LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
PROJETO DE PESQUISA.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
PRODUÇÃO RESENHA.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
ESTILÍSTICA MODALIDADES ESTILÍSTICAS FRASAIS AULA 6
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
AULA 10 FILME “TEMPO DE MATAR” E O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção
O que é Argumentar? Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso. A argumentação.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
ESTAR SOZINHO....
Sawabona Shikoba.
Nomes: Amanda Stein e Natália Mesquita Turma: 81 Atividade Inter80
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
PROFA. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014
Sobre tudo o que é mágico
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Teoria e prática da argumentação
Platão e o mundo das Ideias
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio. Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Redação publicitária I
Leitura e interpretação de texto
TEXTO ARGUMENTATIVO O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar. Albert Einstein.
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
As bases da ciência moderna
Professora: Janine Fernandes
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Professor: Suderlan Tozo Binda
Surgimento do pensamento filosófico
O que é filosofia?.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO DATA: 22-9-2005 EQUIPE: PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

POR QUE APRENDER A ARGUMENTAR? “SABER ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, SABER INTEGRAR-SE AO UNIVERSO DO OUTRO. É TAMBÉM OBTER AQUILO QUE QUEREMOS, MAS DE MODO COOPERATIVO E CONSTRUTIVO, TRADUZINDO NOSSA VERDADE DENTRO DA VERDADE DO OUTRO.”

GERENCIANDO INFORMAÇÃO “POR MEIO DA LEITURA, PODEMOS REALIZAR O SAUDÁVEL EXERCÍCIO DE CONHECER AS PESSOAS E AS COISAS, SEM LIMITES NO ESPAÇO E NO TEMPO. DESCOBRIMOS, TAMBÉM, UMA OUTRA MANEIRA DE TRANSFORMAR O MUNDO, PELA TRANSFORMAÇÃO DE NOSSA PRÓPRIA MENTE.”

GERENCIANDO RELAÇÃO “CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DAS PARTES MAIS LONGÍNQUAS DO MUNDO, POR MEIO DA AVIAÇÃO A JATO, DA TEVÊ A CABO, DA INTERNET, MAS NÃO CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DO NOSSO PRÓXIMO.”

ARGUMENTAR, CONVENCER, PERSUADIR “ARGUMENTAR É A ARTE DE CONVENCER E PERSUADIR. CONVENCER É SABER GERENCIAR INFORMAÇÃO, É FALAR À RAZÃO DO OUTRO, DEMONSTRANDO, PROVANDO. (...) PERSUADIR É SABER GERENCIAR RELAÇÃO, É FALAR À EMOÇÃO DO OUTRO.”

UM POUCO DE HISTÓRIA “OS MÉTODOS RETÓRICOS DA EXPLORAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA E DOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE UM OBJETO OU SITUAÇÃO TÊM SIDO O MOTOR QUE VEM IMPULSIONANDO O GRANDE AVANÇO MODERNO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.”

CONDIÇÕES DA ARGUMENTAÇÃO “A PRIMEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER DEFINIDA UMA TESE E SABER PARA QUE TIPO DE PROBLEMA ESSA TESE É A RESPOSTA. (...) A SEGUNDA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UMA ‘LINGUAGEM COMUM’ COM O AUDITÓRIO.”

“(...) A TERCEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UM CONTATO POSITIVO COM O AUDITÓRIO, COM O OUTRO. (...) FINALMENTE, A QUARTA CONDIÇÃO E A MAIS IMPORTANTE DELAS: AGIR DE FORMA ÉTICA.”

O AUDITÓRIO “O AUDITÓRIO É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE QUEREMOS CONVENCER E PERSUADIR. (...) É PRECISO NÃO CONFUNDIR INTERLOCUTOR COM AUDITÓRIO.”

CONVENCENDO AS PESSOAS “AO INICIAR UM PROCESSO ARGUMENTATIVO VISANDO AO CONVENCIMENTO, NÃO DEVEMOS PROPOR DE IMEDIATO NOSSA TESE PRINCIPAL, A IDÉIA DE QUE QUEREMOS ‘VENDER’ AO NOSSO AUDITÓRIO.”

AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS “TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS SÃO OS FUNDAMENTOS QUE ESTABELECEM A LIGAÇÃO ENTRE AS TESES DE ADESÃO INICIAL E A TESE PRINCIPAL.”

“ESSAS TÉCNICAS COMPREENDEM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS: OS ARGUMENTOS QUASE LÓGICOS E OS ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS NA ESTRUTURA DO REAL.”

DANDO VISIBILIDADE AOS ARGUMENTOS “RECURSOS DE PRESENÇA SÃO PROCEDIMENTOS QUE TÊM POR OBJETIVO ILUSTRAR A TESE QUE QUEREMOS DEFENDER.”

PERSUADINDO AS PESSOAS “A PRIMEIRA LIÇÃO DE PERSUASÃO QUE TEMOS A APRENDER É EDUCAR NOSSA SENSIBILIDADE PARA OS VALORES DO OUTRO.”

EMOÇÕES E VALORES “RAIVA, MEDO E TRISTEZA SÃO EMOÇÕES DISFÓRICAS. AMOR E ALEGRIA, EUFÓRICAS. NOSSOS VALORES ESTÃO LIGADOS A EMOÇÕES EUFÓRICAS.”

AS HIERARQUIAS DE VALORES “FATORES CULTURAIS, HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS INFLUEM NA ELABORAÇÃO DOS VALORES E HIERARQUIAS.”

ALTERANDO A HIERARQUIA DE VALORES “PARA RE-HIERARQUIZAR OS VALORES DO NOSSO AUDITÓRIO, PODEMOS UTILIZAR ALGUMAS TÉCNICAS CONHECIDAS DESDE A ANTIGÜIDADE E QUE RECEBIAM O NOME DE LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO.”

AFINAL DE CONTAS, O QUE É ARGUMENTAR? “ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, CONVENCER, OU SEJA, VENCER JUNTO COM O OUTRO, CAMINHANDO AO SEU LADO, UTILIZANDO, COM ÉTICA, AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS, PARA REMOVER OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O CONSENSO.”

“ARGUMENTAR É TAMBÉM SABER PERSUADIR, PREOCUPAR-SE EM VER O OUTRO POR INTEIRO, OUVI-LO, ENTENDER SUAS NECESSIDADES, SENSIBILIZAR-SE COM SEUS SONHOS E EMOÇÕES.”

APRENDENDO A ‘DESENHAR E ‘PINTAR’ COM PALAVRAS “PARA SERMOS CRIATIVOS NA ESCOLHA DAS PALAVRAS-CHAVE QUE PRETENDEMOS USAR, PRECISAMOS SILENCIAR, POR ALGUNS MOMENTOS, NOSSO PENSAMENTO LÓGICO, PARA SÓ ENTÃO FAZER ESCOLHAS.”