Pós-Graduação em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Seminário SANTA CATARINA 2015
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Sumário - A Área de Administração como Campo Científico -Características Gerais -Especificidades Brasileiras - A Formação e a Produção de Conhecimento.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Pós-Graduação MESTRADOS ACADÊMICOS Cirurgia Vascular Gastroenterologia Cirúrgica MESTRADO PROFISSIONALIZANTE Economia e Gestão em Saúde DOUTORADOS ACADÊMICOS.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Medicina.
Centro Colaborador em Álcool e Drogas IPq – GREA – SENAD Ensino e Pesquisa.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminários de Ética, Professora: Marilda Castelar Alunas: Mona Lisa Viana Nathalie Correia Dispõe sobre a concessão do título de especialista para os profissionais.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Pós-Graduação em Saúde Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Centro de Desenvolvimento em Educação Médica - CEDEM Curso Pedagogia Médica e Didática Especial Pós-Graduação em Saúde 2004

Pós-Graduação em Saúde Formação de Recursos Humanos - Ana Iochabel Financiamento em Pesquisa - Luciana Pesquisa Clínica - Romy e Sandra Ética em Pesquisa Clínica - Alessandra Pesquisa Experimental - Carolina Ética em Pesquisa Experimental - Aline

Pós-Graduação Lato Sensu - eminentemente prático-profissional, aperfeiçoamento técnico profissional em uma área mais restrita do saber habilita ao exercício de uma especialidade profissional Stricto Sensu - natureza acadêmica e de pesquisa com objetivos essencialmente científicos - confere grau acadêmico, atestado por competência científica em determinada área do conhecimento Legislação e Normas da Pós-Graduação Brasileira, 2002

Histórico da Pós-Graduação Stricto sensu - anos 60 (Mestrado e Doutorado) 1965 inicia-se a pós-graduação no país, prioridade formação de quadro docente e de pesquisa Formar professores competentes suprir expansão do ensino superior Estimular a pesquisa científica  pesquisadores Treinamento alto padrão para técnicos e intelectuais

Clínica Médica – 16 programas Ciências da Saúde Área de Medicina 62 especialidades 295 Mestrado 208 Doutorado 146 Mestrado 129 Doutorado Clínica Médica – 16 programas www.capes.gov.br

Formação de Recursos Humanos

Recursos Humanos Qualificados Distribuição percentual de pesquisadores por setor institucional: Brasil, 2000 (MCT, 2002)

Quem são os Mestres e Doutores em Clínica Médica? 9 Cursos de Mestrado 7 Cursos de Doutorado 100% médicos

Motivações Mestrado Doutorado Seguir e aprimorar carreira docente 80,75% Seguir carreira de pesquisador 54,5% Ampliar oportunidade de trabalho 36 % Melhor nível de renda 14 % Doutorado Seguir e aprimorar carreira docente 87 % Seguir carreira de pesquisador 83,25% Ampliar oportunidade de trabalho 32 % Melhor nível de renda 17 %

Para onde vão? Mestrado Doutorado Mercado de trabalho 55% Acadêmica 24% Doutorado Acadêmica 73% Mercado de Trabalho 14,7 %

Perfil de Doutor na Área da Saúde Domínio do estado atual de conhecimento na área escolhida Capacidade de originar questões coerentes e atualizadas com domínio metodológico para testá-las Redigir trabalhos científicos e projetos de relevância na área Desenvolver linha de pesquisa Formar outros pesquisadores