Professor: Sérgio Henrique Barszcz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Aula – Conceito de Planejamento
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Sistema de Informação Gerencial
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Gestão Estratégica da Informação
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Estratégica
Administração Financeira III
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Disciplina: Administração Mercadológoica
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Sistemas de Informação Capítulo 2
U07 Grupo 19V.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Conceitos básicos sobre organizações
Logística Interna.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Abrangência do Planejamento
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Funções da Administração
Ética Profissional em Administração
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Capítulo 8 Controle.
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Sistemas de informação para processos produtivos
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Planejamento e Responsabilidade Social
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Professor: Sérgio Henrique Barszcz Revisão dos Conceitos de Administração Professor: Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. O conceito central de Administração está disposto em ordem nas funções administrativas, Planejamento, Organização, Direção e Controle; Devem ser utilizadas como um processo ou sistema, ciclicamente apoiadas por retroalimentações; O fluxo de informações é inversamente proporcional: do Planejamento ao Controle e do Controle ao Planejamento. Tanto no processo quanto na hierarquia. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. F E D B A C K PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Independente da função empresarial, a utilização das funções administrativas ou do processo administrativo se dá de forma mais acentuada nos níveis hierárquicos mais altos. Assim quanto mais elevado é o cargo mais seu ocupante deverá fazer uso do processo de administração. Quanto menos elevado mais o seu ocupante fará uso de funções técnicas correspondentes ao seu cargo. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Maior uso das funções Administrativas Planejamento estratégico tático operacional Controle Maior uso das atividades técnicas Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Planejamento: previsão, projeção, predição, planos; Organização: recursos em tempo, lugar e quantidades corretas. Desenho organizacional; Direção: liderança e comando, motivação e comunicação; Controle: ferramentas de avaliação do processo. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. As funções empresariais, são as atividade inerentes ao desenvolvimento da empresa, normalmente chamadas e convencionadas de áreas de gestão: Exemplos: Finanças, Marketing, Produção, Recursos Humanos, Qualidade, Vendas, Materiais, etc. Marketing de serviços Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. R H MATERIAIS ESTRATÉGICO PRODUÇÃO QUALIDADE TÁTICO OPERACIONAL VENDAS FINANÇAS MARKETING LOGÍSTICA Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. O processo de administração acontece de forma sistemica abrangendo toda a organização e ter a capacidade de responder às situações e mutações ambientais na forma de tomada de decisões. Recursos, políticas, diretrizes e cultura e os elementos componentes do ambiente organizacional são variáveis que vão interferir no sistema e nos processos administrativos. Destes recursos, a informação é fundamental. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO SAÍDAS ENTRADAS PROCESSOS FEEDBACK Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Elementos do ambiente interno: Recursos: humanos, financeiros, patrimoniais e materiais, tecnológicos, informacionais; Política; Diretrizes e Normas; Cultura; Sócios e Acionistas; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Elementos do ambiente externo: Recursos: humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, informacionais; Fornecedores, Clientes, Concorrentes, Stakeholders; Governo e Leis; Economia Global, Nacional ou Regional; Natureza, Sociedade e Cultura. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Atualmente o conceito de Stakeholders tem feito parte do sistema da empresas e de sua gestão. Termo em inglês amplamente utilizado para designar partes interessadas, ou seja, qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar o negócio, por meio de suas opiniões ou ações, ou ser ele afetado: público interno: fornecedores, consumidores, comunidade, governo, acionistas, etc (GONÇALVES, 2006, p.82). Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Os stakeholders, podem então impactar ou serem impactados, quer social, ambiental ou economicamente, pelas ações da organização. Bethlem (2004) exemplifica os seguintes personagens, como possíveis stakeholders de uma empresa: funcionários, dirigentes, acionistas, clientes, fornecedores, governo, grupos de interesse, como as ONGs ou ainda um partido político, a mídia como televisão e rádio, sindicatos, instituições financeiras e até concorrentes. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Eficiência: Fazer as coisas de maneira adequada; Resolver problemas; Salvaguardar os recursos aplicados; Cumprir seu dever; Reduzir custos; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Eficácia: Fazer as coisas certas; Produzir alternativas criativas; Maximizar a utilização de recursos; Obter resultados; Aumentar o lucro; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. Efetividade: Manter-se no ambiente; Apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo (permanentemente) Para ser efetiva a empresa deve ser eficiente e eficaz. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Atenção aos problemas, principalmente operacionais Atenção aos problemas empresariais que interagem com o ambiente Interna Externa Eficiência Baixa Alta Atenção ao desempenho da empresa em seu ambiente Eficácia Objetivos empresariais alcançados, mas não no nível ideal; Utilização inadequada dos recursos disponíveis. Objetivos empresariais alcançados; Utilização adequada dos recursos disponíveis. Atenção ao desempenho da empresa como um todo. Objetivos empresariais normalmente não alcançados; Utilização inadequada dos recursos disponíveis Objetivos empresariais algumas vezes alcançados; Eficiência e eficácia nas empresas. Fonte: Oliveira (2004, p.39). Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos Centrais de Administração. A eficácia de uma empresa depende, basicamente, de dois aspectos: Da sua capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente, onde estão os fatores não controláveis da empresa; Da sua flexibilidade e adaptabilidade, visando usufruir dessas oportunidades e atender às necessidades identificadas no ambiente. Prof. Sérgio Henrique Barszcz