Internacionalização de PMEs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APOIO À INSERÇÃO INTERNACIONAL DE PMEs BRASILEIRAS
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
BENCHMARKING.
Serviço Social da Indústria - SESI
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Consultoria Empresarial
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Administração Estratégica
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PANORAMA ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Planejamento Estratégico do PGQP
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
A pertinência do DIÁLOGO,
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
Desde 1996.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Administração de Marketing I
Marketing Promocional
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
RMP Consultoria de Negócios
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Objetiva a viabilização do processo de globalização dos negócios.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
O PLANO DE MARKETING.

Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Empresa Junior.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Plano de negócio.
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
MAIO 2010.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
REMUNERANDO E AVALIANDO A FORÇA DE VENDAS
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Governança Corporativa
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Modelo de estratégia de inovação
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
ALAVANCANDO NEGÓCIOS via PORTABLE RESEARCH®. VOCÊ PREFERE RESPOSTAS EM TEMPO REAL ou ASSISTINDO O REPLAY ? VEJAM COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS TRADICIONAIS.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

Internacionalização de PMEs PROGRAMA EXPORTA CIN Internacionalização de PMEs

CENÁRIO Pequeno grau de sustentabilidade das operações internacionais das PMEs; Baixo número de estudos específicos sobre a internacionlização das PMEs; Maior esforço dirigido a ações de promoção comercial; Foco nos trabalhos setoriais/regionais.

DESAFIOS Quebrar o paradigma da análise de resultados – quantitativo/qualitativo; Identificar o “perfil” adequado de empresa para responder ao programa – capacidade empresarial. Identificar o modo de ingresso em mercados externos de acordo com a empresa/produto; Verticalização da abordagem de trabalho.

Capacidade Empresarial Capacidade mais imediata de resposta ao estímulo de internacionalização (interno – via de cerscimento / externo – oportunidade de negócios) Visão estratégica / Atitude empreendedora Estrutura administrativa Estrutura financeira Estrutura produtiva Mercado/Produto Gestão das atividades internacionais

OBJETIVOS Identificar oportunidades comerciais e dar condições à empresas de realizar um negócio sustentável de exportação/ internacionalização.

a) Empresa não exportadora que esteja preparada em termos técnicos de acordo com perfil básico e que somente necessite de pequenos ajustes no produto e/ou na organização da empresa; b) Empresas iniciantes em termos de exportação, ou seja, que já iniciaram pequenas operações em mercados externos, mas ainda não apresentam regularidade nas mesmas nem diversificação de mercados e clientes; c) Empresas que já são exportadoras regulares para um ou alguns mercados, mas que desejam se participar no Programa para facilitar e/ou reduzir custos no planejamento da sua inserção e prospecção de negócios em novos mercados. PÚBLICO-ALVO

Acompanhamento da negociação e do fechamento do negócio FLUXO DA METODOLOGIA Fase 1 Seleção das empresas Fase 2 Plano de Avaliação da Análise de competitividade capacidade mercado exportadora (desk research) Fase 3 Ajustes iniciais na Plano de Reunião com o empresa exportação agente comercial (visita in loco) Fase 4 Prospecção de mercado (field research) Fase 5 Adequação de Revisão e produtos e acompanhamento processos do plano de exportação Executor (visita in loco) CIN Fase 6 Agente Comercial Acompanhamento da negociação e do fechamento do negócio Empresa 1 visita in loco

DIFERENCIAIS Customização: Atendimento individualizado, de acordo com o perfil da empresa Profissionais especializados: participação de agente comercial com experiência reconhecida Foco da ação no mercado Foco no resultado Construção de competências na empresa através de viviência prática Custos acessíveis para as empresas Solução completa – planejamento à negociação

Benefícios para as empresas Identificação de oportunidades de negócios e de potenciais importadores Realização de negociações comerciais ou acompanhamento das mesmas por profissional qualificado Identificação das necessidades de melhoria na empresa/produto Informação e assessoria para tomada das decisões estratégicas em relação à exportação Vivência prática das etapas envolvidas na exportação Identificação de agente comercial com experiência prática Preço acessível

O que a empresa recebe: Análise de Mercado Avaliação da Capacidade de Exportação Plano de exportação Orientação para realização de ajustes Prospecção de Mercado Revisão do plano de exportação Realização ou acompanhamento da negociação comercial via agente comercial

Entidades Executoras Confederação Nacional das Indústrias Federação das Indústrias Rede Brasileira de CIN´s