Conyon, M; Peck, S. e Sadler, G. Corporate Tournaments and Executive Compensation: Evidence from the UK. Strategic Management Journal, v. 22 (8), 2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

O Problema de Seleção Adversa – O Modelo de Pashigian (1998, p ) Prof. Giácomo Balbinotto Neto TEORIA MICROECONÔMICA II ECONOMIA DA INFORMAÇÃO.
MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Oferta da Industria.
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Estatística Descritiva Aula 02
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Estatística Básica Utilizando o Excel
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Tema 03: Teoria da Contabilidade e Efeitos Conceituais
Modelo Black&Scholes e Árvores Binomiais
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Estatística Aplicada (Aula 5)
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
Teoria da Produção 1.
Risco e Retorno Retorno (%) = (Δ Valor Mercado + Dividendos) Valor Inicial de Mercado A primeira parte é o ganho de capital A segunda é a lucratividade.
MA_15_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Andrew Grove
Conceitos básicos sobre organizações
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Luciano Carvalho Ventura
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Desenvolvimento de Produto / Suporte Universal de Motores e Componentes Mecânicos Desenvolvimento de Produto – 2004/ 2005.
Administração Estratégica
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Desempenho de Algoritmos Genéticos
BENCHMARKING.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
ESTATÍSTICA.
O Mercado Brasileiro de Gestão do Conhecimento
Modelagem Estatística
Equitas Investimentos Abr/2014. De 1980 a 2005, o S&P superou o retorno dos fundos e seus investidores: Retorno Anualizado S&P: 12,30% Fundos: 10% Clientes:
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Avaliação de Clusteres Parte II
Capítulo 11 Administração de recursos humanos.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA
Inferência Estatística
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Promoção como motivador.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Administração
Determinantes das estruturas
Administração de Recursos Humanos
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Conyon, M; Peck, S. e Sadler, G. Corporate Tournaments and Executive Compensation: Evidence from the UK. Strategic Management Journal, v. 22 (8), 2001 CURSO: ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS PROF. GIÁCOMO BALBINOTTO NETO UFRGS/PPGE II/2004

2 Corporate Tournaments & Executive Compensation Objetivo do artigo Testar as predições da teoria de torneios existentes na literatura (Eriksson(1999), Lazear (1995), Main, O´Reilly & Wade (1993) e Predergast (1999)), em particular nas três proposições... 1) Os salários crescem de maneira convexa? 2) O prêmio obtido por tornar-se CEO aumenta com a quantidade de concorrentes disputando o cargo? 3) A maior dispersão das remunerações dos membros da alta direção está associada a performance?

3 Corporate Tournaments & Executive Compensation Idéia adicional: Modelagem computacional de torneios usando a ACE: Agent-based Computational Economics: e Principais Conceitos e Definições A teoria dos torneios considera um grupo de agentes que competem por um prêmio fixo e são recompensados a partir de seu desempenho relativo. No caso do artigo, a teoria é aplicada para estudar a competição na busca do cargo de CEO (Chief Executive Officer) A teoria especifica que prêmios são fixados a priori, e os agentes (participantes do torneio) dedicam esforço para aumentar as suas chances de vencer o torneio

4 Corporate Tournaments & Executive Compensation Contribuições do artigo Considera a compensação total: salário + valor presente das stock options através do modelo de Black-Scholes. Considera (i.e. controla) a participação de executivos em vários conselhos de administração...e isto pode ser importante, pois a participação em outros boards pode trazer insights e experiências para o executivo (além de mostrar relevância do executivo) Testa a teoria dos torneios no contexto UK vide diferenças entre o sistema inglês e americano de governança corporativa...

5 Corporate Tournaments & Executive Compensation Diferenças US X UK na Governança Corporativa CEO e presidente do conselho: tendem a ser a mesma pessoa nos US e diferentes no UK há mais diretores /conselho no UK proporção outsiders/prata da casa no conselho UK: aprox. 50/50 US: aprox. 66/33 há menos oferta de stock options como parte da remuneração no UK

6 Corporate Tournaments & Executive Compensation O contexto... Os agentes competem entre si em um dado nível organizacional. De acordo com a sua performance relativa (à performance dos colegas), o vencedor sobe para o próximo nível organizacional. No novo nível ocorre uma nova competição, e assim por diante.. A possibilidade de competir em futuras rodadas diminui à medida em que vai chegando ao topo... O salário maior é também um substituto para a redução desta possibilidade

7 Corporate Tournaments & Executive Compensation Hipótese 1 Modelos de torneio predizem uma relação convexa entre a remuneração de executivos e o seu nível organizacional Hipótese 2 Modelos de torneio predizem que o prêmio do torneio (i.e. gap)e a quantidade de participantes estão positivamente correlacionados Hipótese 3 Modelos de torneio predizem que a performance da empresa está positivamente correlacionada com a dispersão da remuneração Problema interessante (mas não testado): já que o que conta é a performance relativa, abre-se espaço para sabotagem, auto-promoção, boicotes e a alocação ineficiente de recursos.

