PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Sujeitos (amostra) Instrumentos
Métodos de Amostragem.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Prof. Esp. Mick Lennon Machado
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
Amostragem: noções básicas Metodologia Científica
ESTATÍSTICA Conceitos.
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Métodos Quantitativos
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Pesquisa em Marketing.
PARA LEITURA E APOIO NA EXECUÇÃO DO TRABALHO FINAL
Pesquisa HOSS, Osni.
O processo de pesquisa de mercado
Estatística Descritiva
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Teoria da amostragem Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Disciplina Auditoria I
CONCEITOS BÁSICOS.
METODOLOGIA DA PESQUISA.
Métodos Quantitativos II
Para início de estudo Estatística.
Marketing e Comunicação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
No estudo de fenômenos relacionados à saúde, muito poucas vezes utiliza-se de censo: em geral trabalha-se com amostra. Censo é um levantamento que inclui.
Técnicas de amostragem
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Pesquisa de mercado Fases da pesquisa: Elaboração Coleta Análise Registro.
Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Amostragem probabilística Amostragem não-probabilística
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Prof.° Helenton Carlos da Silva
PESQUISA DE MARKETING 8a Aula
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Intervalo de Confiança para Proporção
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Variação amostral, estimação pontual e intervalo de confiança
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Aula 2: Fontes primárias
POPULAÇÃO População Estatística: é o conjunto de entes portadores de pelo menos uma característica comum. Ex: Os estudantes, constituem uma população,
Conceitos de amostragem
AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
PROF. MSC. ANSELMO BAGANHA RAPOSO1 COLETA DE DADOS  INFORMAÇÕES CAPAZES DE RESPONDER ÀS INDAGAÇÕES. PLANEJAMENTO DE UMA PESQUISA a)Formulação dos objetivos:
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Pesquisa de Mercado Carlos Freire –
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Teoria da amostragem Camilo Daleles Rennó
1 Tamanho de amostra Prof. Luciana Nunes
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
1 A AMOSTRAGEM NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Roberto Morais.
CONCEITOS IMPORTANTES
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Estatística Básica

Etapas da pesquisa Definição do problema e objetivo; Definir claramente o problema a ser pesquisado requer adequada revisão de literatura; Formulação dos objetivos - objetivos bastante claros (a conclusão basicamente responde os objetivos); Planejamento da pesquisa; Execução da pesquisa; Coleta de dados; Análise de dados; Resultados; Conclusões;

TIPOS DE PESQUISA Pesquisa de levantamento – Observam-se diversas caracerísticas dos elementos de uma certa população ou amostra, utilizando-se questionários ou entrevistas. A observação é feita naturalmente e sem interferência do pesquisador. Pesquisa experimental – O pesquisador exerce controle sobre o tratamento que vai ser aplicado a cada elemento da amostra. Ha, portanto, interferência do pesquisador.

QUEM SE VAI PESQUISAR População – todas as possíveis realizações; Recomendada: População pequena, características de fácil mensuração, necessidade de alta precisão (censo-IBGE) Amostra – parte da população, sendo esta representativa (tecnicas de amosragem); Recomendada: Economia, tempo, confiabilidade e operacionalidade

COLETA DE DADOS Dados primários – diretamente coletados pelo pesquisador; Dados secundários – obtidos de outras fontes (Ex: Depto. Pessoal)

Elaboração de um questionário 1- Separar as características a serem levantadas para se atingir os objeivos; 2- Detectar, através da revisão bibliográfica, as formas de mensurar as variáveis em estudo (ex: IBGE); 3- Estabelecer as formas de mensuração das variáveis quantitativas (peso, altura, idade) e qualitativas (satisfação); 4- Elaborar uma ou mais perguntas para cada variável; 5- Verificar se a pergunta esta suficientemente clara; 6- Verificar se a pergunta esta induzindo a alguma resposta; 7- Verificar se a pergunta não é obvia; OBS: O questionário deve ser o mais completo para capturar todas as informações relevantes, no entanto, deve ser o mais curto possível. Relatórios longos geralmente perdem a confiabilidade das respostas.

Exercício Elaborar um esboço de questionário visando avaliar a relação entre a satisfação com o curso e o desempenho acadêmico. Explique por que questionários longos perdem confiabilidade das respostas.

Técnicas de amostragem Amostra aleatória simples Qualquer subconjuno da população com mesmo número de elementos, tem a mesma probabilidade de fazer parte da amostra. Em particular, temos que cada elemento da população tem a mesma probabilidade (n/N) de pertencer a amostra. Amostragem sistemática Retirar uma amostra de 1000 fichas, dentre uma população de 5000 fichas. Retira-se sistematicamente 1 a cada 5. A amostragem sistemática poder ser tratada como uma amostra aleatória simples se os elementos da população estiverem ordenados aleaóriamente.

Técnicas de amostragem Amostragem estratificada Divisão da população em estratos homogêneos internamentes (Ex: separação dos empregados por nível de instrução). Estratificada proporcional – semelhante a anterior, no entanto, a proporção de cada estrato é mantida na amostra (ex: eleição na escola - % diferentes para professores, servidores e alunos. Amostragem de conglomerados Em uma população de domicílios residenciais de uma cidade, os quarteirões formam conglomerados de domicilios. Em um primeiro estágio são selecionados alguns quarteirões e em um segundo estágio, faz-se nova selação aleatória.

Ténicas de amostragem Amostragem não aleatória Amostragem por cotas – semelhante à amostagem estratificada proporcional, onde seleciona-se uma cota de cada subgrupo, proporcional ao seu tamanho. Diferente da estratificada proporcional, a seleção não precisa ser aleatória. Para compensar a não aleatoriedade faz um grande número de divisão em subgrupos. Ex: divisão por localidade, nível de instrução e renda. Amostragem por julgamento Os elementos escolhidos são aqueles julgados como típicos da população que se deseja estudar. Ex: produção científica dos departamentos de uma instituição.

TAMANHO DE UMA AMOSTRA PARÂMETRO – medida que descreve características de uma população. ESTATÍSTICA – medida que descreve as caraceristicas de uma amostra. ESTIMADOR – estatística utilzada para avaliar um parâmetro da população.

Tamanho de uma amostra ERRO AMOSTRAL – é a diferença entre uma estatística e o parâmetro que se quer estimar. Para a determinação do tamanho de uma amostra, o pesquisador precisa especificar o erro amostral tolerável, ou seja, o quanto se admite errar. Ex: pesquisa eleitoral. 2% de erro. Candidato com 20% (18-22%)

Tamanho de uma amostra Uma formula sem o conhecimento do tamanho da população: n0 = 1/E20 N0 – tamanho da amostra; E20 – Erro amostral tolerável Se a população for muito grande (maior que vinte vezes o valor calculado N0) então N0 pode ser usado. Caso contrario sugere-se a seguinte correção: N = N x N0/ N + N0

Tamanho de uma amostra n0 = 1/E20 n0 = 1/(0,04)2 = 625 População = 200 Erro amostral de 4% e 95% de probalididade de estar correto n0 = 1/E20 n0 = 1/(0,04)2 = 625 Corrigindo em função do tamanho n = N x N0/ N + N0 N = 200 x 625/200 +625 = 152 Se a população fosse de 200.000 – n = 200.000 x625/200.000+625 = 623