NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO QUADRO DE REFERÊNCIA ALTERAÇÕES AO REGIME JURÍDICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO REGIONAL
Advertisements

FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
1 Uma decisão legal, prudente e acertada A melhor forma de evitar problemas à Administração Pública.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Acórdão Nº 329/99 do Tribunal Constitucional
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
Enquadramento legal dos procedimentos de avaliação e acreditação Outubro de 2009 A3ES.
Indicador 12 – Ordenamento do Território Grupo B – Consolidação do Espaço Urbano O grupo B é composto por 2 sub-indicadores: B.1 – Taxa de execução do.
ordenamento do território e urbanismo
1 MÓDULO: AS LEIS QUE NOS REGEM… Paredes, 29 de Junho de 2007 Carlos Sousa Pinto UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Estrutura de um Processo de Licenciamento
A Lei nº 75/2013 e os novos instrumentos de delegação de competências nas freguesias História e evolução.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
1 IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS NO ÂMBITO DA LEI Nº 3-B/2010, DE 28 DE ABRIL (ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2010) José M. T. Martinho.
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
© Luís M.S. Oliveira
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Lei de bases da actividade física e desportiva
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Novas Oportunidades para a Agricultura COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
Os Novos Marcos Regulatórios
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Aprezentação sobre Processos de Fiscalização Prévia Ministério da Justiça Fevereiro 2013.
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO Évora 25 de Fevereiro de 2008 Ana Cristina Bordalo Assessora do Secretário de Estado Adjunto e da Administração.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
A CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA
Superintendência de Colegiados
1 1.
1 Ciência da Legislação Fazer normas jurídicas: Porquê? Para quê? Como? Quem?
Santarém - 9 junho 2015.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Módulo 4 – Legislação desportiva
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Omar Chamon
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
Créditos Adicionais.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
A contratação colectiva
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA Uma proposta de remodelação legal e regulamentar.
MINICURSO LEGISLAÇÃO ESTADUAL APLICADA À DEFESA DO MEIO AMBIENTE
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Economia: Modernização e Simplificação de Procedimentos Isabel Catarina Rodrigues.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO QUADRO DE REFERÊNCIA ALTERAÇÕES AO REGIME JURÍDICO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL ALTERAÇÃO AO REGIME JURÍDICO DOS DOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS ALTERAÇÃO AO REGIME JURÍDICO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COM REFORÇO DA RESPONSABILIDADE MUNICIPAL EM MATÉRIA DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO

INTERVENÇÃO SUPLETIVA DO GOVERNO NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO NOVOS CONCEITOS INTERVENÇÃO SUPLETIVA DO GOVERNO AGORA QUE ESTÃO DISPONÍVEIS OS INSTRUMENTOS DE HIERARQUIA SUPERIOR – PNPOT (LEI 58/2007 DE 4.9) E BREVEMENTE A TOTALIDADE DOS PROT – QUE ENQUADRAM AS OPÇÕES A FORMULAR NO ÂMBITO DOS PMOT E NA ESFERA DE DECISÃO PRÓPRIA DOS MUNICÍPIOS.

Procede à 6ª alteração ao DL 555/99 de 16.12 NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO NOVOS CONCEITOS LEI 60/07 DE 4 DE Setembro Procede à 6ª alteração ao DL 555/99 de 16.12 (APRESENTAÇÃO DO DIPLOMA PELO SR. SEAL) Com continuidade nas reformas dos regimes sectoriais de licenciamento nos domínios industrial, turístico e comercial. Altera radicalmente o regime de consultas ás entidades externas ao município; A consulta passa a ser feita em simultâneo por via electrónica; Atribuído à CCDR o poder de concertação entre as várias entidades; Em síntese, é substituído o paradigma do controle burocrático e do centralismo pela utilização das NOVAS TECNOLOGIAS, DIGNIFICAÇÃO DA AUTONOMIA LOCAL e INCENTIVO ao INVESTIMENTO e à COMPETITIVIDADE LOCAL e REGIONAL.

NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO NOVOS CONCEITOS MEDIDA DO PROGRAMA SIMPLEX – SIMPLIFICAR E AGILIZAR OS PROCEDIMENTOS DE GESTÃO URBANÍSTICA PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO É ASSOCIADO Á UTILIZAÇÃO DE EDIFÍCIOS DIMINUIÇÃO DO CONTROLO PRÉVIO CONTRABALANÇADO PELO REFORÇO DA FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL ISENÇÃO DE QUALQUER CONTROLO NA COMUNICAÇÃO PRÉVIA CONCRETIZANDO-SE APENAS NA RESPECTIVA SUJEIÇÃO SIMPLIFICAÇÃO DO LICENCIAMENTO, QUE CONSTITUI A REGRA

NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO REGIME TRANSITÓRIO A 3 de Março de 2008 entra em vigor a Lei 60/2007 publicada a 4 de Setembro O artigo 6º estabelece o Regime Transitório - Dos procedimentos a adoptar enquanto não estiver em funcionamento o sistema informático

TENDO SEMPRE PRESENTE QUE ESTE É UM PROCEDIMENTO MUNICIPAL PARA CADA TIPO DE PROCEDIMENTO: QUEM O ACTIVA E EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS? DESTINATÁRIO?

5 DIAS PARA INICIAR A CONSULTA CONSULTA A ENTIDADES EXTERNAS LICENCIAMENTO (ART 13 E 13-A) COMUNICAÇÃO PRÉVIA (ART 13 E 13-A) INFORMAÇÃO PRÉVIA (ART 15 13 E 13-A) PARECER, APROVAÇÃO OU AUTORIZAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO DAS ENTIDADES IDENTIFICADAS CCDR GESTOR DO PROCEDIMENTO – CM SISTEMA INFORMÁTICO 5 DIAS PARA INICIAR A CONSULTA ÁS ENTIDADES POSIÇÃO DIVERGENTE – DECORRENTE DE COMPETÊNCIAS LEGAIS OU REGULAMENTARES NÃO É DIVERGENTE MAS CONSTITUI UM PARECER VINCULATIVO (Nº6 DO Art 13) POSIÇÃO DIVERGENTE DECORRENTE DE PARECERES OPINATIVOS TRADUZIDOS EM PARECERES CONDICIONADOS CUJO OBJECTO SEJA PASSÍVEL DE CONVERGÊNCIA CCDR COMUNICAÇÃO AO GESTOR DO PROCEDIMENTO – CM – ATRAVÉS DO SISTEMA INFORMÁTICO DA DECISÃO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA

CONSULTA PRÉVIA DO INTERESSADO ÁS ENTIDADES EXTERNAS (ART 13-B) PARECER, APROVAÇÃO OU AUTORIZAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO DAS ENTIDADES IDENTIFICADAS QUE NÃO FORAM CONSULTADAS CCDR GESTOR DO PROCEDIMENTO – CM SISTEMA INFORMÁTICO CONSULTA PRÉVIA DO INTERESSADO A TODAS AS ENTIDADES EXTERNAS POSIÇÕES DIVERGENTES TODOS OS PARECERES FAVORÁVEIS POSIÇÃO DIVERGENTE – DECORRENTE DECOMPETÊNCIAS LEGAIS OU REGULAMENTARES NÃO É DIVERGENTE MAS CONSTITUI UM PARECER VINCULATIVO (Nº6 DO Art 13) POSIÇÃO DIVERGENTE DECORRENTE DE PARECERES OPINATIVOS TRADUZIDOS EM PARECERES CONDICIONADOS CUJO OBJECTO SEJA PASSÍVEL DE CONVERGÊNCIA CCDR COMUNICAÇÃO AO GESTOR DO PROCEDIMENTO – CM – ATRAVÉS DO SISTEMA INFORMÁTICO DA DECISÃO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DA NECESSÁRIA INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA DO DIPLOMA

IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DA EXISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO ADEQUADO DA PLATAFORMA DIGITAL (PORTA DE SAÍDA DA CÂMARA MUNICIPAL E DE ENTRADA NA “VOZ” ÚNICA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL) ENQUANTO NÃO HOUVER PLATAFORMA DIGITAL DEPENDE AINDA DO ENVIO DO NÚMERO DE EXEMPLARES SUFICIENTES PARA A CONSULTA ÁS ENTIDADES IDENTIFICADAS PELO GESTOR DO PROCESSO

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DO GESTOR DO PROCEDIMENTO AO QUAL CABE EXERCER AS COMPETÊNCIAS DEFINIDAS ATÉ AO ARTIGO 13 INCLUSIVÉ O QUE SIGNIFICA: VERIFICAR A CONFORMIDADE COM OS PMOT E OBSERVAÇÃO DAS NORMAS TÉCNICAS E LEGAIS CONSTANTES DO REQUERIMENTO (1 E 2 DO ARTIGO 10º) IDENTIFICAR AS ENTIDADES A CONSULTAR APLICAR O PREVISTO NO ARTIGO 11- APERFEIÇOAMENTO DO PEDIDO OU REJEIÇÃO LIMINAR (DEFICIENTE INSTRUÇÃO OU VIOLAÇÃO DE NORMAS LEGAIS E REGULAMENTARES APLICÁVEIS)

