CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLANTAÇÃO DE UPA TIPO I REGIONAL E SAMU REGIONAL
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Saúde Bucal na esfera pública
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
PROGRAMA CHAPECÓ MAIS SORRIDENTE
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Educação Permanente em Saúde :
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Viver Sem Limite Plano Estadual Março 2013.
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
Curso de Habilitação Profissional em Técnico de Higiene Dental ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE PROF. JORGE NOVIS Abril de 2008.
Divisão territorial e hierarquização dos serviços de saúde de Mato Grosso do Sul
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Brumado, Serrinha, Santa Maria da Vitoria, Barreiras e Ibotirama
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Foco de Atuação: Atenção Básica
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Minuta de resolução para CIB
“O cuidado que eu preciso”: SUS pelo cuidado em liberdade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
DIRETRIZES DO PROJETO DO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR SUS REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR RENAST E.
Enfermagem em Trauma e Emergência
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Art. 5º Os processos de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação, serão realizados por meio de processo digital no Sistema Gerenciador de.
O Instituto do III Millennium Centro de Difusão da Cultura Tecnológica da Informação Apresenta:
Associação Brasileira
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Curso de Capacitação para Atendimento a Pessoa com Deficiência - Objetivo: viabilizar a implantação/implementação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, atendendo ao compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) em levar atendimento integral e de qualidade às pessoas com necessidades especiais. - O curso, promovido pelo Ministério da Saúde, será realizado na Bahia no segundo semestre de 2013 (indicativo) na modalidade ensino à distância. - Componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: Atenção Básica, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, devendo, portanto, ser iniciada na Atenção Básica e referenciada para os demais pontos de atenção.

Critérios - Bahia Equipes dos CEO (CD e ASB) contemplados: 49 profissionais Contemplar pelo menos um município de cada uma das 28 Regiões de Saúde do Estado; Equipes de Saúde Bucal (CD e ASB) contemplados: 544 profissionais Todas as sedes das Regiões de Saúde com CEO serão contemplados com 01 Equipe de Saúde Bucal (ESB) capacitada; Municípios apresentando cobertura de Saúde Bucal acima de 40%; Municípios com mais de 20% da população em estado de extrema pobreza (Fonte IBGE); Municípios com mais de 20% da população portando algum tipo de deficiência (Fonte IBGE); Municípios que apresentam CEO; Municípios com CEO aderido a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; Municípios com Serviço de Reabilitação habilitado na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; Municípios sedes de micro que não foram contemplados nos critérios anteriores; Municípios que não foram contemplados com os critérios anteriores e apresentam vazio assistencial.

Critérios - Bahia Observações: Os municípios com maior porte populacional, que estão dentro destes critérios e apresentam uma organização satisfatória dos serviços de saúde ofertados foram contemplados com maior número de vagas; A planilha em anexo apresenta os municípios contemplados. Por fim, segue como recomendação do GT que os profissionais escolhidos para participar desse curso sejam, preferencialmente, servidores públicos com vínculo permanente, que possuam afinidade com essa temática.

Grupo de Trabalho (GT) para construção de proposta de critérios → DGC (Área Técnica Saúde Bucal, Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência (ATSPD), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Assessoria CPT); → DAB (Grupo de Trabalho-GT da Saúde Bucal); → Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (ETTS).