LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO DATA: 22-9-2005 EQUIPE: PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
POR QUE APRENDER A ARGUMENTAR? “SABER ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, SABER INTEGRAR-SE AO UNIVERSO DO OUTRO. É TAMBÉM OBTER AQUILO QUE QUEREMOS, MAS DE MODO COOPERATIVO E CONSTRUTIVO, TRADUZINDO NOSSA VERDADE DENTRO DA VERDADE DO OUTRO.”
GERENCIANDO INFORMAÇÃO “POR MEIO DA LEITURA, PODEMOS REALIZAR O SAUDÁVEL EXERCÍCIO DE CONHECER AS PESSOAS E AS COISAS, SEM LIMITES NO ESPAÇO E NO TEMPO. DESCOBRIMOS, TAMBÉM, UMA OUTRA MANEIRA DE TRANSFORMAR O MUNDO, PELA TRANSFORMAÇÃO DE NOSSA PRÓPRIA MENTE.”
GERENCIANDO RELAÇÃO “CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DAS PARTES MAIS LONGÍNQUAS DO MUNDO, POR MEIO DA AVIAÇÃO A JATO, DA TEVÊ A CABO, DA INTERNET, MAS NÃO CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DO NOSSO PRÓXIMO.”
ARGUMENTAR, CONVENCER, PERSUADIR “ARGUMENTAR É A ARTE DE CONVENCER E PERSUADIR. CONVENCER É SABER GERENCIAR INFORMAÇÃO, É FALAR À RAZÃO DO OUTRO, DEMONSTRANDO, PROVANDO. (...) PERSUADIR É SABER GERENCIAR RELAÇÃO, É FALAR À EMOÇÃO DO OUTRO.”
UM POUCO DE HISTÓRIA “OS MÉTODOS RETÓRICOS DA EXPLORAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA E DOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE UM OBJETO OU SITUAÇÃO TÊM SIDO O MOTOR QUE VEM IMPULSIONANDO O GRANDE AVANÇO MODERNO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.”
CONDIÇÕES DA ARGUMENTAÇÃO “A PRIMEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER DEFINIDA UMA TESE E SABER PARA QUE TIPO DE PROBLEMA ESSA TESE É A RESPOSTA. (...) A SEGUNDA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UMA ‘LINGUAGEM COMUM’ COM O AUDITÓRIO.”
“(...) A TERCEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UM CONTATO POSITIVO COM O AUDITÓRIO, COM O OUTRO. (...) FINALMENTE, A QUARTA CONDIÇÃO E A MAIS IMPORTANTE DELAS: AGIR DE FORMA ÉTICA.”
O AUDITÓRIO “O AUDITÓRIO É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE QUEREMOS CONVENCER E PERSUADIR. (...) É PRECISO NÃO CONFUNDIR INTERLOCUTOR COM AUDITÓRIO.”
CONVENCENDO AS PESSOAS “AO INICIAR UM PROCESSO ARGUMENTATIVO VISANDO AO CONVENCIMENTO, NÃO DEVEMOS PROPOR DE IMEDIATO NOSSA TESE PRINCIPAL, A IDÉIA DE QUE QUEREMOS ‘VENDER’ AO NOSSO AUDITÓRIO.”
AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS “TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS SÃO OS FUNDAMENTOS QUE ESTABELECEM A LIGAÇÃO ENTRE AS TESES DE ADESÃO INICIAL E A TESE PRINCIPAL.”
“ESSAS TÉCNICAS COMPREENDEM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS: OS ARGUMENTOS QUASE LÓGICOS E OS ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS NA ESTRUTURA DO REAL.”
DANDO VISIBILIDADE AOS ARGUMENTOS “RECURSOS DE PRESENÇA SÃO PROCEDIMENTOS QUE TÊM POR OBJETIVO ILUSTRAR A TESE QUE QUEREMOS DEFENDER.”
PERSUADINDO AS PESSOAS “A PRIMEIRA LIÇÃO DE PERSUASÃO QUE TEMOS A APRENDER É EDUCAR NOSSA SENSIBILIDADE PARA OS VALORES DO OUTRO.”
EMOÇÕES E VALORES “RAIVA, MEDO E TRISTEZA SÃO EMOÇÕES DISFÓRICAS. AMOR E ALEGRIA, EUFÓRICAS. NOSSOS VALORES ESTÃO LIGADOS A EMOÇÕES EUFÓRICAS.”
AS HIERARQUIAS DE VALORES “FATORES CULTURAIS, HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS INFLUEM NA ELABORAÇÃO DOS VALORES E HIERARQUIAS.”
ALTERANDO A HIERARQUIA DE VALORES “PARA RE-HIERARQUIZAR OS VALORES DO NOSSO AUDITÓRIO, PODEMOS UTILIZAR ALGUMAS TÉCNICAS CONHECIDAS DESDE A ANTIGÜIDADE E QUE RECEBIAM O NOME DE LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO.”
AFINAL DE CONTAS, O QUE É ARGUMENTAR? “ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, CONVENCER, OU SEJA, VENCER JUNTO COM O OUTRO, CAMINHANDO AO SEU LADO, UTILIZANDO, COM ÉTICA, AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS, PARA REMOVER OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O CONSENSO.”
“ARGUMENTAR É TAMBÉM SABER PERSUADIR, PREOCUPAR-SE EM VER O OUTRO POR INTEIRO, OUVI-LO, ENTENDER SUAS NECESSIDADES, SENSIBILIZAR-SE COM SEUS SONHOS E EMOÇÕES.”
APRENDENDO A ‘DESENHAR E ‘PINTAR’ COM PALAVRAS “PARA SERMOS CRIATIVOS NA ESCOLHA DAS PALAVRAS-CHAVE QUE PRETENDEMOS USAR, PRECISAMOS SILENCIAR, POR ALGUNS MOMENTOS, NOSSO PENSAMENTO LÓGICO, PARA SÓ ENTÃO FAZER ESCOLHAS.”