35º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
SE NÃO MUDARMOS DE RUMO, É BEM PROVÁVEL QUE ACABEMOS NO LUGAR PARA ONDE NOS DIRIGIMOS (provérbio chinês)
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
“Uma Ferramenta Estratégica
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Apresentação do Projeto
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
O PBQP-HABITAT E 0 SETOR DE PROJETOS
Programa de Desenvolvimento da Indústria Cerâmica na Bacia do PR III
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Ministério da Cultura.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
O Brasil é um País de grandes potencialidades
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Gerenciamento de Processos - PNQ
Empreendedorismo Feminino no Brasil
A Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço (AFEAÇO) foi constituída em abril de 2005 com o objetivo de congregar e representar os fabricantes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.
SUSTENTABILIDADE Metal Brasil | Siamfesp 10 de Novembro de
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Qualidade e a ISO 9001.
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Transcrição da apresentação:

35º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha “PSQ – Uma Evolução” 35º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha Eng. Silvia Regina C. S. Marcon Ass. Técnica e da Qualidade da Anicer

ANTES, VAMOS CONHECER O PBQP-H... PSQ? ANTES, VAMOS CONHECER O PBQP-H... Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat Ligado ao Ministério das Cidades, o PBQP-Habitat se propõe a organizar o setor da construção civil em torno de duas questões: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Em articulação com as entidades representativas do setor, o PBQP-Habitat estimula os fabricantes de materiais a elaborar Programas Setoriais de Qualidade (PSQs). Atualmente, 26 (vinte e seis) materiais e componentes já contam com seus próprios PSQs.

PSQ – PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE Os PSQs são elaborados, discutidos e implementados pelo setor produtivo, com a coordenação de uma entidade ou associação representativa de abrangência nacional (Anicer). O PBQP-Habitat aprova e apóia os PSQs, garantindo a articulação institucional necessária para que os agentes financiadores e os compradores governamentais exerçam seu poder de compra como indutores do processo de qualidade.

A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.

O PSQ-CERÂMICA VERMELHA TEM COMO OBJETIVOS: OBJETIVOS DO NOSSO PSQ O PSQ-CERÂMICA VERMELHA TEM COMO OBJETIVOS: Combater a não-conformidade intencional nas revendas com ações específicas e dirigidas. Elevar a imagem do setor e do produto cerâmico. Valorizar e divulgar as empresas que fabricam produtos conforme as Normas Técnicas. Revisão do parâmetros normativos – NBR 15.270:2005 e Portaria 127 do Inmetro (concluídas em 2005).

INÍCIO DO PSQ-BC Revisão das Normas de Blocos e de Telhas – 2001 a 2005 Adesão da Anicer ao PBQP-H – set/2002 Aprovação do Texto Matriz do PSQ-Blocos Cerâmicos – março/2004

QUANTOS ÉRAMOS NO ENCONTRO DE 2005... 2 Empresas Qualificadas Adesão 23 Empresas 11 Sindicatos em 10 Estados 14 Laboratórios 2 Empresas Qualificadas

NORMATIVAS EXISTENTES Nova Norma de Blocos NBR 15270:2005 (então recém publicada) Portaria 127/05 – em vigor a partir de out/05

6 Empresas Qualificadas QUANTOS SOMOS EM 2006 Adesão 33 Empresas 23 Sindicatos em 18 Estados 17 Laboratórios 6 Empresas Qualificadas

NORMAS EXISTENTES Nova Norma de Telhas NBR 15310:2005 a partir de dez/05 Inovações para o conceito Modelo de Telha Definições Técnicas de desempenho Voltada para nosso consumidor final

Que haja transformação, e que comece comigo.

AS EMPRESAS QUALIFICADAS SELECTA - ESTRUTURAL BLOCOS E TELHAS LTDA. Itú - SP - NÍVEL 3 CERÂMICAS BRAÚNAS / CERÂMICA MARBETH LTDA. Belo Horizonte - MG - NÍVEL 3 CERÂMICA CITY LTDA. Cesário Lange - SP - NÍVEL 2

AS EMPRESAS QUALIFICADAS CERÂMICA GGP – IND. JOSÉ VICENTE SESTO LTDA. Paraíba do Sul - RJ - NÍVEL 2 CERÂMICA ARGIBEM LTDA. Três Rios - RJ - NÍVEL 2 CERÂMICA PORTO VELHO LTDA.

QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

NOSSOS APOIOS TÉCNICOS Laboratórios CE – 1 PI – 1 MG – 2 RJ – 1 SP – 9 SC – 1 RS – 2

Não hesite em dar um grande passo, caso ele seja recomendável, pois é impossível atravessar um abismo com dois saltos pequenos.

