14 de abril de 2015 2005 Secretaria de Governo Metodologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Comissão Municipal de Elaboração
GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS Fórum SC Fórum PR X07X17 Total
Agenda Territorial Estado do Tocantins
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Proposta para a realização do Fórum Online sobre metodologias de prevenção e suas novas abordagens.
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
1ª Consocial Informações Gerais.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
5ª Conferência Nacional das Cidades:
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa

By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Orçamento Participativo Osasco
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
7.000 Propostas Delegados A prox Propostas Priorizadas 85 Conselheiros 30 Fóruns de Delegados Conselho do OPDF 300 reuniões até Julho 183.
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Proposta de elaboração simultânea de Plano de desenvolvimento Local e Plano de Desenvolvimento Regional associados à indicação.
Consocial METODOLOGIA.
Controle Social.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Autogestão e reforma urbana PROJETO DIAS MELHORES 7344-BR/Bird Abril de 2010.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
Lições aprendidas e desafios A importância do Plano de comunicação para o OP Linguagem adequada Presente em toda as etapas do OP A importância dos instrumentos.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia

Estrutura da Secretaria de Governo

OP Guarulhos é bienal: anos ímpares Mobilização: os Auxiliares de Educação Popular realizam um processo de conscientização sobre o OP Guarulhos. Plenárias: elegem o tema prioritário, um conselheiro, delegação do Fórum Regional (cada 15 presente por bairro elege 1 delegado). Reunião de implantação: ocorre logo após a plenária iniciando o trabalho dos Fóruns* Encontros formativos: ministrados pelos educadores do Instituto Paulo Freire* * Ocorrem simultaneamente com as plenárias.

Anos Impares Posse: coroação do processo inicial do OP Guarulhos Reuniões com as Secretarias solicitadas pelos delegados e conselheiros Caravana de Prestação de Contas: delegados, conselheiros e técnicos da Prefeitura conhecem a cidade Reuniões entre os Fóruns e Conselho para debater da proposta do Plano de Investimentos Seminário de Investimentos entre os conselheiros do Governo e a Sociedade Civil. Avaliação da primeira etapa do processo.

Anos Pares Encontro dos Fóruns Regionais: discutir o plano de comunicação para divulgação do plano de investimentos e avaliar a primeira fase do OP Guarulhos Congresso da Cidade: avaliar as políticas públicas implantadas e diretrizes para o desenvolvimento da Cidade Caravana das Prioridades: acompanhamento da execução do Plano de Investimentos Encontros Formativos: aprofundamento dos temas observados pelos educadores durante o processo Seminário Nova Metodologia

2005 Balanço Geral

22 Plenárias realizadas 766 Delegados(as) eleitos para o Fórum Regional 22 Conselheiros(as) eleitos na plenária 22 Fóruns Regionais implantados 22 Conselheiros(as) eleitos nos Fóruns Regionais 22 Encontros de Formação Concluídos ALGUNSNÚMEROSALGUNSNÚMEROS ALGUNSNÚMEROSALGUNSNÚMEROS 2005

885 pessoas fizeram uso da palavra, sendo: 363 mulheres e 522 homens 172 candidatos(as) ao conselho, sendo: 99 homens 73 mulheres 766 delegados(as) eleitos para o os Fóruns Regionais: 457 homens e 309 mulheres ALGUNSNÚMEROSALGUNSNÚMEROS ALGUNSNÚMEROSALGUNSNÚMEROS 2005 Nº de participantes: (30% de aumento na participação em relação ao OP 2003) Após 22 plenárias:

Total de participantes

Inovações para OP Guarulhos Formato bienal: –Debate com maior tempo para realizar –Integrar o planejamento de curto prazo com longo prazo –Maior prazo para execução do Plano de Investimentos Formação: –Auxiliares de Educação Popular e Educadores observando todas as atividades para utilizarem como subsídios nos encontros formativos –As atividades formativas elaboradas de acordo com a realidade dos representantes e da problemática encontrada no dia-a-dia do OP Guarulhos