Modelagem e simulação de sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Simulação de Sistemas Antonio J. Netto AULA1.
Introdução a Algoritmos
João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Administração de Sistemas de Informação
Técnicas de Simulação e Simulação Aplicada
Engenharia de Software
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Avaliação e Desempenho de Sistemas Modelagem e Simulação de Sistemas
Paradigmas de Programação
Engenharia de Software
Metodologia Científica e Tecnológica
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Diretrizes para Desenvolvimento do Projeto
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 2 Aula 2 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 1
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
Simulação e Modelagem de Sistemas
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Modelagem e Simulação Discreta de Sistemas
PHD 5729 SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA
TOpico Especial 1: Banco de Dados Geográfico
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Engenharia de Software
Sistema Um conjunto de partes que interagem para funcionar como um todo. Um sistema quase sempre é definido tendo em vista um propósito específico. Os.
Professor Luiz Bueno da Silva, Dr.
O que é Simulação? Capítulo 1 Páginas 3-23 Prof. Afonso C Medina
Desafios do desenvolvimento de software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Profa. Dra. Renata Medici
Qualidade de Produto de Software
Área de Pesquisa: Redes de Computadores
Metodologias para construção de SMA
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
Introdução à Simulação
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Avaliação de Desempenho Simulação
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Experimentação Algorítmica
Teste de Software Conceitos iniciais.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Avaliação de Desempenho UFABC Pós-graduação em Engenharia da Informação Professor: Carlos Alberto Kamienski ( ) Santo André, Fevereiro.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Requisitos de Software
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientadores:
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Simulação de fluxos de tráfego
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Alterações na composição de carga representam uma das perturbações mais importante que o sistema de controle de uma coluna de.
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Projeto de Banco de Dados
Conhecimento Científico
Professora Michelle Luz
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Transcrição da apresentação:

Modelagem e simulação de sistemas Suzana Dantas

O que vem a ser simulação de sistemas? Chamada de Simulação Computacional de Sistemas ou simplesmente, SIMULAÇÃO Utilização de técnicas matemáticas, empregadas em computadores digitais; Permite imitar o funcionamento de praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real.

Um pouco de história.... GPSS (1974) – 1ª linguagem de computador voltada à simulação de sistemas. Shannon (1975) – “um modelo computacional é um programa de computador cujas variáveis apresentam o mesmo comportamento dinâmico e estocástico do sistema real que representa.” Pedgen (1990) – “Simulação é o processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”

Resumindo... Simulação é: Construção do modelo Métodos experimentais: Descrição do comportamento do sistema; Construção e teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas; Utilização do modelo para previsão do comportamento futuro Por que simular? Responder a perguntas do tipo: o que aconteceria se?

A maioria dos modelos são do tipo entrada-saída; Modelos de otimização x Modelos de simulação: os modelos de simulação são executados. Os modelos de otimização são resolvidos! A maioria dos modelos são do tipo entrada-saída; Razões mais comuns para utilizar a simulação: O sistema real não existe; Experimentar com o sistema real é dispendioso; Experimentar com o sistema real não é apropriado;

Definições: Sistema: Modelo: Experimentos: Avaliação de desempenho: conjunto de objetos, como pessoas ou máquinas, por exemplo, que atual e interagem com a intenção de alcançar um objetivo ou propósito lógico; Modelo: abstração lógica/matemática do sistema real que captura a essência do problema. Inclui a descrição das variáveis entrada (param. de definição do sistema), variáveis de saída (param. de medição de desempenho) e a relação entre a entrada /saída Experimentos: geram várias instâncias das variáveis de entrada e saída, e a partir deles estima-se a avaliação de desempenho; Avaliação de desempenho: propriedades do sistema que são relevantes para o problema.

Modelos A modelagem pressupõe Classificação dos modelos de simulação: um processo de criação e descrição; um determinado grau de abstração  simplificações sobre a organização e o funcionamento no mundo real. Exemplos: modelos matemáticos, descritivos, estatísticos, entrada-saída, etc... Classificação dos modelos de simulação: Modelos voltados à previsão Modelos voltados à investigação Modelos voltados à comparação Modelos específicos (curta utilização) Modelos genéricos (longa utilização)

Vantagens da simulação Um vez criado  reutilizado para diversas propostas; A metodologia de análise utilizada na simulação permite a avaliação do sistema proposto; Mais fácil de aplicar que os sistemas analíticos; Menos simplificações que os sistemas analíticos; Avaliações do sistema real sem que esse seja perturbado; Identificação de gargalos; Verificar como o sistema opera; Verificar novas situações ... O que aconteceria se?

Desvantagens A construção do modelo requer treinamento especial; Aprendizado. Dois modelos construídos por dois indivíduos terão similaridades, mas não serão iguais; Os resultados da simulação são, muitas vezes, de difícil interpretação; A modelagem e a experimentação associadas a modelos de simulação consomem recursos, principalmente tempo.

Erros mais comuns na abordagem via simulação Pouco conhecimento ou pouca afinidade com a ferramenta utilizada; Objetivos com pouca clareza ou definição; Construção de modelos muito detalhados; Realização de conclusões com base em uma única replicação.