III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial

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Transcrição da apresentação:

III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial I Encontro Luso-Brasileiro de Medicina de Aviação Necessidade da Formação. Educação Médica e Diretrizes Curriculares Nacionais. Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” – Faculdade de Medicina – USP/SP Diretor Científico Adjunto da Associação Paulista de Medicina APM – 2005-2008

Necessidade da Formação Objetivos desta apresentação [20 diapositivos] Cenário atual da formação em medicina no Brasil Contexto histórico resulta em Diretrizes. Flexner vs Integralidade. Diretrizes nos cursos da área Saúde. Aprendizado e retenção do conhecimento. “Desospitalização”. Estratégias educacionais – modelo “SPICES”. Integração. O que ocorreu na FMUSP - Reforma Curricular 1998. Luria (neurofisiologista) e Vygotsky (educador). © JEV 2006

Cenário atual da formação em medicina no Brasil http://www.escolasmedicas.com.br/index.php

Cenário atual da formação em medicina no Brasil Crescimento populacional ~ crescimento IES medicina 3548 vagas 200 186 mi 171 mi 160 146 mi 159 FM 100 90 mi Privada Estadual Federal Municipal

Diretrizes Curriculares Nacionais Histórico: modelo Flexneriano (1910) http://www.carnegiefoundation.org/elibrary/index.htm Regulamenta a diversidade da formação médica. Hospital equivalente ao laboratório Dados “trancados” no paciente para serem “investigados”. Estudo do “progresso da natureza” combinado com terapêutica. Professores com prática clínica (MODELO) Associação Escola médica - Hospital. A proposta (Flexneriana) para a EducMed fundamenta a sistematização da observação clínica. O Brasil adotou o modelo Flexneriano quando e como deveria? Vieira JE. O Processo de Aprendizagem em Hospitais de Ensino. In: Educação Médica em Transformação, Ed. Hucitec, 2004 Resenhas. Cad Saúde Pública 2005, 21: 1966-1967. © JEV 2006

Diretrizes Curriculares Nacionais Competências e habilidades. I - Atenção à saúde. Individual e coletivo Integrada às instâncias de saúde II - Tomada de decisão. III - Comunicação. Interação com outros profissionais e público Língua estrangeira e tecnologias de informação IV - Liderança. V - Administração e gerenciamento. VI - Educação permanente. © JEV 2006

Diretrizes Curriculares Nacionais Artigo 12 - Estrutura I - Ter como eixo curricular as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações... II - ...participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos... estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência; III - incluir dimensões éticas e humanísticas...orientados para a cidadania; IV -integração e a interdisciplinaridade... dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais; V - inserir o aluno precocemente em atividades práticas VI - utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem VII - ...interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação... assumindo responsabilidades crescentes... que se consolida na graduação com o internato; e VIII – vincular (integração ensino-serviço) a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS. © JEV 2006

THE ECOLOGY OF MEDICAL CARE REVISITED População saudável – promoção da saúde? 1000 pessoas Relatam sintomas 800 pessoas Consideram atenção médica 327 pessoas 217 Procuram médico (113 na Att primária) 13 vão ao PS 8 hospitalizados <1 em H Universitário Atenção Básica em Saúde 2004 – 2006 FMUSP Necessidades de saúde 1. Reconhecimento da autonomia dos usuários e interagir com a população e com a equipe de saúde. 2. Reconhecer a história social da doença. 3. Reconhecer as potencialidades da promoção da saúde (as 200 pessoas do quadro...) © JEV 2006 N Engl J Med, Vol. 344, No. 26 · June 28, 2001 ·

Principal problema para Ensino [FALTA de] Integração Infusão entre conteúdos Conteúdos concomitantes Disciplinas Temas Harden R. Med Educ 2000, 34: 551-557 © JEV 2006 Integralidade intracurso Principal problema para Ensino [FALTA de] Integração