UM PASSO A FRENTE Objetivo do PSQ: Combater a não-conformidade intencional nas revendas com ações específicas e dirigidas. POR QUE COMBATER? A valorização dos nossos produtos passa por mantê-los competitivos, com regras claras e custo compatível. Cumprir essas regras permite ao setor ter uma isonomia competitiva, ou seja, “Combater a competição desleal fortalece o SEU PRODUTO”

FORMAS DE COMBATE COMBATE À NÃO-CONFORMIDADE INTENCIONAL NA REVENDA Portaria 127/05 do Inmetro Ações de conscientização – FOCO NO CLIENTE: revendas, construtores e venda direta EXISTE ALGO MAIS A OFERECER? AÇÃO CONCRETA DO PSQ: COMBATE À NÃO-CONFORMIDADE INTENCIONAL NA REVENDA

O PAPEL DO PSQ-BLOCOS CERÂMICOS E DA ANICER O PAPEL DE CADA UM DE NÓS A COMPETIÇÃO DESLEAL DEVE SER COMBATIDA DENTRO DE NOSSAS FÁBRICAS O PAPEL DO PSQ-BLOCOS CERÂMICOS E DA ANICER O PSQ TEM OS MEIOS E AS OPORTUNIDADES PARA REALIZAR ESSE COMBATE NAS REVENDAS VEJA COMO:

20% 10% 5% 15% 30% DESIGNAÇÃO DOS RECURSOS Percentual do Fundo   Percentual do Fundo 1 - AÇÕES DE COMBATE À NÃO CONFORMIDADE NAS REVENDAS, POR ESTADO. 20% 2- AÇÕES DE COMBATE À NÃO CONFORMIDADE INTENCIONAL NAS REVENDAS NOS ESTADOS COM NÚMERO INSUFICIENTE DE ADESÕES 10% 3- FUNDO PARA AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO (Apoio a eventos, cursos, treinamentos e despesas decorrentes) POR ESTADO. 5% 4- MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO (como selos de participação, revista, cartazes, folders e outros). 15% 5- CUSTOS ADMINISTRATIVOS de gerenciamento interno e manutenção do programa. 30% 6- GERENCIAMENTO EXTERNO de Empresa e equipe técnica.

O PAPEL DO PSQ - BC Na Adesão ao PSQ é paga uma taxa anual, e 35% desse valor é direcionado a ações de combate à não-conformidade intencional e a ações de sensibilização, no seu e em outros estados Onde o número de Adesões permite, a Anicer vem fechando parcerias com os laboratórios ligados ao PSQ de forma a viabilizar a coleta e a análise de blocos em revendas, indicadas pelo Sindicato do Estado, por meio dos respectivos Coordenadores Estaduais (representantes do PSQ em cada unidade da Federação)

A EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - Disponibilidade financeira para realização do combate Indicação pelos Sindicatos das revendas e do tipo de bloco, através do Coordenador Estadual Acordo com o Laboratório do Estado - Coleta e ensaios pelo Laboratório

A EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - Coleta de blocos de vedação 9 x 19 x 19 em Volta Redonda e Petrópolis (3 revendas em cada cidade) - Obtidos blocos de 9 Cerâmicas diferentes - Priorizados os ensaios dimensionais

A EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO TODOS OS BLOCOS REPROVADOS RESULTADO TODOS OS BLOCOS REPROVADOS JÁ NO DIMENSIONAL

A EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - BLOCOS SEM IDENTIFICAÇÃO DO FABRICANTE E SUAS DIMENSÕES (mais da metade das cerâmicas...) - Dimensões básicas: altura e comprimento com dimensões fora da especificação - Todas as espessuras (parede e septo) reprovadas por estarem menores que o especificado - Os desvios de esquadro chegaram a marcar 7mm (máx. 3mm)

A EXPERIÊNCIA DO RIO DE JANEIRO Pra não dizer que tudo estava ruim ... Únicas medidas 100% aprovadas: largura e planeza das faces Fase Atual: Contato com as fábricas e revendas avaliadas para conhecimento dos resultados e divulgação do Programa da Qualidade Contato com órgãos competentes conforme Texto Matriz do PSQ – Anamaco e Inmetro/Ipem

LÁ NA FRENTE... (mas nem tanto) CONSCIENTIZAÇÃO!!! Implantação do PSQ em todo o País Disponibilizar tecnologia e assessoria nos estados (parcerias) Conscientização para foco no cliente

LÁ NA FRENTE... (mas nem tanto) CONSCIENTIZAÇÃO!!! Divulgação da Portaria e suas conseqüências Incentivo às ações governamentais contra a venda de produtos fora da Norma Valorização das empresas qualificadas

O que tem de novo é o jeito de caminhar. Não é um caminho novo. O que tem de novo é o jeito de caminhar.

OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO !!! e-mail: qualidade@anicer.com.br www.anicer.com.br www.cidades.gov.br Portal PBQP-H