SISTEMA UNIMED DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR

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SISTEMA UNIMED. OBJETIVO Sistema Unimed. Suprir necessidades de distintos públicos: clientes, dirigentes, cooperados, colaboradores, prestadores de serviços.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA UNIMED DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

Lei 5764/71 de 16/12/1971 CONFEDERAÇÃO FEDERAÇÃO OU CENTRAL SINGULAR COOPERATIVA DE 3º GRAU CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA DE 2º GRAU COOPERATIVA DE 1º GRAU FEDERAÇÃO OU CENTRAL SINGULAR

Lei 5764/71 de 16/12/1971 Confederações de Cooperativas 03 Federações ou Centrais 3º Grau Cooperativas Centrais ou Federações de Cooperativas 03 Singulares 2º Grau Cooperativa Singular 20 Pessoas 1º Grau

OCB 1967 1970 1971 1972 1973 / 1974 1975 + 12 Unimed s Unimed Santos Sindicato dos Médicos de Santos Unimed Santos 1970 Unimed Campinas 1971 + 12 Unimed s Federação São Paulo ( 2º grau) 1972 Federação Paraná (2º grau) 1973 / 1974 Federação Rio e outras (2º grau) 1975 Unimed do Brasil – Confederação (3º grau) Fonte: Unimed do Brasil

1978 1992 Unimed do Brasil – Confederação (3º grau) Federação Centro-Oeste (2º grau) Unimed Goiânia (1º grau) Fundada em 21/02/1978 Unimed do Brasil – Confederação (3º grau) 1992 Federação Goiás-Tocantins (2º grau) Unimed Goiânia (1º grau)

Constituição Federal, de 1988 Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.   Art. 197 - São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Publico, dispor, nos termos da lei sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direitos privados.

Constituição Federal, de 1988 Art. 198 - As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.   Art. 199 - A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

MEDICINA PÚBLICA (Lei 8.080) MEDICINA SUPLEMENTAR (Lei 9.656)

Assistência à Saúde Quem paga? R= O povo brasileiro

Evolução de Beneficiários com vínculos a planos médico-hospitalares (2000 a Março/2010) 2002 2003 2004 2000 2001 2005 2006 2007 2008 2009 Mar/10 192.040 22,50% 169.799* 18,08% 172.386 18,07% 174.633 17,83% 176.871 17,77% 181.581 18,42% 184.184 19,12% 186.770 19,87% 183.987 21,74% 189.987 21,58% % Pop. (em mil) 191.480 22,38% Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Informações sobre beneficiários, operadoras e planos. Edição Junho/ 2010

Distribuição % dos beneficiários das operadoras Distribuição dos Beneficiários entre as operadoras médico-hospitalares – Junho/2010 Distribuição % dos beneficiários das operadoras Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar – Junho/ 2010

Atuam apenas como Federações: 17 Sistema Unimed 374 Cooperativas 3 Confederações 1 Central Nacional 35 Federações 335 Singulares Operadoras: 326 Prestadoras: 31 Atuam apenas como Federações: 17 24% das Operadoras do Setor

Sistema Unimed Presente em 83% dos Municípios Brasileiros 16,7 milhões de clientes Fonte: CGU Outubro/2010 109,4 mil cooperados 73 mil empresas contratantes 57 mil empregos diretos* 374 Cooperativas (*) – Balanço Social Unimed – 2009 Fonte: Cadastro Geral de Unimeds – Unimed do Brasil

Operadoras Distribuição das Unimed s no Brasil, por porte Norte Total Unimed Brasil – Janeiro 2010 – 374 Nordeste 73 Unimeds 20% Grande: 02 Médio: 04 Pequeno: 09 Prestadora: 01 Grande: 04 Médio: 14 Pequeno: 37 Prestadora: 11 Federação s/ operar plano: 07 1 Federação é Operadora (já somada acima) C.Oeste 35 Unimeds 9% 5 Federações são Operadoras (já somadas acima) Grande: 02 Médio: 09 Pequeno: 17 Prestadora: 06 Federação s/ operar plano: 01 Sudeste 176 Unimeds 47% Grande: 21 Médio: 63 Pequeno: 81 Prestadora: 03 Federação s/ operar plano: 08 4 Federações são Operadoras (já somadas acima) Sul 74 Unimeds 20% Grande: 08 Médio: 25 Pequeno: 30 Prestadora: 10 Federação s/ operar plano: 01 G. Porte: acima de 100 mil usuários- 37 (10%) M. Porte: 20.001 a 100.000 usuários- 115 (31%) P. Porte: até 20.000 usuários- 174 (46%) Prestadora 31 (8%) Federação sem operar plano 17 (5%) 8 Federações são Operadoras (já somadas acima) 3 Federações são Operadoras (já somadas acima) Fonte: Cadastro Geral de Unimeds Outubro/2010 – Unimed do Brasil