Quantos anos para obter conhecimentos Quantos anos para obter conhecimentos? Pesquisa com descritor “Medicine” somente para REVIEW http:www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi [English] Curso médico “padrão” com 10.000 horas. Para cada REVISÃO considerar 2 HORAS de estudo. Pub Med: 1995-2004 = 27598 artigos. ERIC (philosophy): 9801 artigos. J. Immunol – número de páginas/vol © JEV 2006

Quantos anos para manter conhecimentos Quantos anos para manter conhecimentos? Pesquisa com termos descritores na Fisiopatologia da Asma bronchospasm/asthma E inflammatory-asthma/asthma Espasmo: tratamento “único”, não controla doença = novos espasmos!! Inflamação: tratamento mantido, controla doença = melhor qualidade de vida. © JEV 2006

Avaliação do currículo Optativas – FMUSP. http://www.abem-educmed.org.br/rbem/pdf/volume_29_1/atividades_praticas.pdf Inserção em atividades práticas Zero procura (23) Alta procura (13) p Pré-requisitos: Antes do 4o semestre Depois do 4o semestre 7 16 10 3 0.014 Com pré-requisito 18 0.153 Habilidades práticas* 11 0.004 A soma não totaliza os grupos porque mais de uma qualificação pode ser escolhida. *Teste exato de Fisher. Vieira, Bellodi, Marcondes, Martins RBEM 2005, 29: 51-54 © JEV 2006

EducMed – integração ensino/serviço/cenários Disciplina de Atenção Primária em Saúde - 2005 Qualificações adquiridas 10 20 30 40 50 60 Visão crítica Conhecer o Sistema de Saúde Proximidade com comunidade local Entender Atenção Primária Entender o Programa de Saúde da Família Conhecer o trabalho do Agente Comunitário Entender a realidade social e de saúde Escore de prioridades Recepção 1 Responsivo 2 Valorização Organização Caracterização 4 © JEV 2006

CURRÍCULO E TENDÊNCIAS CURRICULARES Modelo SPICES Student centered Teacher centered Problem-based Information gathering Integrated Discipline-based Community-based Hospital-based Electives Standard program Systematic Apprenticeship or opportunistic © JEV 2006

FMUSP - Reforma Curricular 1998 B 1 2 4 3 T M SEM. ANO SEXTA QUINTA QUARTA TERÇA SEGUNDA © JEV 2006

FMUSP - Reforma Curricular 2005 O consumo do currículo eletivo... X 1 A B 2 4 3 T M SEM. ANO SEXTA QUINTA QUARTA TERÇA SEGUNDA © JEV 2006

Luria e Vygotsky AR Luria. The functional organization of the brain. Scientific American, 222(3), 66-78. O treinamento e o condicionamento dos hábitos modificam a organização da atividade do cérebro, permitindo seu funcionamento sem a necessidade de constante análise dos procedimentos. Assim, uma nova tarefa apresentada invoca um estereótipo de ações que têm embasamento numa rede de referências corticais diferentes daquela que fora originalmente utilizada quando a tarefa inicialmente requisitou o auxílio da análise do procedimento... [tradução livre]. Michael Cole (University of California, San Diego) sob “pressão” de A. Luria (e seu amigo editor A. Rosenthal) esforçou-se para publicar ensaios de Vygotsky e sua colaboração com Luria nos anos 20.

Vygotsky Aprendizado significativo – Piaget, Novak, Ausubel Desacordo Acordo Certeza Incerteza CAOS Estável ZPD Zona de Desenvolvimento Proximal Universidade Fronteira do conhecimento Sujeito Objeto Sujeito Objeto

Luria e Vygotsky na prática Mapa conceitual – David Ausubel Comunicação Geografia? Software (free!!) para construção de mapas conceituais: http://cmap.ihmc.us/ © JEV 2006

Necessidade da Formação Conclusões e sugestões Graduação buscar integralidade e a integração. Gestor inserido/participante na graduação - integralidade Estabelecimento claro de objetivos e estratégias ensino. Compromisso com o sistema de saúde. Assimilar ideário de um programa (FMUSP assumiu PSF). Promover um aprendizado significativo. No “ethos” da Universidade? Pesquisa vs Ensino vs Extensão (Assistência). Tempo, recursos, formação contínua e permanente? joaquimev@usp.br