Inclusões Dentárias Atípicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

Adequar as funções mastigatórias Fonética Estética Manter espaço perdido Desenvolver o bem-estar psicoemocional.
PENETRÂNCIA x EXPRESSIVIDADE
PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE
CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Erupção Dental ESTÁGIO PRÉ-ERUPTIVO: até a formação completa da coroa;
Padrões de Herança nas Populações Humanas
Seminário de Genética Fibromatose Gengival
Universidade Federal de Goiás
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR
NEUROFIBROMATOSE.
QUERUBISMO Ana Paula Queiróz de Pádua
Polipose Adenomatosa Familiar
HERANÇA SEXUAL.
Causas da Doença de Alzheimer
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
VARIAÇÃO ROTACIONAL E TORCIONAL DOS MEMBROS INFERIORES EM CRIANÇAS
Quais os mecanismos naturais fornecedores de espaço para a erupção dos dentes permanentes anteriores?
A cronologia de erupção dos dentes
GESF colapsante não associada à infecção pelo HIV
Implantes Dentários.
Paciente Classe III Esquelético (Mordida Cruzada Anterior Esquelética)
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
GENGIVITE.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Psoríase e Doença de Crohn
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
Ortodontia Aluna.Martina Eloiza Breyer Fruhling Prof. Nilzo Machado.
Gases reais Os gases reais não obedecem exatamente à lei dos gases perfeitos.Os desvios são mais acentuados nas pressões elevadas e em baixas temperaturas.
FRATURAS e LUXAÇÕES.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Distúrbios de genes únicos
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
Momento apropriado para o Tratamento Ortodôntico
Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Projeções Tiago Santos.
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
Imunoexpressão dos genes MLH1, MSH2, MSH6, PMS1, PMS2 e MSH3 no carcinoma colorretal em doentes com até 50 anos de idade OrientaNdo: Luiz Guilherme Lisboa.
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Fundada em 1900 “Em constante busca da excelência” 4º Grupo - Oclusão.
Academicos: Jorge Agi Mayruf Franca Silva
Síntese dos artigos de revisão da grade curricular de genética
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Coragem para se doar num mundo que só pensa em receber
ACD Rocha Faria Você deverá anotar apenas a opção que está correta, você terá 40 segundos para cada questão, 10 segundos antes de mudar.
Câncer.
Efeito do treino extensivo sobre o prejuízo na memória emocional induzida pela lesão no complexo amigdalóide Vitor de Castro Gomes PUC-rio Abril 2008.
Recursos Humanos em Odontologia
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Síndrome de Waardenburg
REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA E OS IMPLANTES DENTÁRIOS
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
Blitz do Básico.  Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?
Mecanismo Multifatorial
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
TUMORES RENAIS BENIGNOS
Transcrição da apresentação:

Inclusões Dentárias Atípicas Mário Maccari Filho, MSc Cláudio R. Palombo, CD 1

Introdução Os dentes retidos ou inclusos são aqueles que (isoladamente ou em grupos) por alguma razão não conseguem vencer a estrutura ósseo-gengival, por apresentarem ausência de uma força eruptiva, ou por algum impedimento mecânico.

Introdução Os dentes impactados ou encravados, são aqueles que foram impedidos de irromper por alguma barreira física na trajetória de erupção. Shafer, 1987.

Etiologia Existem várias patologias capazes de ocasionar uma alteração na erupção ou retenção dos dentes, tais como as Síndrome de Huler-Scheie; Amelogênese imperfeita autossômica recessiva do tipo Áspero; Síndrome amélo-ónico-hipohidrótico; Síndrome trico-dento-ósseo; Disqueratosis congênita (Síndrome Zinsser-Engman-Cole); Síndrome de Gardner (Polipose intestinal); Displasia Cleidocranial ou Disostose Cleidocranial.

Etiologia É a disostose cleidocranial (Doença de Marie Sainton; Síndrome de Schenthauer-Marie-Sainton; Disostose Mutacional) a mais comum em nosso meio. É uma doença de etiologia desconhecida, a qual é com freqüência mas nem sempre, hereditária. Quando herdada aparece como uma característica mendeliana dominante e pode ser transmitida por ambos os sexos.

Etiologia Nos casos que parece desenvolver-se esporadicamente, foi sugerido que representa uma doença de herança recessiva ou mais provavelmente uma penetração incompleta de um traço genético de expressão variável, ou uma verdadeira mutação dominante. Afeta homens e mulheres com igual freqüência.

Picnodisostose Lembramos ainda que a Picnodisostose ou Síndrome de Maroteux-Lamy, uma doença mais rara que a disostose cléido-cranial, também pode apresentar uma retenção muito grande de elementos dentários permanentes.

Retenção dos Decíduos Um dos achados bucais marcantes é a retenção prolongada dos dentes decíduos e subseqüente retenção dos permanentes. A ausência de espaço devido a aglomeração dos arcos dentais ou a perda prematura dos dentes decíduos e subseqüente fechamento parcial da área por eles ocupada são fatores comuns na etiologia dos dentes parcialmente ou totalmente retidos ou impactados.

