Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Plano de Trabalho Docente
“Feliz aquele que transfere o
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Curso de Docência Universitária
Planejamento - Professor
Dominando as práticas pedagógicas
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Metodologia de Ensino e Extensão
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
ESTUDO DO MEIO.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Aprendizagem baseada em problemas O Desenho de Currículo
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.
Participação da Família no Ambiente Escolar
A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Docente: Dr. Arthur Vianna
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Método de Ensino.
vídeo
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
Transcrição da apresentação:

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

CARACTERÍSTICAS DO ENSINO TRADICIONAL É centrado no professor É baseado em aulas expositivas Privilegia a reprodução do conhecimento É dirigido para as avaliações A motivação é extrínseca A organização é Departamental/disciplinar O professor tem grande autonomia na sala de aula, é senhor do conteúdo que ministra, quase independente do currículo. Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL PRINCÍPIOS DO PBL É centrado no aluno O aprendizado independente é estimulado e recompensado O currículo é temático, interdisciplinar e não disciplinar Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL PROCESSO DO PBL Ativação dos conhecimentos prévios O que conhecemos sobre o problema? Metas de estudo - o que mais precisamos conhecer? Preparado por grupo de professores descrição de um fenômeno Motiva/direciona o alto-aprendizado Problema Grupo tutorial - discussão Grupo tutorial - rediscussão Auto-aprendizagem Adquirimos uma melhor compreensão do problema? Fontes de aprendizagem - integração Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

CARACTERÍSTICAS DO PROBLEMA Consiste em uma descrição neutra de um fenômeno É formulado em termos concretos É curto Não contém distratores Dirige o aprendizado a um número limitado de itens Facilita a formulação de hipóteses baseadas no conhecimento prévio Requer em torno de 16 horas de estudo Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL ESTRUTURA DO PROBLEMA COMPOSIÇÃO: TÍTULO - Um foco sobre a questão principal HISTÓRIA - Descrição dos fenômenos ou eventos, que funcionem como pistas para a discussão INSTRUÇÕES - Indicação de que ações devem ser tomadas pelos alunos Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL ESTRUTURA DO PROBLEMA ORIENTAÇÕES ADICIONAIS Referências bibliográficas e recursos para o aprendizado (áudio-visuais,computacionais, especialistas disponíveis, entre outros) Instruções para o tutor Objetivos educacionais que deverão ser alcançados Questões de auto-avaliação após cada problema Questões de conteúdo para avaliações gerais Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL MODELO PEDAGÓGICO O trabalho é em pequenos grupos e individual O professor é facilitador do processo de aprendizagem O aprendizado é baseado em problemas e orientado para a comunidade (reciclagem do lixo, novos materiais, indústria, cotidiano, consumo e etc.). A escola oferece oportunidades de aprendizado variadas que o aluno aproveita segundo seus interesses e objetivos Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL OS SETE PASSOS 1. Esclarecer termos e conceitos desconhecidos 2. Definir o problema 3. Analisar o problema baseado em conhecimentos prévios 4. Resumir as conclusões 5. Formular metas de estudo 6. Auto-aprendizado 7. Dividir conhecimentos com o grupo Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL

Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL GRUPO TUTORIAL COMPOSIÇÃO Aproximadamente 8 estudantes -1tutor e 1 co-tutor) DURAÇÃO 2 horas FREQUÊNCIA 2 vezes por semana Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL