O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

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O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

ELIÉLLI DOS SANTOS GERON KARLA FERNANDA CASIRAGHI GOLON PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA CETEC – QUEDAS DO IGUAÇU

INTRODUÇÃO A aprendizagem se constitui em um processo que vai ao longo dos anos, onde se divide em várias etapas, desde o nascimento até a vida adulta. Para a pessoa com a Síndrome de Down o processo de aprendizagem é o mesmo, com uma pequena diferença, que elas aprendem com mais lentidão, que vai depender do grau da sua síndrome. A importância deste trabalho é o fato de que uma pessoa com Síndrome de Down possa aprender e se desenvolver como uma pessoa normal, mas com um grau de dificuldade maior necessitando de um tempo mais longo para que este ocorra este processo de ensino – aprendizagem

HISTÓRICO ESCULTURAS DOS OLMEC CONTROVERSIAS ENTRE OS SEC. XIV E XVI 1866 - JOHN LANGDON DOWN ERAM CHAMADOS DE MONGOLOIDES

O QUE É A SÍNDROME DE DOWN ATRASO MOTOR E MENTAL ANOMALIA NO PAR CROMOSSOMO 21 TRISSOMIA 21, MOSAICISMO, TRANSLOCAÇÃO

CARACTERISTICAS

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SINDROME DE DOWN O desenvolvimento da criança com Síndrome de Down é semelhante ao de uma criança sem a Síndrome. Etapas são grandes marcos atingidos. Ritmo mais lento. O comunicado é o momento mais importante. Preconceito.

ALIMENTAÇÃO Amamentação no peito. Pré disposição a obesidade. Dieta equilibrada.

APRENDIZAGEM Iniciará na pré escola aos 6 anos. Métodos são os mesmo de uma criança sem a síndrome. Escola especial. Obtém conceitos: Quantidade, tamanho, espaço... Alfabetização.

APRENDIZAGEM DO 0 AOS 2 ANOS A criança precisa ser estimulada com exercícios. Instrumentos : brinquedos ( coloridos, formas e tamanhos diferentes). APRENDIZAGEM DOS 2 AOS 7 ANOS 2 os 5 anos - personalidade. Aos 5 anos a criança Down já esta andando. Educação igual a qualquer outra. Capacidade varia de acordo com cada criança. Estimulação com brinquedos, pinturas entre outras.

APRENDIZAGEM DOS 7 AOS 12 ANOS Operações mentais. Separação de objetos. Termos  maior ou menor. APRENDIZAGEM APÓS OS 12 ANOS Operações lógicas ( palavras e símbolos). Aos 15 anos resolve problemas.

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE Não esta preparado para a vida independente. Desenvolvimento diferente feminino e masculino. Tendência viverem isolados. Possuem interesse pelo sexo oposto. Infertilidade masculina. PROFISSIONALIZAÇÃO Pinturas, produção de cartões, artesanatos... Mercado de trabalho  carteira assinada.

ASPECTO EMOCIONAL COMO RELACIONAR-SE Bebe é molinho. Precisa de amigos, calor humano, carinho e compreensão... COMO RELACIONAR-SE A escola é importante no segmento social que contribui para o desenvolvimento.

CONCLUSÃO Analisou-se melhor o modo de agir das crianças com Síndrome de Down e na procura desse entendimento, observou-se que são capazes de aprender dentro de sua capacidade o que lhe for ensinado . Atualmente já é comprovado que crianças e jovens com Síndrome de Down podem alcançar estágios muito mais avançados de raciocínio e de desenvolvimento, podendo estudar em escolas regulares, falar e escrever bem, serem independentes nas atividades diárias e praticar esportes, além de ser inserida no mercado de trabalho.