Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho. Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos.

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Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho
JARTS Vicente Vieira Filho
Transcrição da apresentação:

Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho

Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros

Introdução O RTSCup é um ambiente de simulação de jogos de estratégia em tempo real com foco na Inteligência Artificial.

Introdução Jogos de Estratégia em Tempo Real –Sistemas multiagentes –Tomadas de decisão multi-critério –Combinação de decisões estratégicas e táticas Simulação com Foco na IA –Criar e testar novas técnicas –Medir performance –Comparar resultados

Objetivos

A utilização do RTSCup como Benchmark para Sistemas Multiagentes –Características Os agentes não têm controle sobre o ambiente; Agentes não podem garantir que uma seqüência de ações acarretará em um estado desejado ou mesmo se estas ações serão válidas;

Objetivos –Características (continuação) Os ambientes implementados são complexos e cada um dos seus objetos apresenta diversos atributos cuja mudança de valores pode afetar o decorrer da simulação; Existem diversas formas de se mediar a eficiência das abordagens via parâmetros como número de mortes ou tempo da partida; O simulador possui um modelo de tempo bem definido, o qual está baseado em ciclos configuráveis.

Objetivos Problemas possíveis (exemplos) –Pathfinding –Patrulha –Alocação de resursos –Predição de Ações –Coordenação –Arquiteturas deliberativas e reativas

Trabalhos Relacionados

Simuladores –ORTS –Stratagus –Glest –Boson Problemas –Falta de Documentação (Usabilidade) –Instabilidade –Falta de Foco no Problema

Solução

Criação do RTSCup –Ambiente de simulação de RTS simples e intuitivo Arquitetura cliente-servidor Multiplataforma Customizável

Solução Arquitetura

Solução Funcionamento - Inicialização Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 1. Os agentes se conectam ao kernel informando o jogo ao qual vai se conectar e o tipo de unidade que controlará Viewer 1. O viewer se conecta ao kernel informando o jogo que deseja mostrar.

Solução Funcionamento - Inicialização Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 2. O kernel designa cada agente a um tipo de unidade e envia a condição inicial para cada agente Viewer

Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 1. Kernel envia a informação visual individual para cada agente Viewer

Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel 2. Cada agente submete uma ação para o kernel individualmente Viewer

Solução Funcionamento – Ciclo Agent 1 Agent 2 Agent N Kernel Viewer 3. O kernel simula as ações enviadas pelos agentes e envia o estado atual do mundo para o viewer 4. O kernel incrementa o tempo de simulação do jogo

Solução Mensagens

Conclusão

Simulador em fase final de implementação –Concluir as outras mensagens –Desenvolver um viewer 2D –Medir performance do servidor (rede)

Maiores Informações Sítio do Projeto – – (breve)