Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Plano Nacional de Recursos Hídricos
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Cobro por el uso da agua João Bosco Senra Secretário de Recursos Hídricos – SRH Ministério del Medio Ambiente – MMA.
O papel da Agência Nacional de Águas
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Água nas Políticas Públicas e no Direito
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
Gestão de Recursos Hídricos
BACIAS PCJ.
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
A Legislação está preparada para exercer o controle e a proteção dos principais processos ecológicos presentes nos recursos hídricos brasileiros? Jane.
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Cobrança pelo Uso da Água
Controle Social na Gestão das Águas
A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Profa. Dra. Renata Medici
Constituição Federal Constituição Estadual.
Fórum Nacional de Educação
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos Apresentação realizada pelo Secretário Nacional de Recursos Hidricos – João Carlos Bosco Brasília / DF – 30 de Junho de 2006

Principal Base Legal para a elaboração do PNRH Constituição Federal de 1988 Define a água como bem público de domínio da União (e dos estados) Institui o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos Lei das Águas - Lei n° 9.433, de 8 de janeiro de 1997 Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos Cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (regulamenta o inciso XIX do Art. 21 da Constituição Federal) Decreto 4.755 de 20 de julho de 2003 Estabelece a competencia da SRH/MMA para coordenar a elaboração do PNRH e auxiliar no acompanhamento da sua implementação Resolução CNRH No 32 de 2003 Estabelece a Divisão Hidrográfica Nacional Portarias Ministeriais Nos 274/2004 e 277/2005 Institui as doze Comissões Executivas Regionais Resolução CNRH No 58 de 30 de janeiro de 2006 Aprova o Plano Nacional de Recursos Hídricos

A Política Nacional de Recursos Hídricos Base Legal (cont.) Fundamentos (Art. 1° da Lei 9433/97): a água é um bem de domínio público; a água é recurso natural limitado e dotado de valor econômico; o consumo humano e a dessedentação de animais como usos prioritários em situações de escassez; proporcionar o uso múltiplo; a bacia hidrográfica como unidade territorial para o planejamento e a gestão; a gestão descentralizada e participativa. A Política Nacional de Recursos Hídricos

Objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos Base Legal (cont.) Objetivos (Art. 2° da Lei 9433/97): Garantir água em qualidade e quantidade adequada aos respectivos usos para a atual e para as futuras gerações; Proporcionar e incentivar o uso racional e integrado dos recursos hídricos com vistas ao desenvolvimento sustentável; Promover a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais Objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos

Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos Instrumentos (Art. 5° da Lei 9433/97): I - Os Planos de Recursos Hídricos II - O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes III - A outorga dos direitos de uso de recursos hídricos IV - A cobrança pelo uso dos recursos hídricos V - A compensação a municípios VI - O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos

Abrangência territorial dos Planos de Recursos Hídricos Base Legal (cont.) Abrangência territorial dos Planos de Recursos Hídricos

O Plano Nacional de Recursos Hídricos – PNRH Objetivo Geral do PNRH “Estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta da água, em quantidade e qualidade, gerenciando as demandas e considerando ser a água um elemento estruturante para a implementação das políticas setoriais, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão social”

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (cont.) A melhoria das disponibilidades hídricas, superficiais e subterrâneas, em qualidade e quantidade A redução dos conflitos reais e potenciais de uso da água, bem como dos eventos hidrológicos críticos A percepção da conservação da água como valor socioambiental relevante Objetivos Estratégicos

Arranjo Organizacional para a elaboração do PNRH Funções Espaços e Atores Deliberar Coordenar a Elaboração Espaços de Elaboração e Discussão Desenvolver a Base Técnica Participar e Discutir Conselho Nacional de Recursos Hídricos Secretaria de Recursos Hídricos/MMA Encontros Públicos Estaduais e Distrital Oficinas Nacionais CT-PNRH CERs GTCE (ANA e SRH) Representantes do Governo Federal, dos Sistemas Estaduais de Rec. Hídricos, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (cont.) Participação de aproximadamente 7.000 pessoas em todo o Brasil (+ participantes da Iª e IIª Conferência Nac. De M. Ambiente-CNMA) 28 a 30/Nov/2005 Seminário Nacional de Diretrizes e Programas Dez/2000 a Jan/2006 CT-PNRH e CNRH Maio a Nov. / 2005 Cadernos Setoriais e Cadernos Regionais Outubro / 2005 Encontros Públicos Estaduais Junho a Outubro / 2005 Reuniões e Seminários Regionais (CERs) Março / 2004 a Outubro / 2005 Oficinas Nacionais (Propostas do MMA e IBAMA ao PNRH, Gênero e Água, Sociedade Civil, Segmento Usuários, Água de Chuva, Gestão Fronteiriça e Transfronteiriça, Aspectos Sócio- Culturais, Oficinas de Cenários) Cronograma Evento / Estudo (Eixos Nacional e Regional) Estudos de Apoio e Discussão Pública

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (cont.) Base Físico Territorial