de Estado e não apenas de Governo.

Ciclo da Assistência Farmacêutica Gerenciamento Financiamento Recursos Humanos Sistema de Informações Controle e Avaliação Seleção Utilização: Prescrição, Dispensação e uso Distribuição Armazenamento Programação Aquisição Princípio básico e norteador para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica. Marin, Nelly; Luiza, Vera Lucia; Osório-de-Castro, Cláudia G. Serpa; Machado-dos-Santos, Silvio (org). Assistência Farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003. Planejar é preciso.

O Problema 2 bilhões de pessoas no mundo sem acesso a medicamentos essenciais. Em Alagoas 2,9 milhões de Pessoas(96,5%) dependem direta ou indiretamente do SUS; Alagoas possui uma das menores promoções ao acesso e à garantia na dispensação de medicamentos do país- 2000-2003; Nunca dispôs de Plano de Assistência Farmacêutica como um dos capítulo do Plano Estadual de Saúde; 25-70% do gasto em saúde nos países em desenvolvimento corresponde a medicamentos, comparado com menos de 15% nos países desenvolvidos. OMS, 2004 e DATASUS-2006.

Disponibilidade dos medicamentos principais Alguns dados... Disponibilidade dos medicamentos principais Local de coleta Resultado Unidades de Saúde 73% Central de Abastecimento Farmacêutico Municipal 76% Central de Abastecimento Farmacêutico Estadual 77% MINISTÉRIO DA SAÚDE; OPAS. Avaliação da assistência farmacêutica e regulamentação de medicamentos no Brasil: estrutura, processo e resultados. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. Planejar é preciso

Contexto Tradicionalmente a Assistência Farmacêutica (AF) tem sido reduzida à aquisição e distribuição de medicamentos. Poucas vezes tem sido tratada com integralidade, garantindo a sua inserção nos Planos Municipais e Estaduais de Saúde e o uso racional de medicamentos efetivamente implantado na linha do cuidado nas Unidades do SUS. Planejar é preciso-2006 e 2007

FARMÁCIA CIDADÃ Por quê e como surgiu o Farmácia Cidadã??? Motivação: 1- Fortalecimento da Humanização dos Serviços e dos Servidores; 2- Fórum Saúde do Cidadão - Você Conhece os Seus Direitos? Obs.: Realizado em parceria com Conselho Regional de Medicina e Ministério Público Estadual em várias cidades do estado. Onde a finalidade principal é orientar a população sobre como exercer sua cidadania e como humanizar as ações de saúde em nosso estado resgatando a cidadania da nossa população.

TRABALHO EM EQUIPE Em discussões os Farmacêuticos(as) e técnicos da Diretoria chegaram a algumas conclusões: 1- Era necessário institucionalizar a A.F., com o fortalecimento da gestão em todos os seus aspectos. 2- Após várias sugestões descobrimos uma das formas de “como fazer”!!!!! Criamos um modelo descentralizado e focado no resgate da humanização tão necessária mas tão pouco aplicada no nosso dia a dia.

PRIORIDADES DO PPA 2008-2011 Cinco Grandes Prioridades para o PPA 2008-2011 Atenção Básica; Assistência de Media e Alta Complexidade; Vigilância à Saúde; Assistência Farmacêutica; Gestão e Controle Social

NORMATIZAÇÃO DO PROGRAMA Como Funcionará? 1- Edital Público de Doação(baseado no Dec. nº. nº.3.549, de 1º. de Janeiro de 2007 . e a publicidade em forma de parceria com a FAT; 2- Edital Público interno na FAT para escolha da Logomarca; 3- Definição das Etapas de Trabalho junto a SESAU, CES e COSEMS para divulgação e pactuação; 4- Trabalho junto aos municípios para fortalecimento da gestão e do planejamento a curto, médio e longo prazo(Planos de A.F.); 5- Parcerias com Faculdades e Entidades de Classe. 6- Disponibilização Gratuita do SIGHOSP e SISMED

COMO FUNCIONARÁ PARA O MUNICÍPIO?? Descentralização dos Recursos da Assistência Farmacêutica Básica direto nas Contas da AF(FNS)- PORTARIA 3.237 de 24 dez 2007: PRIMEIRA ETAPA: 1- O fortalecimento da Gestão da A.F.; 2- Compras baseadas nas realidades locais ou seja com base na epidemiologia; 3- Apoio técnico aos municípios; 4- Discussão de Modelos de Gestão dos Recursos(Consórcios e outros); 5- Ampliação do Elenco de Medicamentos para otimizar o recurso e fortalecer a resolutividade terapêutica na atenção básica; Resolução CIB Ad referendum nº01-2008. 6- Definição de apoio técnico para Comissão de Farmácia e Terapêutica Estadual(CONSELHOS E ENTIDADES); 7- Capacitação e busca pelo uso racional do medicamento

