LEI FEDERAL Nº 12.846/2013 LEI FEDERAL Nº 12.846/2013 PAINEL: “Regulamentação da Lei no Estado do Espírito Santo” MARCELO ALTOÉ Secretaria de Estado de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Transparência no Brasil e no Mundo
DECRETO Nº , DE 9 DE ABRIL DE 1986
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Inventário e migração para o SIGA
- Justificativas teóricas clássicas: relevância política e jurídica de algumas autoridades; maior imparcialidade dos Tribunais; Justificativa oculta: os.
PROFA.: ÂNGELA ISSA HAONAT
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Apresentador: José Djailson F. de Barros
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
Estrutura de um Processo de Licenciamento
SALA TEMÁTICA ELEITORAIS.
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
DIREITO CONSTITUCIONAL II
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
O MINISTÉRIO PÚBLICO E O COMBATE À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Improbidade Administrativa
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Combate à Corrupção: A Vez do Corruptor São Paulo, 20 de maio de 2014.
PAINEL DE ESPECIALISTAS Lei de Improbidade e Lei Anticorrupção: controvérsias jurídicas e responsabilização das empresas na atualidade 21 de outubro de.
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
PAINEL DE ESPECIALISTAS Lei de Improbidade e Lei Anticorrupção: controvérsias jurídicas e responsabilização das empresas na atualidade 21 de outubro de.
Acordo de Leniência e Cooperação Vinicius Marques de Carvalho Presidente do Cade São Paulo, novembro de 2014.
P OLÍTICA A NTICORRUPÇÃO NO B RASIL R EFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE E NO MEIO EMPRESARIAL Mário Vinícius Spinelli Controlador-Geral do Município.
Medidas de Combate à Corrupção e à Impunidade. Medidas discutidas com: Casa Civil Ministério da Justiça Controladoria-Geral da União Advocacia-Geral da.
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
Procuradoria Geral do Estado
Lei /13 Regulamentação Municipal. Em minha opinião, a Lei é uma medida essencial no combate à corrupção e será decisiva para a elevação.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Roteiro de Aula Leis Delegadas Decretos Legislativos Resoluções Medidas Provisórias.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Instrução Conjunta CGRH/COFI 01, de
Cooperação e Acordo de Leniência
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
ESTRATÉGIA ESTADUAL. DECRETO Nº 620, DE 27 DE AGOSTO DE 2003 Institui o Programa de Descentralização das Ações de Gestão Ambiental no Estado de Santa.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Estatuto da OAB Aula 14.
Lei Anticorrupção Empresarial
Delação e leniência PROF. Thiago Marrara
GT REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
FOCCOSP Fórum de Combate à Corrupção do Estado de São Paulo
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
Principais Aspectos da Regulamentação Federal Lei da Empresa Limpa (Lei nº /2013)
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Direito: o que é, como funciona. Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 1.
Comissão Mista da Medida Provisória nº 703/2015 Acordo de Leniência Carlos Higino Secretário-Executivo Controladoria-Geral da União Brasília, 06 de abril.
REPERCUSSÃO PENAL DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA Ronaldo Pinheiro de Queiroz Procurador da República Secretário Executivo da Câmara de Combate à Corrupção do.
Lei Anticorrupção Reflexos da MP 703 no controle externo exercido pelo Congresso Nacional e pelo TCU.
2º Ten. QEOPM Gisleia 40 h/a.  16º BPM, 17º BPM (Campo Largo), 1º BPM, Coordenação Estadual do Proerd, 8ª CIPM  - Áreas operacionais e administrativas.
FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo.
Ciclo de Reuniões Técnicas da AGU 04 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

LEI FEDERAL Nº /2013 LEI FEDERAL Nº /2013 PAINEL: “Regulamentação da Lei no Estado do Espírito Santo” MARCELO ALTOÉ Secretaria de Estado de Controle e Transparência – ES Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial

Lei n , de (vigência ) Decreto Estadual n R, de Decreto Estadual n R, de Decreto Federal n , de Novo Decreto Estadual em elaboração

1º: Competências > Competência para instaurar e julgar o PAR (art. 3 do Decreto Federal): SUBINT > Competência concorrente para instaurar e julgar o PAR (artigo 13, inciso I, do Decreto n

●2º: Investigação Preliminar > Caráter sigiloso ● 3º: Programa de Integridade - Certificação

●4º: Participação da PGE no PAR (art. 9º, parágrafo 4º) ● 5º: Momento para encaminhamento ao MP (art. 9º, parágrafo 5º) ● 6º: Sanções do artigo 87 da Lei nº 8.666/93

PROBLEMA CENTRAL DO ACORDO DE LENIÊNCIA Não há no Brasil uma tradição ou uma cultura no sentido de as empresas realizarem investigações internas e entregarem o trabalho pronto às autoridades públicas (falta de confiança nas instituições públicas)

OBSTÁCULO À CELEBRAÇÃO DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA NA CGU A ausência previsão na Lei Anticorrupção Empresarial de causa de extinção da punibilidade e de imunidade para a Lei nº 8.429/92 deixa as empresas expostas, pois os membros do Ministério Público poderão requisitar a documentação e usar o acordo de leniência, que funcionaria como uma “confissão”, para promover ações penais e por ato de improbidade administrativa

PROJETO DE LEI Nº 105/2015 (Senador Ricardo Ferraço) Art. 1º O art. 16 da Lei nº , de 1º de agosto de 2013, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo: "Art. 16. [...] § 11. A celebração do acordo de leniência ficará condicionada à apreciação do Ministério Público que procederá ao exame de legalidade, moralidade, razoabilidade e proporcionalidade de seus termos, homologando-o ou não.”

CADECGU E CONTROLADORIASMINISTÉRIO PÚBLICO Acordo de leniência previsto na Lei nº /2011 Acordo de leniência previsto na Lei nº /2013 Colaboração premiada prevista na Lei nº /2013, mas apenas em caso de organização criminosa Importa em confissão Pode ser celebrado por pessoas físicas ou jurídicas, que devem tomar a iniciativa Pode ser celebrado por pessoas jurídicas, que devem tomar a iniciativa Pode ser celebrado por pessoas físicas por proposta do próprio MP Apenas quem procura a autoridade em primeiro lugar pode se beneficiar Todos os envolvidos podem se beneficiar Benefícios expressos em lei, com repercussão nos campos administrativo e penal Benefícios expressos em lei apenas no campo administrativo (sanções judiciais e penais poderão ser aplicadas) Benefícios expressos em lei apenas no campo penal, com vedação na Lei nº 8429/92