Distribuição das Unimeds no Brasil, por Beneficiários Total Unimed Brasil – Outubro/ 2010 – 16.747.513 beneficiários Nordeste 73 Unimeds 20% Norte 16 Unimeds 4% Beneficiários 1.539.677 (9%) Beneficiários 763.574 (5%) Sudeste 176 Unimeds 47% C.Oeste 35 Unimeds 9% Beneficiários 9.805.239 (60%) Beneficiários 924.002 (6%) Sul 74 Unimeds 20% Beneficiários 3.715.021 (22%) Fonte: Cadastro Geral de Unimeds Outubro/2010 – Unimed do Brasil

Distribuição dos Médicos Cooperados Unimed – por região Total Unimed Brasil – Outubro/ 2010 – 109.422 Cooperados Cooperados 18.689 17% dos Cooperados do Sistema Unimed Nordeste Cooperados 5.187 5% dos Cooperados do Sistema Unimed Norte Cooperados 51.013 47% dos Cooperados do Sistema Unimed Sudeste Cooperados 7.686 7% dos Cooperados do Sistema Unimed C.Oeste Cooperados 26.847 25% dos Cooperados do Sistema Unimed Sul Fonte: Cadastro Geral de Unimeds Outubro/2010 – Unimed do Brasil

Lei 5764/71 de 16/12/1971 CONFEDERAÇÃO (3) FEDERAÇÃO OU CENTRAL (36) COOPERATIVA DE 3º GRAU FEDERAÇÃO OU CENTRAL (36) COOPERATIVA DE 2º GRAU SINGULAR (335) COOPERATIVA DE 1º GRAU

Mais de 5.000 novos postos de trabalho diretos criados em 2009 Sistema Unimed Mais de 5.000 novos postos de trabalho diretos criados em 2009 Acréscimo de 10% em relação ao ano de 2008 Fonte: Balanço Social Unimed – 2009

Recursos Próprios 223 Sedes Próprias 101 Hospitais 23 Hospitais Dia 89 Pronto-Atendimentos Fonte: Área de Recursos Próprios da Central Nacional Unimed – JULHO/2010

Recursos Próprios 54 Laboratórios 29 Centros de Diagnósticos 166 Farmácias Fonte: Área de Recursos Próprios da Central Nacional Unimed – JULHO/2010

Geração anual de receita com a operação de planos de saúde: R$ 23,2 bilhões Retorno aproximado aos cooperados e prestadores de serviço: R$ 19,1 bilhões Fonte: Unimed do Brasil – Outubro/2010

SISTEMA OCB / SESCOOP SISTEMA UNIMED UNIMED DO BRASIL OCB FEGOTO CNU OCB-GO UNIMED GOIÂNIA

3º Grau 2º Grau Unimed do Brasil Político / Institucional Marca / Marketing Câmaras: Intercâmbio Tecnologia Auditoria Médica Câmaras Técnicas Responsabilidade Social Jurídico / Contábil Normativa Arbitral Central Nacional Unimed (C.N.U.) 2º Grau Operadora de Planos de Saúde Planos Nacionais e Empresariais Comitês: Mercado Medicina Preventiva Recursos e Serviços Próprios Fonte: Unimed do Brasil

Operadora Nacional dos Planos de Saúde Unimed Central Nacional Unimed Operadora Nacional dos Planos de Saúde Unimed Assistência médica empresarial com abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado. A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Foi fundada em 1998 para atender o novo cenário da Regulamentação dos Planos de Saúde (Lei 9656/98), visando oferecer produtos em total conformidade com a nova legislação e garantir a satisfação dos clientes no atendimento pela rede nacional Unimed. Atualmente possui 976 mil beneficiários. Fonte: Central Nacional Unimed

Fundação Unimed A Fundação Unimed é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1995 pela Unimed do Brasil, com o objetivo de promover e propagar soluções estratégicas de gestão, educação e responsabilidade social para instituições e profissionais do segmento de saúde. Com atuação nas áreas de gestão do conhecimento e responsabilidade social, a Fundação Unimed realiza cursos e palestras com foco na educação continuada dos cooperados e na consolidação do perfil corporativo do Sistema Unimed; além de possuir um qualificado grupo de profissionais para prestar assessoria de gestão às cooperativas, com o objetivo de propor melhorias, incentivar novas práticas, políticas, programas e ações de acordo com as necessidades de cada uma delas. A Fundação também apóia a Política Nacional de Responsabilidade Social desenvolvida pela Unimed do Brasil, participando de projetos como o Manual de Responsabilidade Social, o Selo de Responsabilidade Social, a Campanha de Consumo Consciente e o Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, dentre outros. Fonte: Fundação Unimed

