PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Educação e Educação Escolar
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
MAPA MENTAL.
ACONSELHAMENTO.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Aprender ao Longo da Vida
Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
para que sua realização atinja os objetivos desejados
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida SESI LAZER ATIVO Trabalhador que se Cuida.
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
O QUE É O SESI Circuito do Bem-estar é um serviço que proporciona vivência sistemática de atividades organizadas em direção a um estilo de vida saudável.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
O QUE SABER.
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Prof. Everton da Silva Correa
As ações desencadeadas pelo sujeito
Afinal, o que é Planejamento?
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ORGANIZAÇÃO Conceitos
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Orientação Educacional
LAZER E ATIVIDADE FÍSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Conselhos aos IDOSOS.
Igreja: Família de Deus
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Atividades econômicas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Transcrição da apresentação:

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO Você conhecerá o modelo conceitual do SESI Lazer Ativo, que foi construído com conhecimentos das áreas de Educação, Lazer e Saúde. Essa estrutura está dividida em três aulas, cada uma delas abordando um pilar do SESI Lazer Ativo. O modelo conceitual possibilita que os trabalhadores da indústria sejam beneficiados com o que há de mais atual quanto a pesquisas, estudos científicos e boas práticas sobre estilo de vida ativo e saudável em ambientes laborais. Nesta aula você aprenderá sobre o Pilar Trabalhador que Aprende.

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO Para tornar a ideia de pilar conceitual bastante concreta, selecionamos como símbolo um pilar da arquitetura clássica greco-romana, como o mostrado na foto ao lado. Era o pilar que sustentava a estrutura dos templos e das grandes construções, assim como serão os pilares conceituais os responsáveis pela sustentação conceitual do SESI Lazer Ativo.

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Diverte SESI LAZER ATIVO

PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende

TRABALHADOR QUE APRENDE Vamos começar falando de educação. Afinal, se o trabalhador aprende, logo se deduz que alguém o está ensinando alguma coisa, portanto está ocorrendo um processo de ensino aprendizagem. Resumindo, está acontecendo o que chamamos de educação!

TRABALHADOR QUE APRENDE A definição de educação presente no Caderno Metodológico SESI Lazer Ativo foi elaborada a partir das ideias de Brandão (1995): A educação é uma parte do modo de vida dos inúmeros grupos sociais, ocorrendo a todo momento, em qualquer lugar, sempre na busca de tornar comuns os saberes, as ideias, as crenças, enfim, tudo que precisa ser comunitário, transmitido de geração a geração para a própria existência dos indivíduos daquela cultura.

TRABALHADOR QUE APRENDE Você percebeu que Brandão nos fala que a educação ocorre a todo momento, em qualquer lugar? Notou que busca tornar comuns a todos indivíduos uma série de saberes, de ideias e crenças importantes para a vida das pessoas?

TRABALHADOR QUE APRENDE Empresa Outros Associações (de Bairro, Profissionais) Igreja Clube Universidade Escola Na sociedade em que vivemos, são inúmeros os espaços que podem ser considerados educativos, isso é, em que as pessoas ali presentes estão sendo educadas:

TRABALHADOR QUE APRENDE Nas empresas, foco de interesse do SESI Lazer Ativo, a compreensão de sua existência como espaço educativo é recente, tendo sido despertada após trabalhos como o de Peter Senge, que na década de 1990 falava de “organizações que aprendem”.

TRABALHADOR QUE APRENDE Atualmente as empresas percebem que: Trabalhadores com melhor nível educacional Trabalhadores com pior nível educacional Oferecem contribuições mais qualitativas à empresa e à sociedade Oferecem contribuições menos qualitativas à empresa e à sociedade

TRABALHADOR QUE APRENDE É disso que fala o pilar Trabalhador que Aprende: como as empresas são locais onde as pessoas podem e devem aprender, que tal transformá-las em espaços educativos sobre estilo de vida ativo? Os trabalhadores das empresas industriais, ao participarem do SESI Lazer Ativo, estarão aprendendo conhecimentos, procedimentos e atitudes sobre estilo de vida ativo.

TRABALHADOR QUE APRENDE O pilar Trabalhador que Aprende oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais a construção e incorporação de conhecimentos sobre os 5 temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Saudável Atividade Física Comportamento Preventivo Gerenciamento do Estresse Relacionamentos

TRABALHADOR QUE APRENDE Dessa forma, o SESI Lazer Ativo assume seu papel com os processos educativos e com o desenvolvimento do trabalhador da empresa industrial, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre qualidade de vida e educação.