1.Consciência (Chalmers,1997)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
Teoria Geral de Sistemas
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Behaviorismo.
Psicologia da interface
Teoria Psicogenética de Piaget
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é Aprendizagem?.
Teorias de Aprendizagem
Funções Mentais Superiores
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
Transposição informática e sistema cognitivo
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Abordagem Contingencial da Administração
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
PSICOMOTRICIDADE.
Analise Semântica aula-10-analise-semântica.pdf.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Viviane Yamane da Cunha
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTENCIONALIDADE.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Etapas de uma sequência didática
Tipos de Conteúdos.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Sistemas de Aprendizagem
Capítulo 7 Direção.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Abordagem Contingencial da Administração
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Somos todos seres sociais
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Matriz de avaliação processual
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

1.Consciência (Chalmers,1997) A habilidade de discriminar, categorizar, e reagir a estímulos do ambiente; A integração de informações por um sistema cognitivo; A habilidade de um sistema para acessar seus próprios sistemas internos; Focar a atenção; O controle deliberado do comportamento; A diferença entre o estado adormecido e o desperto.

Abordagem dos Cientistas Não é possível discutir a consciência com o conhecimento que se tem hoje; Não existe essa tal consciência Modelos funcionais que ‘pretendem’ explicar a consciência Modelos que tentam explicar a estrutura de uma experiência Modelos que tentam isolar o substrato da experiência

2. Cognição Episteme Biologia Processo Histórico Pedagógico

2.1 Funcionamento Cognitivo As atividades mentais (AM) são parte das atividades cognitivas. Situam-se além do tratamento de informações sensoriais, de origens ambientais ou lingüísticas, e precedem a programação motriz, a execução e o controle dos movimentos, que são a realização comportamental das ações.

As AM podem ser definidas das seguintes maneiras: 1 -pela natureza das informações a partir das quais trabalham e das informações ou decisões que produzem; -pela natureza dos tratamentos que operam; constroem representações e operam sobre elas; -pela natureza dos processos de tratamento que as constituem, que podem ser modulares e não modulares. 2 3

1 1 2 ? 3

As informações resultam dos tratamentos sensoriais As informações resultam dos tratamentos sensoriais. Esses tratamentos consistem: na identificação dos objetos e de sua posição; dos movimentos, das mudanças e de sua sucessão, que são a base da percepção dos eventos; na identificação dos elementos léxicos e das marcas sintáticas e, pode-se acrescentar; na identificação dos significados proposicionais.  1

As produções das AM podem ser: Externas: Com um resultado comportamental direto. São as decisões de ação, que convém distinguir bem da programação dos gestos e dos movimentos; Internas: Não têm resultados externos: permanecem internas ao sistema cognitivo, o qual enriquecem sob a forma de informações memorizadas. 1

2 As atividades mentais podem ser definidas, também, pela natureza dos tratamentos que elas operam. O que as caracteriza é que elas constróem representações e operam sobre elas. As atividades mentais podem ser caracterizadas, em terceiro lugar, pela natureza dos processos de tratamento que as constituem.

3 Fodor distingue tratamentos modulares e não modulares.Os tratamentos modulares são tratamentos especializados que têm acesso somente a uma parte da informação disponível no sistema. São, desse modo, autônomos e impermeáveis ao que se passa em outras partes do sistema. Segundo este autor, existem duas formas de cognição: os processos centrais e os modulares.

Arquitetura Cognitiva Entende-se por arquitetura cognitiva a descrição dos diferentes elementos que constituem o sistema cognitivo e suas relações. Trata-se de uma arquitetura funcional na medida em que, de um lado, não conhecemos as estruturas neuroanatômicas que correspondem a estes elementos e, de outro lado, é extremamente incerto que exista uma correspondência entre os elementos da arquitetura funcional e as estruturas neuroanatômicas que são seu suporte.

,,

As entradas do sistema cognitivo são as situações As entradas do sistema cognitivo são as situações. São as informações que são o resultado dos tratamentos dos sistemas sensoriais. Estas informações são de duas ordens: As de natureza espaço-temporal referentes aos objetos e eventos, e As de natureza simbólica (lingüísticas ou icônicas) que veiculam significados e são interpretadas no interior dos sistemas de sinais e do contexto da situação.

As saídas do sistema cognitivo são movimentos, gestos e produções lingüísticas. Ao que nos interessa, as saídas são, para as ações, as decisões de ação e, para as produções lingüísticas, os conteúdos semânticos a transmitir.

Funções (Richard,1992) conservação de estruturas cognitivas permanentes: conhecimentos, crenças; elaboração de decisões de ação para tarefas; construção das representações (estruturas cognitivas transitórias); produção de inferências com fins epistêmicos (representações) ou pragmáticos (decisões de ação); construção de conhecimentos; regulação e controle da atividade.

Classes de atividades mentais Compreender Raciocinar Avaliar

Atividades de memorização As condições de funcionamento das operações de memorização e recuperação na memória constituem condicionantes para o exercício das atividades mentais. Isto também é verdade para as outras operações cognitivas elementares: identificação dos objetos, dos termos léxicos, julgamento de pertença a uma categoria, inferências perceptivas imediatas.

Processos e mecanismos Em um determinado nível de análise, o mecanismo é o conjunto de regras de funcionamento de um sistema, tal que se possa descrevê-lo neste nível de análise, que não é, necessariamente, o mesmo de seu funcionamento material. Um processo, nesse caso, seria a série de acontecimentos e de estados desenvolvidos pelo mecanismo para um tipo de entrada dada. Um programa informatizado é um mecanismo, a execução desse programa para dados particulares desenvolve um processo, que é todo o conjunto de operações que, a partir de uma ou mais entradas, produz uma ou mais saídas.

Os diferentes níveis de análise Modelos funcionais Estrutura de uma experiência Modelos neurológicos