Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
SÉCULO XX.
Educere Consultorias e Projetos
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Planejamento do Projeto de Curso Profa. Carolina Paz Aprender consultoria e design Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP   Ouro.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Gestão pedagógica em EaD
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim - IFPR.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
PROGESTÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Monitoramento e Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Avaliação de polos sob uma perspectiva georreferenciada Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Silvia M. Nassar, Douglas Hiura Longo, Gustavo P. Mateus Universidade.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina

Agenda Avaliação de cursos; Um modelo de avaliação de cursos; O sistema de avaliação com base no modelo de referencia SINAES; Resultados da avaliação de curso; Considerações.

Avaliação de cursos Mapear os indicadores mais importantes de cada cenário em particular; Os instrumentos de avaliação podem fornecem elementos para indicar a efetividade da estratégia de um curso; Disseminar a utilização das medidas de avaliação de cursos a distância; Requer participação ampla e assumida de todos os agentes; Ter uma utilização gerencial dos resultados por parte da coordenação;

Um modelo de avaliação de cursos levantar potencialidades e fragilidades; ser contínua (a avaliação); ter agilidade; abranger um grande conjunto de instituições e cursos EaD; permitir a participação de todos os atores envolvidos; possibilitar o acesso aos resultados avaliativos; fornecer informações para subsidiar a coordenação geral para apoiar a gestão dos cursos; fornecer informações para que as instituições tenham uma visão prévia da sua situação frente aos critérios adotados nas avaliações regulatórias de cursos.

Foco CURSO

Foco POLO

Foco DISCIPLINA

SAAS – O que avaliar? Curso Polo Disciplina

SAAS – O que avaliar? Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoas Ambiente virtual (Moodle) Corpo discente Dimensões avaliativas Curso Polo Disciplina

SAAS – O que avaliar? Dimensões avaliativas Curso Polo Disciplina Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Pessoas

SAAS – O que avaliar? Dimensões avaliativas Curso Polo Disciplina Material didático Plano de ensino Corpo pedagógico

Focos e dimensões avaliativas

SAAS - Quem deve avaliar o que? AvaliadorCursoDisciplinasPolo Estudante XXX Tutor presencial (polo) XXX Coordenador de polo XX Tutor a distância XX Professor XX Coordenador de curso XX Coordenador adjunto X Coordenador geral X

Os questionários do SAAS

Resultados da avaliação de curso Escopo

Visões macro nos relatórios

SAAS - Evolução Nov/ 2010 Teste piloto Focos: Curso e Polo Cadastro: 24 instituições 42 cursos 396 polos estudantes 579 tutores 286 professores Avaliações: de estudantes 117 de professores 516 dos outros Dez/ ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 39 instituições 177 cursos 452 polos estudantes tutores professores Avaliações: de estudantes 330 de professores dos outros 10,3% do total Evolução cadastral

SAAS - Evolução Set/ ª. rodada Focos: Curso e Polo. Cadastro: 45 instituições 257 cursos 639 polos estudantes tutores 598 professores Avaliações: de estudantes 192 de professores dos outros Dez/ ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 49 instituições 233 cursos 762 polos estudantes tutores 984 professores Avaliações parciais: de estudantes 337 de professores Evolução cadastral

Projeto do banco de dados

Informações de apoio a gestão Foco: Curso; Dimensões: Formatação e implementação do curso e Pessoas; Tópicos (três): Capacitação e articulação, Currículo do curso e Projeto pedagógico; avaliadores (oito): estudantes, professores, tutores (presenciais e a distância).

Informações de apoio a gestão Foco: Curso; Dimensões: Formatação e implementação do curso e Pessoas; Tópicos (três): Capacitação e articulação, Currículo do curso e Projeto pedagógico; avaliadores (oito): coordenadores (polo, curso, adjunto e geral).

Avaliação da dimensão infraestrutura de polos

Considerações Um sistema de avaliação de cursos, polos e disciplinas deve oferecer flexibilidade para suportar adequações diante das variações nas demandas. Um sistema web permite realizar acompanhamentos na qualidade dos cursos por meio de avaliações realizadas periodicamente e de relatórios avaliativos gerados imediatamente após o término de cada avaliação. O relacionamento de questões com as dimensões, tópicos e avaliadores permite a construção de relatórios que apontem indicadores que demandam mais atenção;

Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância moodle.saas.etec.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina