NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2010 HISTÓRICO Professora: Márcia Cristiane da Silva Galindo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: HISTÓRIA, RESOLUÇÕES E DESAFIOS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Importância do português numa sociedade globalizada e multicultural
Centenário de sua morte
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Lusofonia – a CPLP A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, criada em 1996, aspira à integração dos países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde,
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Professores: Raquel e Henry
Organização Curricular
Educação de Jovens e Adultos - EJA
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Escuela Superior de Comercio “Prof. Prudencio Cornejo”
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
II MOSTRA DE JOVENS CRIADORES DA CPLP REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
Gramática da língua portuguesa
PAÍSES E NACIONALIDADES CONTINENTES E OCEANOS
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
LER E COMUNICAR: EDUCAR PARA A INCLUSÃO MENINOS DO MUNDO
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
INFORMES Ceará: Ato na Assembléia Legislativa discute os impactos do adiamento da CONAE e Aprovação do novo PNE
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Tema da Aula Digital Públicas em Educação Inclusiva - Histórico Legislativo Nacional DisciplinaAula número Educação Especial03 AULA DIGITAL Equipe responsável.
Encontro Lusófono São Paulo , 31 de maio de 2015.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Correcção da 1.ª ficha de avaliação
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
18º Ignite Portugal MIL: Movimento Internacional Lusófono
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL PELA VIA NÃO ACADÊMICA
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Trabalho elaborado por: Romeu Gomes nº22 Tiago Freitas nº25 9ºC 1 Questões Páginas do manual: 196/197.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
A Reforma Ortográfica. Quantos e quais países falam português? A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por oito países: Brasil,
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA Profa. Dra. Maria Francisca Ferreira Trujillo Gabinete do Ministro/AI Ministério da Educação.
Transcrição da apresentação:

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 2010 HISTÓRICO Professora: Márcia Cristiane da Silva Galindo

1911 – ocorreu a primeira Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa em Portugal, mas não foi aceito pelo Brasil imediatamente, só sendo considerada em nosso país no ano de1915 pela Academia Brasileira de Letras; 1924 – Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras buscaram comunhão entre o português de Portugal e o português do Brasil; Depois desta iniciativa culminou entre Brasil e Portugal no primeiro Acordo Ortográfico que não foi efetivado;

1943 – Foi redigido o primeiro Formulário Ortográfico na primeira Convenção Ortográfica entre Portugal e Brasil que norteou o uso da Língua nesses dois países; 1945 – Efetivou-se um Acordo Ortográfico que passou a valer só em Portugal, o Brasil não ratificou; 1971 – O Brasil finalmente regulariza sua ortografia no intuito de convergência e unificação com Portugal;

1986 – Com intuito de unificar a ortografia (regulamentar um Acordo Ortográfico), sete países de Língua Portuguesa encontram-se no RJ para a discussão, sendo eles: Brasil, Portugal,Angola,Cabo Verde, Guiné- Bissau,Moçambique e São Tomé e Príncipe; 1990 – Foi assinado o então Projeto de texto que unificaria a Língua Portuguesa, mais moderado e atendendo as críticas do acordo de 1986;

1995 – O Acordo Ortográfico foi ratificado e publicado pelo Senado Federal, Apenas Portugal,Brasil e Cabo Verde aceitaram o acordo,portanto, não foi suficiente para que vigorasse; 1998 – Foi assinado um protocolo modificativo ao Acordo Ortográfico, alterando os prazos estabelecidos anteriormente. Essa modificação foi ratificada no Brasil em 2002, através da publicação do Decreto Legislativo n.º120 pelo Senado Federal;

2004 – (maio)Os Ministros da educação da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), encontraram-se em Fortaleza para modificar agora os artigos 3º e o 5º do Acordo, liberando a obrigatoriedade de ratificação pelos sete países, reduzindo-a apenas para três. Foi aderido neste encontro a adesão do Timor-Leste ao acordo. Portanto se os três dos oito, ratificassem o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, seria valido para todos;

2004 – (junho) Na V Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP,em São Tomé e Príncipe foi aceita a modificação dos Artigos; 2008 – Em Portugal, o Protocolo da segunda modificação foi ratificado pelo Parlamento, aguardando apenas sua promulgação pelo Presidente do país e estimando que em seis anos o Acordo deverá estar completamente implementado.

No Brasil, a resolução nº. 17, publicada no Diário Oficial da União em 08 de maio de 2008 pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Sr. Fernando Haddad, autoriza a adequação, nos livros didáticos de Ensino Fundamental e Médio, das regras do Acordo a partir de Isso acena para uma efetivação do Acordo Ortográfico da Língua Porguesa no País, que terá três anos para sua concretização. No ano de 2011 todos os brasileiros deverão ter se adaptados as mudanças.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA Texto oficial na íntegra Principais mudanças na nossa ortografia Supervisão editorial: Jair Lot Vieira Ano 2008, SP- Bauru Editora Edipro (edições profissionais ltda)