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DA CHEGADA VIA PALATAFORMA DIGITAL À CCDR NAS CONDIÇÕES ANTERIORMENTE REFERIDAS TENDO PRESENTE QUE A CCDR NO ÂMBITO DO ARTIGO 13-A NÃO PODE SOLICITAR ELEMENTOS ADICIONAIS ATÉ AO MOMENTO DA CONFERÊNCIA DECISÓRIA NÃO HÁ ANÁLISE DE PROCESSO SÓ HÁ LUGAR A CONFERÊNCIA DECISÓRIA QUANDO EXISTAM PARECERES CUJO OBJECTO POSSA SER MATÉRIA PASSÍVEL DE CONVERGÊNCIA

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DO REFERIDO ENTENDIMENTO SISTEMÁTICO: O ARTIGO 13-A NÃO SE APLICA A PROCEDIMENTOS ESPECIAIS COMO OS DOS ARTIGOS 7º (OPERAÇÕES LOTEAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E LOCAL), 37º (EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS, ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E EM IMÓVEIS CLASSIFICADOS/EM VIAS DE), 38º (EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS ) E 42º (AUSÊNCIA DE PMOT). (O PARECER ÚNICO NESTE CASO É A SÍNTESE DOS PARECERES DAS ENTIDADES CONSULTADAS E NÃO DA CCDR)

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL IMPORTA RETER QUE UMA EFICAZ OPERACIONALIZAÇÃO DESTE REGIME DEPENDE DO REFERIDO ENTENDIMENTO SISTEMÁTICO: EM PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - ARTIGO 7º (OPERAÇÕES LOTEAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E LOCAL), 37º (EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS, ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E EM IMÓVEIS CLASSIFICADOS/EM VIAS DE), 38º (EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS ) E 42º (AUSÊNCIA DE PMOT) A CCDR EXERCE A DUPLA FUNÇÃO DE ENTIDADE INTERVENIENTE NO PROCESSO DE APROVAÇÃO E “VOZ” DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL PARA TRANSMISSÃO DE UM PARECER ÚNICO.

IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL QUESTÕES PARTICULARES COMUNICAÇÃO PRÉVIA – PRESSUPONDO UMA DECISÃO FINAL, A SUA ADMISSÃO CONSTITUI-SE COMO UM ACTO ADMINISTRATIVO PELO QUE: AMISSÃO – ATRAVÉS DO RECIBO E SE NÃO SURGIR NO SISTEMA A REJEIÇÃO (DENTRO DO PRAZO) PRESUME-SE COMO ADMISSÃO E É POSSÍVEL A AUTOLIQUIDAÇÃO DAS TAXAS (Nº2 DO ARTº 36 – A) A POSSIBILIDADE DE A CCDR NÃO SE PRONUNCIAR DENTRO DO PRAZO NO ÂMBITO DO 13 – A LEVA À APLICAÇÃO DO ARTº 111 – DEFERIMENTO TÁCITO (REGULAMENTADO NO ARTIGO 113);

QUESTÕES PARTICULARES NOVOS CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ADMINISTRATIVOS ASSOCIADOS AO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO IDÉIA CHAVE - COMPETÊNCIA MUNICIPAL QUESTÕES PARTICULARES O Nº8 DO ARTº 13-A SÓ SE CONSIDERA APLICÁVEL EM SITUAÇÕES MUITO EXCEPCIONAIS E DEVIDAMENTE FUNDAMENTADAS; DO MESMO MODO, A INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA CCDR PREVISTA NO ARTº108-A SÓ PODE TER LUGAR QUANDO ESTIVEREM EM CAUSA VALORES DE INTERESSE REGIONAL OU NACIONAL OU POR OMISSÃO DO EXERCÍCIO DAS COMPETÊNCIAS MUNICIPAIS. OS NºS 1 E 9 DO ARTIGO 13 – A NÃO SÃO COINCIDENTES – AO ABRIGO DO CPA A CM TERÁ QUE ESPERAR PELO PARECER VINCULATIVO.