Todas essas ações devem ter como pressupostos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP)
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Desligamento Voluntário
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Educação Escolar Indígena
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sicon – Sistema de Gestão de Condicionalidades Outubro de 2009
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Proteção Social Básica
1 1.
A intersetorialidade na superação das vulnerabilidades das famílias do Programa Bolsa Família Goiânia, 20 de maio de
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais Política de Assistência Social Dr. Marcos Fowler.
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
No Âmbito da Assistência Social
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Articulação e Fortalecimento
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
A prática do psicologo no CRAS
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Centro de Referência de Assistência Social
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Programa Bolsa Família
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa Bolsa Família
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Acompanhamento Familiar Intersetorial – Conceituação – Definição no âmbito do PBF Todas essas ações devem ter como pressupostos: o protagonismo e autonomia das famílias, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a partir do perfil da família e das suas potencialidades. O acompanhamento familiar deve ser direcionado para as famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade. Considerando que o acompanhamento familiar envolve um conjunto amplo de ações, as quais são protagonizadas especialmente pelas áreas da assistência social, da saúde e da educação, ele deve ocorrer de forma INTERSETORIAL

Acompanhamento Familiar Intersetorial – Papel do Gestor do PBF Entende-se que cabe ao Gestor do Programa Bolsa Família ORGANIZAR e ARTICULAR esse processo em conjunto com os demais parceiros, buscando: Realizar um diagnóstico periódico das famílias a partir das ferramentas disponíveis, tais como o CadÚnico, o Sicon e os registros de atendimento e visitas às famílias; Conhecer a capacidade de atendimento dos equipamentos sociais, identificando limites e potencialidades da oferta de serviços; Articular a atuação dos parceiros e disponibilizar senhas com perfis específicos para registro e consulta; Identificar as famílias mais vulneráveis, definir prioridades de atendimento de acordo com a capacidade dos equipamentos sociais (CRAS, escolas, posto de saúde, etc.), e incluí-las no acompanhamento familiar;

Acompanhamento Familiar Intersetorial – Papel do Gestor do PBF Conhecer as ações e políticas de promoção de oportunidades que possam melhorar a situação das famílias; Monitorar, de forma coordenada e articulada com as equipes, os resultados alcançados pelo acompanhamento familiar e os indicadores de condicionalidades, identificando avanços e melhorias na situação das famílias acompanhadas; e Produzir relatórios periódicos com os resultados alcançados.

Acompanhamento Familiar Intersetorial EDUCAÇÃO Acompanhamento Motivos da baixa frequência ASSISTÊNCIA SOCIAL Acompanhamento familiar SAÚDE Informação sobre famílias com descumprimento Aprofundamento do diagnóstico Situações de vulnerabilidade identificadas

Quem está na base do Sicon? Cadastro Único Programa Bolsa Família Acompanhamento de Condicionalidades Descumprimento

Histórico de Condicionalidades Acompanhamento Familiar Saúde Educação Assistência Social Instancias de Controle Principais atores Pesquisa Histórico de Condicionalidades Recursos Acompanhamento Familiar Relatórios Sicon

Acompanhamento Familiar Intersetorial Para que os registros do acompanhamento das condicionalidades possam resultar em ações efetivas para o apoio das famílias faz-se necessário avançar: Na qualificação dos dados registrados nos Sistemas de Acompanhamento; Na ampliação da rede de apoio ao acompanhamento das condicionalidades; No fortalecimento das redes nas áreas de saúde, educação e assistência social; Na implementação conjunta de estratégias e ações que promovam o atendimento integral das necessidades das famílias. 7

O SICON na Prática Sicon homologação Central de Sistemas

Tel: 61 3433-1500 0800-707-2003 controlesocialpbf@mds.gov.br bolsa.familia@mds.gov.br cadastrounico@mds.gov.br 9