Rotação dos Germes Entretanto é a rotação dos germes dentários, provocando a mudança de posição dos dentes para a "posição" errada porque o longo eixo dos mesmos deixa de ficar em paralelismo com o trajeto da erupção.

Posições Atípicas Em alguns casos podem localizar-se em posições as mais atípicas, e desenvolver nessas áreas e circunvizinhanças, patologias compressivas e destrutivas, secundariamente infecciosas.

Materiais e Métodos – Caso 1 Ao longo do tempo tivemos a oportunidade de diagnosticar, tratar e orientar alguns casos muito interessantes no aspecto clínico-cirúrgico os quais passamos a apresentar a seguir: Caso 1 - A.F. 23 anos, sexo masculino, caucasóide, que ao exame clínico radiográfico apresentou os 18, 17, 28, 27, 38, 37, 48 e 47 inclusos, sendo que 18, 28, 37, 38, 47e 48 se encontravam impactados.

Radiografia

Caso 2 Caso 2 - L.P.S., 18 anos, sexo masculino, branco, apresentando ao exame clínico radiográfico, apinhamento dental no maxilar, dilaceração radicular do 22 e inclusão dos 17, 15, 23, 24, 25, 27 e 28. Na mandíbula apresentava inclusão dos 33, 34, 35, 37, 43, 44, 45, 47 e 48,sendo que 28 e 48 encontravam-se ainda em formação, lembrando a disostose cleidocranial não herdada. Neste caso os exames clínicos-laboratoriais não mostraram alterações significativas.

Radiografia

Caso 3 Caso 3 - M.R.O. 27 anos, branca sexo feminino, que ao exame clínico apresentava ausência do 8, e ao exame radiográfico, inclusão (retenção) desse elemento dentário 8 junto a grande asa do esfenóide, logo após a parede do seio maxilar D.

Caso 4 Caso 4 - M.T. 23 anos, branca, sexo feminino, apresentava 18, 13, 11, 21, 23, 28 inclusos, bem como 34, 38, 44 e 48, tendo ainda agenesia dos 37, 36, 42 e 47. Ao exame clínico ficou constatada uma recorrência familiar, (mãe com um quadro semelhante) falando a favor da Picnodisostose (Síndrome de Maroteux-Lamy).

Radiografia

Caso 5 Caso 5 - A.B.T. - 61 anos, branca, sexo feminino desdentada total, (pseudo agenesia total) apresentando 22 elementos dentários retidos. (Mãe da paciente M.T., caso IV) ambas sugerindo Picnodisostose (Síndrome de Maroteux Lamy).

Radiografia

Caso 6 Caso 6 - A.S.L. - 12 anos, branca, sexo feminino, apresentava retenção do 5 acompanhado de uma área lítica sugerindo um cisto dentígero, confirmado após a remoção cirúrgica pelo exame anátomo-patológico.

Caso 7 Caso 7 - V.L.C. - 49 anos, branca, sexo feminino, apresentava retenção do 3 na posição horizontal na região do mento. Associada a inclusão encontramos também um odontoma composto combinado.

Caso 8 Caso 8 - A.P.C. 46 anos, pardo, sexo masculino, apresentava retenção de vários elementos dentários inferiores, apresentando ainda o segundo pré-molar superior esquerdo.

Radiografia

Caso 9 Caso 9 - W.A.S.C. 23 anos, pardo, sexo masculino.

Caso 10 Caso 10 - F.S.C. 18 anos, pardo, sexo masculino.

Método Em todos os casos o tratamento recomendado é sempre o cirúrgico. As técnicas irão variar, dependendo do caso em si. Nos casos onde a remoção dos elementos retidos é em número elevado, e a perda óssea é grande.

Método Recomenda-se para tanto, a remoção por partes e ainda a utilização de substâncias estimuladoras do processo de ossificação, do tipo ácido poliático, ou similar, porém não se deve remover todos os elementos de uma só vez. Imaginemos o caso de número 05 em que a paciente apresentava 22 elementos retidos.

Método O planejamento desse caso deve ser bastante preciso, uma vez que qualquer falha poderá levar a acidentes as vezes bastante sérios, ou ainda deixar como seqüelas lesões irreversíveis. Em alguns casos a cirurgia é realizada para tração do elemento incluso para complementação de tratamento ortodôntico.

Discussão e Conclusões A incidência da retenção dentária em nosso meio é muito alta, e por essa razão devemos estar atentos quanto a sua atipía, uma vez que, por qualquer motivo houver negligência por parte do profissional, poderá ocorrer surpresas desagradáveis nos resultados pós cirúrgicos, tendo que enfrentar muitas vezes seqüelas graves e suas consequências.

Discussão e Conclusões O planejamento pré-cirúrgico deve ser minucioso e muito bem programado. Os exames radiográficos e laboratoriais pré-operatórios são fundamentais. Em alguns casos se faz necessário a internação hospitalar do paciente em razão da sua complexidade e do estado emocional dos pacientes, fato que deverá ser muito bem discutido anteriormente com os mesmos.