Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Políticas Públicas e Álcool
A instituição escolar e a violência
Políticas sobre Álcool e Drogas - Governo do Estado de São Paulo
Políticas Públicas e Álcool
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Isolamento Social.
Aplicação do Find Risk: The Diabetes Risk Score
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
Drogas na adolescência
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
A TELEVISÃO.
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
Proposta de projeto “crescendo sem violência”
Alcoolismo.
O HÁBITO DE FUMAR ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E FARMÁCIA Disciplina de Sociologia II Prof. Responsável: Magda Vianna de Souza (FFCH) Prof.
Novembro/ 2010 Avaliação de impacto social 1.Objetivos, metodologia e amostra 2.Principais aprendizados Agenda.
Ester Viana da Silva 2° PPM
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Thamires Sousa – 2PPManhã
OS JOVENS E AS DROGAS.
Diretrizes de um programa de prevenção
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Formulação de problemas
Maternidade na adolescência
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES GERACIONAIS ENFOCANDO A GERAÇÃO Z
Capacitação em Eventos
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
DANIELE ETTER DA SILVA CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL ESCOLA SEAC CACHOEIRA DO SUL 22 DE AGOSTO DE 2013 ITATI RS.
TER AMIGAS PRODUZ O HORMÔNIO OXITOCINA (efeito calmante)
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Alimentação e Saúde Ortorexia e Vigorexia.
AS AMIGAS CURAM.
Escola D. Manuel I - Tavira Ano Letivo 2012 / 2013 Docentes : Vanda Delgado Sérgio Santos Discentes : António Pires, nº 5 Maria Pires, nº19 Mariana Afonso,
JUSTIFICATIVA Justificativa é a apresentação da resposta da seguinte questão: Por quê? Consiste de uma exposição sucinta das razões que tornam a realização.
Porque fumam os jovens?.
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Drogas na sociedade e na família
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
PROJETO SOCIAL TIRE O CRACK DO CRACK
Cessação do tabagismo em grupos especiais: como motivá-los? IDOSOS Dra. Maria Eunice M. Oliveira Responsável pelo Programa de Tabagismo do Hospital N.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DROGAS NAS ESCOLAS AS DROGAS NAS ESCOLAS AULA 2.
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
O uso das tecnologias na escola
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPORTE: PROMOVENDO A CIDADAN IA RELATÓRIO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS PELA SECRETARIA.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Transcrição da apresentação:

Projeto Ciência Arte e Magia “Educação em Saúde: Qual a verdadeira realidade?” Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise Rejâne Maria Lira-da-Silva

Introdução Segundo os PCN (1998), saúde não é apenas falta de doença; O tema saúde e doença tem grande abrangência, enfocando também as drogas; O consumo de drogas na adolescência causa grande preocupação à saúde pública;

Objeto Qual a verdadeira realidade? Educação em Saúde: Drogas na Adolescência no contexto Escolar.

Objetivos Medir o grau de conhecimento acerca do tema; - Investigar como tende a ser o primeiro contato; - A influência da mídia; - Reação da família acerca desse problema;

Justificativa A sociedade vive as conseqüências desse problema (Gobatto Junkes, Membro da Comissão de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas); Segundo Castro e Abramovay (2002), drogas e violência são temas em evidência. Para buscarmos a solução ou a diminuição deste problema;

Método Questionário quali-quantitativo, com 17 perguntas objetivas e 9 subjetivas, (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); Questionários aplicados no Colégio Estadual Oliveira Britto, Colégio da Polícia Militar (CPM, Salvador), Colégio da Policia Militar (Feira), Centro Educacional de Seabra e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Esse tipo de questionário dá oportunidade ao entrevistado de emitir sua opinião e permite obtermos respostas em porcentagem;

Resultados 88 Inquéritos; Faixa Etária: 14 a 22 anos; 55% Feminino e 45% Masculino; 40% afirmou já ter usado drogas; Substância química que altera o organismo e as atitudes das pessoas; 70% disse já ter consumido cigarros ou bebidas alcoólicas;

Resultados Depoimentos: “Estar em outro mundo, alegria exagerada;” “Alertarão sobre o perigo e a freqüência;” “Até chegar ao seu limite;” “Influência de amigos e familiares;” “É um erro usar drogas, além de ter um final muito triste;”

Resultados + Discussão Resultados semelhantes ao de “Drogas nas Escolas”: - Aumento do consumo; - Os homens bebem mais; - Consideram o álcool como droga;

Conclusões Os jovens têm plena consciência do mal que as drogas fazem; Existe um consumo exagerado, porém esse consumo é justificado como diversão; Mesmo os que consomem por diversão sabem o mal que as drogas fazem;