Seções cônicas: introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cônicas.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
Segmento: Ensino Médio
Posições relativas de duas retas
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Unidade 6 – Estudo das Cônicas
ROTAÇÃO DE CÔNICAS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)
Ângulos e triângulos.
Estudo dos Triângulos.
TRIÂNGULOS.
Seções cônicas: hipérbole
Seções cônicas: elipse
Seções cônicas: parábola
Seções cônicas: orientações
O que você deve saber sobre
Cônicas não degeneradas
Segmento: Ensino Médio
Geometria Espacial.
Cilindros.
Superfícies Quádricas
Questão 1: O gráfico abaixo representa um polinômio P(x) de grau 4
José Antônio Araújo Andrade Graziane Sales Teodoro Ana Paula Pedroso
Geometria Plana - Introdução
IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA
Áreas e volumes de sólidos geométricos
Interpretação Geométrica da Derivada, definição e taxa de variação
Curvas Cônicas elipseparábolahipérbole Aulas de 24 de Fevereiro e 10 de Março Aulas de 24 de Fevereiro e 10 de Março II CEIEM Prof.: Adriana Borssoi
Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean
VAMOS RELEMBRAR! ÂNGULOS.
ÂNGULOS 01/04/2017.
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
Arquimedes 287 a . c. a 212 a.c..
Geometria Espacial – CAp/UERJ
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
CÔNICAS.
parábola, elipse e Hipérbole
PARALELISMO.
Estudo do Cone Giovanni Ávila.
Segmento: Ensino Médio
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Tecnologias - Matemática
Retas paralelas aos Planos e Eixos Coordenados
Computação Gráfica – Modelagem Geométrica
Professor  Neilton Satel
Superfícies Quádricas Equações e Figuras
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Geometria Espacial – CAp/UERJ
AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas
Matemática Geometria (revisão global) Professor Rivelino.
ALCV CÔNICAS MAURICIO Guimarães da Silva, Pesq.
Física ●A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. ●A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Um pouco de história da Geometria
Representação do funcionamento dum telescópio
GEOMETRIA ANALÍTICA Tema: Elipse.
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean.
CONE.
Matemática – Frente 4 – Prof. Luciana
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
ÂNGULOS AULA DE REVISÃO OITAVO ANO.
Transcrição da apresentação:

Seções cônicas: introdução

Seções cônicas Por que seções cônicas? As seções cônicas são três: parábola, elipse e hipérbole. São chamadas de seções cônicas porque resultam da interseção de um cone com um plano. A parábola pode ser obtida cortando-se um cone reto com um plano paralelo à geratriz do cone. A elipse pode ser obtida cortando-se um cone reto com um plano transversal às geratrizes do cone. A hipérbole pode ser obtida cortando-se um cone duplo reto com um plano paralelo ao eixo do cone duplo.

Um pouco da história das seções cônicas O descobrimento das seções cônicas foi feito por volta de 300 a.C. e é creditado a Menaecmo, amigo de Platão e discípulo de Eudoxo, mas o grande desenvolvedor das seções cônicas foi Apolônio. Apolônio, conhecido como “O Grande Geômetra”, escreveu a notável obra “Seções cônicas” por volta de 200 a.C. Apolônio

Seções cônicas Origem dos nomes Parábola (do grego parabállein) significa “posto de lado”. Apolônio sugeriu esse nome pelo fato de a parábola ser obtida cortando-se um cone de seção meridional reta (igual a 90°) com um plano paralelo à geratriz do cone. Elipse (do grego élleipsis) significa “omissão”. Apolônio sugeriu esse nome pelo fato de a elipse ser obtida cortando-se um cone de seção meridional aguda (menor que 90°) com um plano transversal às geratrizes do cone. Hipérbole (do grego hyperbolé) significa “excesso”. Apolônio sugeriu esse nome pelo fato de a hipérbole ser obtida cortando-se um cone de seção meridional obtusa (maior que 90°) com um plano transversal à geratriz do cone.

Onde estão as parábolas? Seções cônicas Onde estão as parábolas? Em trajetórias de projéteis atirados no ar a um certo ângulo em relação ao solo. Em tubos de faróis e lanternas. Em telescópios refletores. Em pontes suspensas. Em antenas parabólicas.

Seções cônicas Onde estão as elipses? Em órbitas de planetas. Em galerias acústicas. Em técnicas usadas para destruir cálculos renais.

Onde estão as hipérboles? Seções cônicas Onde estão as hipérboles? Em gráficos de equações de química, física, biologia e economia. Em sistemas de navegação.