Violência Familiar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

A instituição escolar e a violência
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
VITIMIZAÇÃO: VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Violência.
Violência- do que se trata?
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
A Campanha Fundamentos
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
“Os Incríveis”.
MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
Bullying, isso não é brincadeira!
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Campanha Contra o Bullying
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
Edinilsa Ramos de Souza
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
O que é Bullying?.
Desenvolvimento: Luiz Carlos
O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?
Professora Roseli Candida Leite
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Escola Secundária da Ramada
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
Uma ameaça a dignidade humana
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Crueldade com os Animais
INFÂNCIA ROUBADA.
BULLYING O QUE E ???.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é.
PROAB DIREITO PENAL – AULA 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR:
BULLYING.
A indisciplina escolar.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Adolescência: Conflito entre gerações
Quando a brincadeira perde a graça...
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
Internet? Até onde o perigo espreita!
ESQUIZOFRENIA.
VIOLÊNCIA.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
ESQUIZOFRENIA Infantil
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Transcrição da apresentação:

Violência Familiar

A família, em parte, é responsável pelo desenvolvimento da personalidade de seus integrantes. Geralmente seu modo de agir reflete na educação por ela imposta, e isso pode gerar na criança ou uma rejeição ou um caminho a ser seguido.

A família representa o alicerce de toda a estrutura da sociedade, as raízes morais e a segurança das relações humanas. Existe uma parcela muito significativa de pais que estão despreparadas para orientar seus filhos, pois em inúmeras famílias o modelo de educação sempre inclui a violência física.

A violência pode ser definida de maneira geral como: “Ato de violentar, constrangimento físico ou força moral; coação; um ato carregado com intenção de causar dor física ou injúria a outra pessoa."

Violência familiar: "...refere-se àqueles atos de maus tratos, agressão e violência física, sexual ou psicológica que ocorre na unidade familiar por meio de um membro familiar com mais poder e autoridade com o objetivo de ganhar controle sobre um outro membro da família”.

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente Em seu artigo 5º garante que nenhuma criança ou adolescente poderá ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, sendo punida na forma da lei qualquer ação ou omissão que atente contra seus direitos fundamentais.

A partir de estudos publicados, pode-se dizer que a maioria dos pais agressores possuem história de abuso na infância, gravidez na adolescência, promiscuidade, vinculo afetivo pobre entre pai/mãe/filho, alcoolismo. É estimado pela literatura internacional que mais de 80% dos que cometem abusos, possuem mais de 40 anos, e 70% são homens.

As crianças que sofreram algum tipo de abuso, necessitam de ajuda psicológica para que não venham a agir da mesma forma para com outras pessoas no futuro.

A partir de estudos estatísticos, se observa que uma entre cada quatro meninas e um em cada oito meninos serão abusados sexualmente antes de completar 16 anos de idade. Em mais de 90% dos casos o abusador é masculino e em mais de 80% dos casos o abusador é uma pessoa próxima a criança.

Violência psicológica: TRÊS ASPECTOS: Violência psicológica: “Bullying” é uma palavra inglesa que significa usar o poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, não dar atenção, fazer pouco caso, e perseguir os outros. 

Violência sexual: Define-se como estupro o ato de constranger a mulher de qualquer idade ou condição à conjunção carnal, por meio de violência ou grave ameaça.

Violência física: Ato carregado com a intenção de causar dor física, definindo-se como tais atos empurrões, socos, pontapés, beliscões, tapas, queimaduras dentre outros.

Violência sexual É muito maior do que se pode imaginar, o número de crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual dentro de suas casas. Pesquisas apontam que em 70% dos casos registrados, o agressor é o pai ou padrasto da vítima.

Os estudos mostram também que a violência sexual ocorre como decorrência de um conjunto de circunstâncias que uma vez configuradas, determinam à situação de abuso.