Instrumentos de Informação Site da Sesau: www.saude.al.gov.br Página da DAF: http//portal.saude.al.gov.br/daf Boletins informativos trimestrais; Reuniões a cada 4 meses dos Coordenadores da A.F. para avaliação do Plano Estadual;

COMO FUNCIONARÁ PARA O MUNICÍPIO?? Segunda Etapa: Kit- Farmácia Cidadã - Doação de Computadores e Impressoras, Condicionadores de ar e geladeiras para medicamentos Ampliação da Central de Medicamentos e FARMEX- Recursos Próprios - SESAU; Descentralização dos Medicamentos de Dispensação Excepcional; Insumos para Diabéticos(Pactuado na CIB); Convênios com a SESAU(surfactante e imun. Anti-rh); Reuniões Regionalizadas para avaliação do Farmácia Cidadã; Capacitações das áreas estratégicas(Municípios e Estado);

PACTUAÇÃO PARA INSUMOS E MEDICAMENTOS DE DIABETES MELLITUS Regulamentada pela Lei 11.347 de set./2006 e pela PT GM/MS 2583 de 10/10/2007. Insumos para Diabetes Como Funcionará: 1- Pactuação na CIB(+/- 6 milhões de reais); 2- Definição de padronização estadual de tiras reagentes de medidas de glicemia capilar e lancetas para aquisição pelo Estado através de R.P; 3- Distribuição através de calendário de acordo com programação prévia da DAF/GNCM

Convênios - SESAU Para apoio direto ao PROMATER estaremos conveniando os Hospitais do interior que implantarem UTI´s e UCI´s onde repassaremos o Surfactante(60%) para tratamento de Neonatos no interior; Proposta de Convênios com os municípios para fornecimento de Imunoglobulina Anti-Rh-D, buscando diminuir a mortalidade e futuramente de forma profilática através de protocolo clínico.

Medicamentos Excepcionais Parceria entre Estado e Município é Fundamental; Descentralização dos medicamentos mas cobrança centralizada da APAC na FARMEX; Avaliação da capacidade física e condições sanitárias adequadas serão avaliadas pela DAF e Anvisa para doação do Kit.Farmácia Cidadã ; Trabalho conjunto do Farmacêutico e da Assistência Social em todo o processo; Melhoria do elenco de Medicamentos para atenção básica e para os CAPS.

FARMEX FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS Público Atendido: - População em geral(+/- 14 mil pacientes cadastrados com 7 mil ativos); Patologias Atendidas: - Mais 50 patologias, onde temos pacientes Transplantados e Renais Crônicos, com esclerose múltipla, com Alzheimer, Parkinson, Distúrbio de Crescimento e Puberdade Precoce, Artrite Reumatóide, Hepatites virais, Doenças raras como Goucher e Fibrose Cística, Esquizofrenia, Acromegalia, Asma Grave e Acne, entre outras.

FARMEX PRODUÇÃO DE APAC´S -2007 * Em Dezembro de 2006: R$ 665.308,57 – 151.482 procedimentos. * Em Novembro de 2007: R$ 1.101.355,77 - + de 400.000 procedimentos Fonte:Data SUS Total de APAC´s 2007: 10.939.029,550 s/ Interferon Pequilado desde junho. Significa - Ampliação do Acesso na Rede

POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão; 2. Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade; 3. Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos; 4. Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS; 5. Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção; 6. Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS; 7. Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente.

Central de Medicamentos

Arquivo FARMEX Armazenagem FARMEX

FARMEX – Produção e Arquivo

Orçamento da Assistência Farmacêutica para 2008 GESTÃO, RH E ADMINISTRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA R$ 741.600,00 MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA BÁSICA R$ 5.419.100,00 MEDICAMENTOS DE SAÚDE MENTAL R$ 680.680,00 MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS R$ 48.779.984,00 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE HOSPITALAR R$ 13.800.000,00 MEDICAMENTOS ESTRATÉGICOS R$ 720.000,00 MEDICAMENTOS ESPECIAIS- JUDICIAIS R$ 5.760.000,00 OBS: Este orçamentos será ampliado devido ao Programa Avança Saúde!!!