Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.

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Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães

 O vigente cenário sociopolítico e tecnológico transformou a logística em um fator essencial para o desenvolvimento dos sistemas corporativos. Nessa perspectiva, o progresso da logística envolve:  Consistência e coordenação das atividades e dos processos logísticos (suprimentos, produção e distribuição)  Coordenação com demais áreas funcionais da empresa e com o ambiente externo A falta de uma visão sistêmica acerca da logística se reflete em: Subestimação da importância do cliente Níveis de desempenho aquém do desejado Altos custos logísticos Ciclos longos de produção Pouca flexibilidade para realizar mudanças estratégicas

Logística Tradicional “Culto da Quantidade” e fragmentação do controle das atividades operacionais Logística Integrada “Culto do Serviço ao Cliente” e integração entre as áreas e entre os processos produtivos FontesFornecedorProcessadorDistribuidorVarejista Consumidor Cadeia Logística Tradicional Ciclo de vida dos produtos mais curto Necessidade de parcerias Novos canais para os clientes Ação mais limitada dos distribuidores Competição externa Clientes mais bem informados * Fatores que pressionam a mudança da logística tradicional para a integrada

Competição Externa A valorização de distintos elementos competitivos determina o foco gerencial em distintos objetivos de desempenho. Exemplos: Uma demanda populacional por preço baixo induz ao foco na gestão estratégica do custo. Uma demanda por produtos e serviços inovadores induz à procura por flexibilidade no processo produtivo. Além disso, quanto maior a confiabilidade e a estabilidade oferecida aos clientes, na entrega de mercadorias, maior é a competência da empresa em se adaptar às oscilações do mercado; portanto maior é o seu potencial competitivo.

O ciclo de vida dos produtos está se tornando cada vez menor, devido ao rápido avanço tecnológico e às constantes transformações na sociedade de consumo. Os clientes estão mais exigentes e mais bem informados, o que eleva a pressão para que haja uma cadeia logística, de fato, integrada e competente. Há um aumento da racionalização da base de fornecedores, ou seja, um relacionamento mais próximo e equilibrado entre empresa e fornecedor. Ex: Sistema modular de fornecimento e Efficient Consumer Response (ECR).

 Universo da cadeia logística integrada Fontes de Suprimento FornecedoresProcessadores DistribuidoresVarejistasConsumidores Mercadorias e produtos Informação e Recursos