Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz Gisele Oliveira Shashivadan Hirani Ruth Epstein Mara Behlau

OBJETIVO Investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos com queixa de problemas de voz e verificar sua relação com Sintomas fonatórios, laringo-faríngeos e tipo de queixa vocal Auto-avaliação e análise perceptivo-auditiva Estados de depressão, ansiedade e aspectos de autoestima e lócus de controle MÉTODOS - POPULAÇÃO 236 participantes, 32 excluídos: não completaram a coleta de dados 204 indivíduos 26 excluídos para adequação das variáveis sexo e idade Total final: 178 indivíduos 87 com queixa vocal, 19 homens e 68 mulheres, 20 /-/ 54 anos X = 34,1 anos 91 sem queixa vocal , 29 homens e 62 mulheres, 20 /-/ 55 anos X = 32,4 anos

MÉTODOS - PROCEDIMENTO Questionário de identificação e caracterização Auto-avaliação vocal Análise perceptivo-auditiva Protocolo de Estratégias de Enfrentamento na Disfonia – PEED Inventário de Depressão de Beck – BDI Escala de Autoestima de Rosenberg Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE Escala Multidimensional de Lócus de Controle de Levenson CONCLUSÕES Indivíduos com queixa vocal usam estratégias de enfrentamento variadas, Em particular estratégias com foco no problema O enfrentamento de um distúrbio de voz se correlaciona Positivamente: avaliação clínica da voz, aspectos de depressão e ansiedade estado Negativamente: lócus de controle externo