Unimed Participações A Unimed Participações, a “holding” da parte empresarial do Complexo Cooperativo Unimed, tem como objetivo contribuir para a prosperidade econômica das suas associadas e controladas, em parceria com a comunidade Unimed. Pesquisa e desenvolve projetos para a captação de recursos financeiros, promove campanhas que visam a adesão de novos associados e participa da elaboração do planejamento estratégico empresarial de sua Controlada prestando assessoria na gestão dos seus negócios. Fonte: Unimed Participações

Sociedade Limitada por responsabilidade por cotas. Unimed Participações Sociedade Limitada por responsabilidade por cotas. Sócias Controlada Unimed – 3º Grau Unimed – 2º Grau Seguros Unimed Unimed – 1º Grau Fundação Unimed Unicred Fonte: Unimed Participações

Seguros Unimed Iniciou suas operações em 1989 com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed; quase 5 milhões de segurados e encontra-se entre as maiores empresas do setor; Com matriz em São Paulo e escritórios regionais em 26 cidades distribuídas pelo Brasil que atuam como verdadeiras unidades de negócio, a Unimed Seguros é uma empresa de seguros de classe mundial, que busca continuamente o aprimoramento de processos e o conhecimento das necessidades de seus clientes; Atuando no ramo de pessoas, oferece 25 produtos segmentados nas linhas Vida, Previdência e Saúde, e tem parcerias com outras seguradoras para ramos elementares (veículos, residencial, etc.). Fonte: Unimed Seguros

Unicred Inicialmente foi um sistema de crédito cooperativo criado para dar suporte às cooperativas e aos médicos cooperados da Unimed, financiando recursos para a compra de equipamentos, construção de hospitais, centros de diagnóstico, laboratórios etc. Atualmente o Sistema Unicred está focado em todas os segmentos de saúde.

Usimed Desde 1993, a Unimed tem apoiado o surgimento de cooperativas de usuários de serviços de saúde, as Usimeds. Organizados em Usimeds, os usuários da Unimed podem discutir e defender seus interesses, bem como desfrutar das vantagens de uma cooperativa de consumo, adquirindo medicamentos a custos reduzidos, empréstimos de equipamentos médico-hospitalares, serviços de enfermagem domiciliar e, por meio de convênios com empresas de ramos diversos: Odontologia - Uniodonto Psicologia - Unipsico Fonoaudiologia - Unyfono Fisioterapia - Unifísio

A consultoria Brand-Finance verificou o valor da marca Unimed em R$ 2,94 bilhões Segundo o ranking da companhia, a Unimed ocupa o 31º lugar entre as marcas mais valiosas do país. Fonte: Unimed do Brasil (Outubro/2010)

Valor da Marca Unimed Participação de mercado das marcas de Plano de Saúde no Brasil – 2010 (Resposta espontânea e múltipla) 37% Unimed 4% 3% Bradesco Amil Sul América Medial Pergunta: Você possui algum plano ou seguro de saúde atualmente, seja como titular ou dependente? Veja que eu estou perguntando sobre plano de saúde de empresas particulares e não do SUS ou de atendimento público municipal ou estadual gratuito. (SE SIM) Qual o nome / marca do plano de saúde que possui? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas Pergunta: Você possui algum plano ou seguro de saúde atualmente, seja como titular ou dependente? Veja que eu estou perguntando sobre plano de saúde de empresas particulares e não do SUS ou de atendimento público municipal ou estadual gratuito. (SE SIM) Qual o nome / marca do plano de saúde que possui? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas

Valor da Marca Unimed Percepção do melhor plano de Saúde do Brasil – 2010 População Brasileira (Resposta espontânea e única) População Brasileira Possuidores de Planos de Saúde 47% Não possuidores de Planos de Saúde 37% 34% 7% 6% Bradesco Amil 5% 4% 4% 3% Unimed Pergunta: Independente do preço, na sua opinião qual é o melhor plano ou seguro saúde da região? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas Pergunta: Você possui algum plano ou seguro de saúde atualmente, seja como titular ou dependente? Veja que eu estou perguntando sobre plano de saúde de empresas particulares e não do SUS ou de atendimento público municipal ou estadual gratuito. (SE SIM) Qual o nome / marca do plano de saúde que possui? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas

