RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
Plano de Ação Pedagógica
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Essa é minha escola.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Pederneiras- São Paulo
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Propostas de layout Modelo 1
Proposta de Intervenção Pedagógica
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Escola Municipal Professoras:
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Caracterização da Instituição
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
A Função do Professor Articulador
Deise Kramer Lima Fernandes
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
SITUAÇÕES.
PEI – Programa Educacional Individualizado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
O computador como Meio e como Fim...
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série, Educação Infantil e em 2006 foi implantado o Ensino Fundamental de nove anos. O Laboratório de Informática possui 06 computadores e participam deste curso uma Professora e uma Orientadora Educacional. Os alunos envolvidos nas atividades desenvolvidas no LI somam um total de 10 alunos com necessidades especiais diferenciadas: DM, DA, TDAH, dificuldade na aprendizagem e portador de deficiência física.

o trabalho foi feito com alunos na faixa etária de 09 a 15 anos, com necessidades especiais diferentes: Dificuldades na aprendizagem, DM leve e portador de deficiência física, DM leve, DA e TDAH. A escolaridades dele varia entre o 2º ano até a 4ª série do Ensino Fundamental, sendo que dentre eles, alguns não estão alfabetizados e outros repetiram várias vezes a 1ª série. Observando-os no dia-a-dia da escola, notei vários tipos de dificuldades: Relacionamento com colegas, irritação, violência, nervosismo, desconfiança, timidez e carência afetiva.

Esta experiência tem por objetivo obter maior conhecimento sobre o potencial do aluno PNEEs, o desenvolvimento de sua criatividade, motivação e interação, favorecendo sua aprendizagem individual e coletiva. através de atividades como: * Exploração e manuseio da máquina * Criação de e-mails *Uso de softwares educacionais No início, ficaram um tanto tímidos e receosos, demonstrando suas dificuldades em manusear o mouse, em entender alguns comandos, sinais de nervosismo e cansaço, mas aos poucos foram se envolvendo e passaram a demonstrar sinais de admiração e interesse. Jogaram, digitaram seus nomes e algumas palavras, criaram seus e-mails, O aluno DA, dava impressão que entendia tudo de computador, pois executava as atividades na maioria das vezes com ótima perfeição. Exploraram diversos comandos no programa tuxpaint, acessaram os sites: Papacaio e Canalkids e brincaram com os diferentes jogos ali existentes que e eles mesmos escolheram. Através dessas atividades, observei que nossos alunos têm muito potencial, apesar de suas limitações, e o lado emocional e afetivo foi bastante estimulado, levando a um bom desempenho das atividades.

O aluno DM leve e portador de deficiência física,estuda na 2ª série e possui muita dificuldade, no qual é sempre atendido e estimulado pela professora que não mede esforço para ajudá-lo. O aluno com TDAH, toma medicamentos fortes e muitas vezes demonstra mudança de comportamento, ora calmo, nervoso ou desconfiado, com os alunos com dificuldade na aprendizagem, com um foi fácil de trabalhar, pois o mesmo tinha iniciativa própria demonstrando ter um pouco de conhecimento da máquina, já com o outro tive que auxiliá-lo, pois não conseguiu sozinho e não estava alfabetizado, o aluno com DA, repetiu três vezes a 1ª série, não ouve nada, não usa aparelho e nos comunicamos apenas por sinais, é muito temperamental, ficou bastante concentrado e bastante empolgado com os jogos. Houve muita dificuldade na criação de e-mails, quanto a leitura, construção de textos, as quais foram sanadas com minha intervenção, assim, os alunos conseguiram criar e enviar e-mails, se superando e fazendo novas amizades. Todos têm suas dificuldades, suas limitações, e apesar de receosos, demonstraram muito interesse e satisfação quando da aplicação do projeto. A avaliação deu-se através da participação, do desempenho na execução das atividades, dos questionamentos feito pelos alunos, do comportamento frente as dificuldades e de sua interação com os demais colegas.

Acredito que frente aos recursos que a tecnologia oferece, seu uso será bastante rica e motivadora para promover o desenvolvimento dos alunos e desta forma promover a construção do seu conhecimento. O professor deve estar sempre atento ao que o aluno faz, inovando, adequando, interagindo e usando estratégias que vise a construção do conhecimento de forma coletiva e adequada a cada tipo de aluno, obtendo assim, resultados produtivos, necessários para a aprendizagem e para aumento de sua auto-estima. As atividades realizadas foram bastante pertinentes, o uso do laboratório de informática através do computador, é hoje um meio que oferece inúmeras possibilidades de ensino e de aprendizagem. Sua utilização auxilia na aquisição de conhecimentos pelo aspecto lúdico oferecido. Os professores devem desenvolver uma proposta pedagógica, utilizando o computador como recurso pedagógico e tendo coerência quanto a escolha de programas e softwares existentes, criando situações e permitindo que as ações dos alunos recriem essas situações, para que sejam capazes de construir conhecimentos. É através do envolvimento de todos e de um plano de ação pedagógica, onde haja a integração de família/escola/comunidade, é que realmente conseguiremos resultado positivos e significativos no processo de aquisição e construção do conhecimento, proporcionando condições cognitivas para o desenvolvimento de uma maior autonomia do aluno e sua inserção na sociedade moderna.