Sequência Didática Diversidade de Organismos Vertebrados Marília Duarte Tabata Caldeira Tamíres Ito BIZ 0307 – Contextos e Práticas em Ensino de Zoologia
7° ano do Ensino Fundamental Justificativa: Diversidade dos seres vivos; Visão menos antropocêntrica; Respeitar e apreciar todos os tipos de seres vivos.
Apresentação Contextualização: aulas expositivas dialogadas, discussões, excursões, projeções, jogo, trabalhos com mídia e/ou textos de divulgação, projetos / resolução de problemas. Jogo “Passa ou Repassa Animal”. Contextualização: Após ecologia e classificação dos seres vivos.
OBJETIVOS Ler e interpretar diferentes representações sobre os vertebrados, expressas em textos de natureza diversa; Reconhecer a grande diversidade de animais vertebrados e seus aspectos comparativos; Confrontar interpretações diversas dadas a classificação dos seres vivos, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados; Desenvolver um projeto em grupo, respeitando a multidisciplinaridade de ideias dos colegas;
OBJETIVOS Utilizar conceitos biológicos na caracterização dos seres vivos; Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica; Construir, apresentar e reconhecer argumentação plausível para a defesa da preservação da biodiversidade; Desenvolver os eixos estruturantes da alfabetização científica; Avaliar seu aprendizado sobre o tema.
Recursos didáticos necessários: Oito aulas Recursos didáticos necessários: Computador conectado a um projetor; DVDs de desenhos animados; Visita ao Museu de Zoologia da USP; Jogo “Passa ou Repassa Animal”; Computador; Material de papelaria
Aulas 1ª Aula: Jogo “Passa ou Repassa Animal”
Jogo “Passa ou Repassa Animal” Cartões com perguntas diretas sobre vertebrados; 2 times, fazendo 2 filas partindo da mesa do professor; Um aluno como ajudante para marcar os pontos; Cada rodada uma pergunta; Aluno deve bater na mesa para responder; Responde ou passa a pergunta; Se passar o outro time pode repassar.
2ª Aula: 3ª Aula: Discussão Conhecimento prévio dos alunos Trechos de filmes (“Procurando Nemo”, “A Princesa e o Sapo”, “O Rei Leão”, “Tarzan”, “Rio”, “Phineas e Ferb”, “Enrolados”).
4ª Aula: 5ª Aula: Divisão dos grupos para projeto; Aula expositiva dialogada – peixes. 5ª Aula: Aula expositiva dialogada – anfíbios e répteis; Trabalho em grupo nos projetos.
6ª Aula: Aula expositiva dialogada – aves e mamíferos; Trabalho em grupo nos projetos. 7ª Aula: Excursão Museu de Zoologia da USP. 8ª Aula: Apresentação dos projetos
Avaliação: Avaliação formativa Participação no jogo; Frequência; Participação nas discussões; Contribuições para o grupo do projeto; Apresentação do projeto; Atividade sobre a visita ao museu.
Referências bibliográficas: Aguiar, João Batista V. – Para Viver Juntos: ciências, 7º ano : ensino fundamental – 2ª Ed. – São Paulo – Edições SM – 2011 Carvalho, Anna Maria P. - Formação Continuada de Professores. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. Trivelato, Silvia F. Ciências, natureza e cotidiano- 7o. ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012. http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia- animais/ http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curiosidades4 .php http://ciencia.hsw.uol.com.br/curiosidades-mundo-animal.htm http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/11-curiosidades-sobre-o- cerebro-dos-animais/