Neurociência da memória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Ana Paula Marina Andrade
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Relação Professor - aluno
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Psicologia da Aprendizagem
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Tese de Guerdjef.
PROPOSTAS DE RELATO ENTREGA: 1ºA: 29/08/2011 1ºB: 25/08/2011 Escolha uma das propostas (A ou B).
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Memória e Aprendizagem
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
Técnicas dos alunos de sucesso
O Cérebro.
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Livre arbítrio.
É ASSIM QUE SE APRENDE Está provado: um aluno emocionalmente envolvido com o conteúdo aprende mais. Saber como funciona o cérebro da criança vai ajudar.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
HÁBITOS DA MENTE.
Projeto de Orientação de Estudo - 6º ano
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Hábito de estudo.
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
Aula 07 – Ensino Fundamental II
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Laboratório de Aprendizagem
Os quatro pilares da educação.
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
COMO FAZER PARA O ESTUDO RENDER
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
MOTIVANDO OS JOVENS A ADQUIRIR CONHECIMENTO BÍBLICO
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Neurociência da memória Marcello Lasneaux lasneauxcursos.com.br

Para que serve um cérebro? lasneauxcursos.com.br

Resposta: para evitar pensar. lasneauxcursos.com.br

O Caso Neymar lasneauxcursos.com.br

O Caso Neymar Frontiers in Human Neuroscience, 2014 lasneauxcursos.com.br

Certas obviedades (mas necessárias) As pessoas sentem prazer em resolver problemas. Somos curiosos em relação a alguns assuntos e não somos em relação a outros. Se o esforço for demasiado ou mínimo, abandonamos a tarefa. Certas obviedades (mas necessárias) lasneauxcursos.com.br

Você pode aumentar o QI: efeito Flynn lasneauxcursos.com.br

Você pode ficar mais inteligente motivação repetição sono Realização do conteúdo emoção estrutura Você pode ficar mais inteligente lasneauxcursos.com.br

Tipos de memória Memória: A) curto prazo: segundos a minutos B) prazo intermediário: minutos a semanas C) longo prazo: semanas, anos, vida Tipos de memória lasneauxcursos.com.br

estrutura lasneauxcursos.com.br

Sucesso pedagógico Bons professores, qualificados e interessados. Ambiente. Sem o ruído destrutivo. Luz adequada. Tecnologia? Sucesso pedagógico lasneauxcursos.com.br

motivação lasneauxcursos.com.br

Você tem vontade de quê? É preciso ter vontade. Sem vontade, não há motivação. Todos temos potência de vontade. Precisamos exercê-la. Tenha certeza do que quer e se dedique com afinco no meio para atingir o fim. Você tem vontade de quê? lasneauxcursos.com.br

sono lasneauxcursos.com.br

Sono Dormir parece aumentar o aprendizado. O sono permite a eliminação de neurotoxinas e o remodelamento sináptico. Quanto dormir: em média, 7 horas. (Das 23h às 6h?) Sono lasneauxcursos.com.br

Teste: Instituto do Cérebro 584 crianças Aula experimental Seguiram em vigília Dormiram duas horas Teste: Instituto do Cérebro lasneauxcursos.com.br

resultados lasneauxcursos.com.br

repetição lasneauxcursos.com.br

Consolidação da memória: repetição A repetição aumenta a transferência Facilitador: atenção Inibidores: insônia e má alimentação. Novas memórias são codificados durante a consolidação Consolidação da memória: repetição lasneauxcursos.com.br

Incremento leva a incremento O rico fica mais rico. Quanto mais conhecimento prévio, mais novos conhecimentos poderão ser adquiridos. Fator Dickens-Flynn: a ideia de multiplicadores individuais e sociais. Quanto maior a intelectualização, maior é a busca por redutos intelectuais. Incremento leva a incremento lasneauxcursos.com.br

Repetição demanda tempo Mínima: 5 – 10 minutos Média: entre 10 minutos e 1 hora Forte: 1 hora Repetição demanda tempo lasneauxcursos.com.br

Como repetir? Ingredientes próprios: autodescoberta. O modo deve ser escolhido e testado. Como repetir? Departamento de Psicologia da Kent State University lasneauxcursos.com.br

Grifar: + lasneauxcursos.com.br

Releitura: + lasneauxcursos.com.br

Mnemônicos: + lasneauxcursos.com.br

Visualização: + lasneauxcursos.com.br

Resumir: + lasneauxcursos.com.br

Interrogação elaborativa: ++ lasneauxcursos.com.br

Auto-explicação: ++ lasneauxcursos.com.br

Estudo intercalado: ++ lasneauxcursos.com.br

Testes, simulados e provas: +++ lasneauxcursos.com.br

Estudo distribuído: +++ Não estude tudo de uma vez! Estude de forma pacelada! Estudo distribuído: +++ lasneauxcursos.com.br

QUEM VAI MELHOR NA PROVA? ALUNO segunda terça quarta quinta sexta 1 1h PROVA 2 4h QUEM VAI MELHOR NA PROVA? lasneauxcursos.com.br

O aluno 2. Mas se a prova for repetida entre 1 mês e 1 ano, o resultado será melhor do aluno 1. Onde você quer estar? RESPOSTA lasneauxcursos.com.br

Realização DO CONTEÚDO lasneauxcursos.com.br

Redução da virtualização Para aprender, precisamos de um corpo. Assim, precisamos de realizar as experiências daquilo que se aprende. Precisamos associá-la com fatos vividos, com coisas sentidas. Ainda que sejam absurdas, e primariamente, distantes. Realizar o aprendido. Não há memória, sem aprendizado. Não há aprendizado, sem experiência. (Ivan Izquierdo) Redução da virtualização lasneauxcursos.com.br

emoção lasneauxcursos.com.br

António Damásio, "Os sentimentos não são nem inatingíveis nem ilusórios. São o resultado de uma curiosa organização fisiológica que transformou o cérebro no público cativo das emoções teatrais do corpo" Sentimentos lasneauxcursos.com.br

OS SENTIMENTOS EXERCEM FORTE INFLUÊNCIA SOBRE A RAZÃO. ESSA INFLUÊNCIA, NO ENTANTO, NEM SEMPRE É NEGATIVA. TEMOS QUE TENTAR INFLUENCIAR A INFLUÊNCIA. Quem dera todo conhecimento fosse “emocionante”. lasneauxcursos.com.br

Emoção: negativa e positiva Blindar a emoção negativa. Trazer a emoção dos fatos com o aprendizado. Ajudar a “vivenciar” o conteúdo. Emoção: negativa e positiva lasneauxcursos.com.br

stress lasneauxcursos.com.br

Então… motivação repetição sono realização emoção estrutura lasneauxcursos.com.br

Sucesso!!! ÚLTIMA DICA: LEIA MUUUUUITO!!! www.lasneauxcursos.com.br https://www.facebook.com/lasneauxcursos Sucesso!!! lasneauxcursos.com.br