8 Corporate Tournaments & Executive Compensation Método - Considerações sobre a Amostra Universo: 150 empresas com ações em bolsa na Inglaterra em 1998 Amostra: 100 destas 150, o que constitui 63% do valor total de mercado O teste de seleção da amostra (para checar representatividade) foi ok Controlaram com relação ao executivo: idade e participação em outros conselhos... com relação à empresa: tamanho e performance

9 Corporate Tournaments & Executive Compensation Método - Medidas remuneração dos executivos (estes dados são públicos): valor total= salário ($) + incentivos (valor presente das stock options) performance: retorno total ao acionista (variação no preço da ação + dividendos) Tamanho: total de capital aplicado Idade Número de conselhos em que o executivo participa posição hierárquica CEO da corporação CEO da divisão Outros cargos executivos

10 Corporate Tournaments & Executive Compensation Resultados - Estatística Descritiva Descritiva outsiders/prata da casa nos conselhos: 52/48 tamanho médio dos conselhos: 11 (de 7 a 22) Retorno médio ao acionista: 26% Retorno médio do capital: 15% idade média : 52 participação em ao menos um outro conselho: 50% 532 executivos, de 100 empresas para o ano fiscal de 1997/1998

11 Corporate Tournaments & Executive Compensation Estrutura da Remuneração Estrutura da Remuneração (tabela 1) De acordo com a hipótese 1 subir da categoria 2 (divisional CEO) para 1(CEO) gera aumentos de 41 a 79% subir da categoria 3 (outros) para a 2 (divisional CEO) gera aumentos de 17 a 35% Testando H1 ( Testando H1 (relação convexa entre a remuneração de executivos e o seu nível organizacional) suporta convexidade em todos os casos, exceto para incentivos (por exemplo: stock options) variáveis de controle significantes (exceto idade p/ incentivos e p/ remuneração total)

12 62% 27% Discutindo H1 ( Discutindo H1 (relação convexa entre a remuneração de executivos e o seu nível organizacional) Corporate Tournaments & Executive Compensation 41% 79% 17% 35%

13 Testando H1 ( Testando H1 (relação convexa entre a remuneração de executivos e o seu nível organizacional) suporta convexidade em todos os casos, exceto para incentivos (stock options) variáveis de controle significantes (exceto idade p/ incentivos e p/ remuneração total) Corporate Tournaments & Executive Compensation

14 Corporate Tournaments & Executive Compensation Hipótese 2 Hipótese 2 (o prêmio do torneio e a quantidade de participantes estão positivamente correlacionados) mediram o tamanho relativo do prêmio por ser o CEO: log (salário em $ do CEO) - log (salário médio de todos os outros) log (incentivos do CEO) - log (incentivos médio de todos os outros) log (remuneração total do CEO) - log (remuneração total média de todos os outros) os resultados variam de acordo com as formas de remuneração não é significante para o incentivos (stock options), e por isso, a hipótese 2 é parcialmente suportada

15 Corporate Tournaments & Executive Compensation Hipótese 2 Hipótese 2 (o prêmio do torneio e a quantidade de participantes estão positivamente correlacionados) a um aumento de 1 executivo na empresa, na média, corresponde um aumento da distância de remuneração total (entre o CEO e o resto) de 3,5% não é significante para os incentivos (stock options), e por isso, a hipótese 2 é parcialmente suportada

16 Corporate Tournaments & Executive Compensation Dimensões de performance Hipótese 3 Hipótese 3 (a performance da empresa está positivamente correlacionada com a dispersão da remuneração ) para testar, controlaram tamanho da empresa e a industria (setor econômico) não encontraram efeito significativo da dispersão salarial sobre a performance da empresa Mas eles não puderam controlar para grau de interdependência entre a equipe

17 Corporate Tournaments & Executive Compensation Encerrando... Sistemas de governança costumam ter resultados semelhantes em economias competitivas de mercado No caso deles, obtiveram evidências de fora dos USA que os mecanismos de torneio podem ser importantes para a operação dos mercados de trabalho europeus