Valor da Marca Unimed Plano de Saúde considerado mais importante pelo Médico Brasileiro (Resposta espontânea e múltipla, referentes aos planos credenciados diretamente – 1º + 2º + 3º lugar) 5 primeiras citações Médicos Brasileiros 91% Cooperados Unimed 65% Unimed 28% Bradesco Saúde 23% 20% Sul América 12% 11% CASSI 10% 7% Amil 5% Pergunta: E qual é o plano que o(a) Dr.(a) considera mais importante, aquele que o(a) Dr(a) não abriria mão? E em 2° lugar? E em 3° lugar? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2009 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, com 1.100 médicos. Pergunta: Você possui algum plano ou seguro de saúde atualmente, seja como titular ou dependente? Veja que eu estou perguntando sobre plano de saúde de empresas particulares e não do SUS ou de atendimento público municipal ou estadual gratuito. (SE SIM) Qual o nome / marca do plano de saúde que possui? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas

Valor da Marca Unimed Plano de saúde que o Médico Brasileiro recomendaria para os clientes (Resposta espontânea e única) Médicos Brasileiros Cooperados Unimed Unimed 78% Unimed 55% Bradesco Saúde 8% Bradesco Saúde 13% Sul América 5% Sul América 10% Omint 0% Omint 2% Amil 0% Amil 2% Pergunta: Se um cliente lhe pedisse uma indicação, qual plano ou seguro de saúde o(a) Dr(a) recomendaria hoje ? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2009 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil. Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2009 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil. Pergunta: Você possui algum plano ou seguro de saúde atualmente, seja como titular ou dependente? Veja que eu estou perguntando sobre plano de saúde de empresas particulares e não do SUS ou de atendimento público municipal ou estadual gratuito. (SE SIM) Qual o nome / marca do plano de saúde que possui? Fonte: Pesquisa Nacional Datafolha 2010 contratada com exclusividade pela Unimed do Brasil, realizada com a população brasileira (18 anos ou mais), em 130 municípios – 4.064 entrevistas

Responsabilidade Social A Unimed do Brasil e a Fundação Unimed lançaram, em 2001, durante a 31ª Convenção nacional Unimed aqui em Goiânia, Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed. Sua missão é disseminar esta prática no Sistema Unimed, oferecendo apoio e instrumentos para o desenvolvimento de programas sociais e ambientais fundamentados na ética cooperativista e nos direitos humanos, com objetivo de fortalecer o 7º princípio do cooperativismo que consiste em se interessarpelas comunidades. Considerando o poder de intervenção social das cooperativas médicas, presentes em 80% do território nacional, a Unimed é, hoje, uma das maiores promotoras de ações de responsabilidade social do país, alimentando um ambiente propício ao aumento do poder de inserção social da marca.

Ações de Responsabilidade Social do Sistema Unimed

Investimento Sociais do Sistema Unimed público interno e externo - 2009: 1 bilhão de reais Público Interno R$ 811 milhões Público Externo R$ 197 milhões Fonte: Balanço Social Unimed – 2009

Mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas com projetos da Unimed Saúde 1,5 milhões pessoas beneficiadas Esporte 581 mil pessoas beneficiadas Educação 179 mil pessoas beneficiadas Fonte: Balanço Social Unimed – 2009

Responsabilidade Social Selo de Responsabilidade Social Balanço Social Consolidado Manual de Responsabilidade Social Código de Ética das Empresas do Complexo Unimed Consultorias, cursos e palestras Banco de projetos, voluntários e instituições Manual de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde

Por 16 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of mind em Plano de Saúde, de acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha. A Unimed foi eleita uma das empresas de maior prestígio no Brasil no setor de saúde, segundo levantamento do Grupo Troiano para a revista Época Negócios, nas edições 2008 e 2009. A Unimed foi, pela 2ª vez, a marca mais lembrada pelos internautas e conquistou o primeiro Top of Mind Internet na categoria de Saúde. Por 9 anos consecutivos a Unimed é a marca de plano de saúde em que os brasileiros mais confiam. Detentora por 22 vezes consecutivas do Prêmio Mérito Lojista, como plano de saúde preferido dos sócios da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Por 10 vezes é premiada no Top of Mind – Fornecedores de RH na categoria convênio e assistência média.

OBRIGADO! diretoria@unimedgoiania.com.br Telefone: (62) 3216-8499

OBRIGADO! diretoria@unimedgoiania.com.br Telefone: (62) 3216-8499