Iniciando na logística empresarial

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Iniciando na logística empresarial Alianças e Posicionamento

Visão Histórica Revolução Industrial. Foco: transporte e produtividade.

Visão Histórica O conceito de logística tem sua origem estreitamente ligada às operações militares.

Visão Histórica Logística nas empresas – John Crowel (1901). Crowel estudou métodos para otimizar custos e fatores que afetavam a distribuição de produtos agrícolas.

O que é logística? Conceito nº1: é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente o custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e produtos acabados e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando a atender aos requisitos do cliente.

O que é logística? Conceito nº2: é a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais ou operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais e informações, do ponto de origem ao ponto de destino, com o propósito de adequá-los às necessidades dos fornecedores e clientes.

Logística integrada (Integrated Logistics) A logística integrada é um amplo sistema de visão gerencial da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matérias-primas e insumos até a distribuição do produto acabado ao cliente final (consumidor).

Logística integrada (Integrated Logistics) Fluxos de materiais Suprimento (Fornecedores) Apoio a manufatura (Produção) Distribuição física Fluxos de informações

Logística integrada (Integrated Logistics) A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. Áreas da logística: Fluxo de materiais e informações (administração de materiais) Garantia de abastecimento (distribuição física)

Objetivos operacionais da logística empresarial Resposta rápida. Variância mínima (tolerância mínima ao erro). Estoque mínimo. Consolidação da movimentação. Qualidade e apoio ao ciclo de vida (pós-venda).

Barreiras a integração Estrutura organizacional. Sistema de mensuração (indicadores de desempenho). Propriedade do estoque.

Barreiras a integração Tecnologia da informação. Capacidade de transferência do conhecimento.

Ciclos das atividades de logística Fornecedores (suprimento físico). Fábrica / Empresa (logística de produção). Clientes (distribuição física).

Gerenciamento da incerteza operacional Um dos objetivos mais importantes do gerenciamento da logística é reduzir a incerteza nos ciclos de atividades. Para isso, é importante: Manter a conformidade com os prazos esperados. Reduzir, ao mínimo, a duração planejada para o ciclo de atividades.

Alianças e desafios logísticos As alianças logísticas feitas pelas empresas mostram-se uma opção de muito valor para a redução dos custos operacionais de distribuição e armazenagem, oferecendo oportunidades de melhoria na qualidade dos serviços aos clientes.

Alianças e desafios logísticos A possibilidade de fracasso das alianças: Culturas diferentes das empresas. Relutância dos parceiros em compartilhar idéias. Comprometimentos desiguais em relação ao bom andamento do acordo.

Alianças e desafios logísticos A possibilidade da aliança funcionar: Implementação de um plano estratégico. Informações e confiança compartilhadas. Benefícios mútuos e riscos divididos. Objetivos e funções claras, regras firmes e medida de desempenho.

Posicionamento logístico O posicionamento logístico refere-se ao conjunto de decisões ao longo do tempo que, além de apoiar a execução e operacionalização de uma determinada política de atendimento ao cliente, fornece subsídios relevantes para a elaboração ou reformulação da mesma, com o objetivo de minimizar os custos totais de um determinado nível de serviço.

Posicionamento logístico Dimensionamento da rede de instalações Localização dos estoques Política de transportes Política de atendimento ao cliente

Gerenciamento da cadeia de suprimentos Fases de decisão na cadeia de suprimentos: Projeto da cadeia de suprimentos (estrutura, longo prazo). Planejamento da cadeia de suprimentos (políticas, curto prazo). Operações da cadeia de suprimentos (ações, curtíssimo prazo).

Logística no varejo virtual O comércio eletrônico é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como por exemplo, o computador. Escala global.

Logística no varejo virtual Vantagens do comércio eletrônico: Agiliza o fluxo de informações. Reduz os custos totais. Permite que as empresas sejam mais eficientes e flexíveis. Eliminação das barreiras geográficas e de tempo.

Logística no varejo virtual Desafios do mercado: Criar marcas fortes. Organizar comunidades de usuários. Atrair propagandas. Fornecer serviços e valor agregado, incluindo suporte, funcionalidade e qualidade. Estabelecer alianças estratégicas. Expandir-se em mercados locais e internacionais.

Logística no varejo virtual Restrições do comércio eletrônico: Segurança nas transações. Necessidade de identificação e aquisição (não barata) de infra-estrutura tecnológica.

BOM TRABALHO! Professor Wilton Rezende de Freitas