Reflexos causados nas crianças e adolescentes Doenças sexualmente transmissíveis; Comportamento muito erotizado para a idade cronológica;

Distúrbios afetivos e distúrbios de conduta; Aparência descuidada e suja; Desnutrição; Evasão escolar e dificuldade na aprendizagem;

Os sinais de abuso sexual nas crianças e adolescentes são: Chora facilmente sem nenhum motivo. Mudanças bruscas na conduta escolar. Chegar cedo na escola e sair tarde da mesma. Ficar fora da escola.

Conduta sempre agressiva ou destrutiva. Depressão crônica. Conhecimento sexual e conduta inapropriada para sua idade.

Irritação. Dor ou lesão na zona genital. Medo de contato físico.

O Trabalho de crianças/adolescentes também pode ser visto como um ato de violência?

Certamente que sim, pois agride os menores da mesma forma que a violência física e sexual. Essas crianças são expostas a trabalhos agressivos até mesmo para um adulto. O trabalho infantil não é algo novo, pois remete à época da revolução industrial.

Estatística O Brasil tem atualmente 3,8 milhões de crianças entre cinco e 14 anos trabalhando, sendo que 2,7 milhões estão fora das salas de aula.

Violência Psicológica Ocorre quando a coação é feita através de ameaças, humilhações, privação emocional. O abuso psicológico é a exposição constante da criança/ adolescente às situações de constrangimento, através de agressões verbais, cobranças e punições exageradas.

Violência Psicológica Esse tipo de comportamento conduz a vítima a sentimentos de rejeição e desvalia, bloqueia seus esforços de auto-estima, além de impedi-la de estabelecer uma relação de confiança com outros adultos.

Como perceber que seu filho está sendo vítima de intimidação na escola? Não quer ir para aula; Pede para trocar de classe; Começa a tirar notas baixas;

Apresenta manifestações de baixa auto-estima; “Perde” seus pertences repetidamente; Chega em casa com roupas e livros rasgados; Evita falar sobre o que está acontecendo ou dá desculpas pouco convincentes;

Como os pais podem ajudar seu filho? Insista em conversar com ele sobre o assunto; Procure o professor e o diretor da escola; Não exija aquilo que ele não se sente a vontade de realizar. Por exemplo enfrentar o agressor, pedir ajuda aos colegas;

Não incentive a se vingar fisicamente; Não o culpe pelo que está acontecendo; Elogie sua atitude de relatar o que está acontecendo;

Como tratar um filho que agride os outros? Não ignore a situação, fazendo de conta que está tudo bem; Converse e procure saber porque ele está agindo assim; Não o intime nem o agrida. Mostre que a violência sempre deve ser evitada;

Tente identificar algum problema atual que possa ter desencadeado essa atitude; Dê orientações e limites firmes para ajudá-lo a controlar seu comportamento; Encoraje-o a pedir desculpas ao colega que ele agrediu; Demonstre que apesar de tudo, você o ama;

No Brasil, o Código Penal prevê punição somente para o “castigo imoderado”, e são 500.000 casos por ano de violência doméstica contra crianças ou adolescentes de qualquer ordem dentro de seus próprios lares.

O Código Penal Brasileiro caracteriza como crime de maus-tratos: “expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando dos meios de correção ou disciplina”.

Conclusão Seria interessante que já no ensino fundamental as crianças/adolescentes pudessem ter noções básicas de seus direitos, até como uma alternativa de proteger-se contra abusos e agressões.

É preciso que sejam implantados programas de terapia familiar, especialmente junto as famílias mais carentes, visto que essas não possuem a rede de proteção e apoio dispensados as classes economicamente privilegiadas.

Também em relação aos profissionais da área de saúde, é necessário que se viabilizem cursos/palestras com o objetivo de conscientizá-los sobre sua responsabilidade médica e ética em face de casos notórios de violência doméstica, estimulando as indicações a programas de amparo a família, bem como, em casos específicos, a utilização da denúncia.