GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
FACULDADE METROPOLITANA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Flexibilização Curricular
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Currículo Quais são as finalidades do curso?
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Introdução ao Serviço Social
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática Diretrizes Curriculares Currículo Nuclear Estratégias Metodológicas Alexandre E. Domingues Ana Carolina de Oliveira Ane Rodrigues de Oliveira Ângela Bampi Cintia Milani Daniela S. Araújo de Angelis Elaine Raniero Fernandes Geórgia S.Nogueira da Silva Julia Garcia Durand Letícia de Nardi Campos Mauro Ferreira Renato Reis Oliveira

Diretrizes Curriculares Cintia Milani - Biomédica Daniela Souza Araújo de Angelis - Biomédica Elaine Raniero Fernandes - Bióloga Renato Reis Oliveira - Biólogo Nós vamos discutir sobre as Diretrizes Curriculares, sobre os pontos viáveis e inviáveis. Como estes objetivos propostos nessas diretrizes podem ser alcançados. Para isso, nós nos baseamos nas Diretrizes dos cursos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física. Na verdade, essas diretrizes são bem semelhantes entre si. Para iniciar essa discussão alguns conceitos são necessários.

Diretrizes Curriculares Definição: As diretrizes curriculares constituem orientações para a elaboração dos currículos que devem ser necessariamente adotadas por todas as instituições de ensino superior. Dentro da perspectiva de assegurar a flexibilidade, a diversidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes, as diretrizes devem estimular o abandono das concepções antigas e herméticas das grades (prisões) curriculares, de atuarem, muitas vezes, como meros instrumentos de transmissão de conhecimento e informações, e garantir uma sólida formação básica, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

Diretrizes Curriculares • Discussão: início com Edital nº04/97 do MEC • IES: envio de propostas das Diretrizes Curriculares • Foram enviadas 1200 propostas: universidades, faculdades, organizações profissionais, organizações docentes e discentes • Participação do setor público e privado • Realização de debates e seminários: SESu/MEC e ForGrad • Em 1998: 1ªs propostas foram divulgadas na Internet, discutidas e encaminhadas ao CNE para consolidação • Propostas agrupadas em blocos de carreiras de acordo com critério da CAPES. Ex: Ciências Biológicas e da Saúde

Diretrizes Curriculares Objeto: Permitir que os currículos propostos possam construir um perfil acadêmico profissional com competências, habilidades e conteúdos, dentro de perspectivas e abordagens contemporâneas de formação pertinentes e compatíveis com referências nacionais e internacionais, capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no Sistema Único de Saúde, considerando o processo da Reforma Sanitária Brasileira.

Diretrizes Curriculares Objetivo: Levar os alunos dos cursos de graduação em saúde a aprender a aprender QUE ENGLOBA APRENDER A SER, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacidade de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atuação e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos , famílias e comunidade. Objetivo: Nós vamos dar maior enfoque a 6 tópicos discriminados nas diretrizes dos cursos de graduação em saúde. Referentes a habilidades e competências.

Diretrizes Curriculares Atenção à saúde: Ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo Raciocínio crítico para resolução de problemas e busca de soluções para os mesmos Realização de serviços de alto padrão de qualidade dentro dos princípios da ética/bioética Incentivo na graduação - Projeto Rondom - Projeto Bandeira Científica (Medicina) - Atendimento odontológico - Atendimento no Hospital Universitário Atenção à saúde : os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; (-) Atendimento primário Programas de prevenão estão a parte dos cursos, não estão estruturados no programa dos cursos Profissionais da saúde x doença> pco trabalho na prevenção da saúde quando nós estamos na faculdade Atendimento primário; programas de prevenção

Diretrizes Curriculares Tomada de decisões: Capacidade de tomar decisões apropriadamente, levando em conta a eficácia, custo-efetividade, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas Incentivo na graduação - Aulas práticas: procedimentos e decisões - Trabalhos em grupo: porta voz, conhecimento - Estudo de casos Exemplo:Decisão e Ética - aluno deve tirar sangue de paciente, mas não esta sentindo e nem observando as veias do paciente. Sendo assim deve chamar alguém mais experiente ou deve tentar e possivelmente estourar a veia do paciente. O profissional de saúde deve atender paciente sangrando se não tem material adequado para sua proteção e/ou do paciente Discussão de situação de risco; preparo técnico e psicológico para tal.

Diretrizes Curriculares Comunicação: Profissionais da saúde devem ser acessíveis Deve haver uma interação com outros profissionais da saúde e com a comunidade Necessidade de comunicação verbal e não-verbal Habilidade de escrita e leitura/ língua estrangeira Incentivo na graduação - O profissional deve se fazer entender - Integração entre grupos - Língua estrangeira na grade curricular Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; (-) Não há contato entre profissionais (Falta comunicação) Disciplinas de línguas (+) Laboratórios de informática e sala pró- aluno Disciplinas optativas que integram áreas diferentes Realização de Feiras, Congressos ou Debates multiprofissionais

Diretrizes Curriculares Liderança: Profissionais da saúde “deverão estar aptos a assumir posições de liderança” Liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões comunicação e gerenciamento Incentivo na graduação - Trabalhos em grupo - Monitorias Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; Profissionais devem assumir posições de liderança ou devem ter a capacidade para tal? Ser líder é uma questão de personalidade?

Diretrizes Curriculares Administração e gerenciamento Capacidade de gerenciamento e administração de recursos humanos, físicos e materiais Devem ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde Incentivo na graduação - Disciplinas na grade curricular que atendam a esse objetivo ministradas por profissionais da área especializados Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e De que maneira formar empreendedores? Esse seria um dos objetivos dos cursos? Existe interesse por parte dos alunos?

Diretrizes Curriculares Educação Permanente Capacidade de aprender continuamente Capacidade de aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com futuras gerações de profissionais Incentivo na graduação - Estímulo a pesquisa e busca do conhecimento - Atualização constante dos professores na prática de ensino Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais. Comodismo profissional; falta de oportunidade x recursos

Diretrizes Curriculares Profissional em Saúde O bom profissional é aquele que tem atenção à saúde, promovendo-a em nível individual e coletivo, tomando decisões sensatas em benefício da comunidade, comunicando-se de igual para igual com todos os seus colegas e, respeitando acima de tudo, aqueles que recorrem a ele para sanar um problema, liderando, administrando, gerenciando o seu tempo e conhecimento, sendo humilde para saber que sempre é momento de aprender e, principalmente, aprender a aprender.