Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
Segmentação de Mercado A Segmentação envolve dividir o mercado de clientes em potencial em subgrupos homogêneos, que podem ser diferencia- dos quanto aos seus padrões comporta- mentais, atitudes, características demográ- ficas, perfil psicográfico etc.
Segmentação de Mercado Por que segmentar? A segmentação é muitas vezes utilizada por- que uma marca não tem como se distinguir da concorrência quando pretende atingir o mercado em massa.Em muitas outras situa- ções pode haver diferenças nas motivações apresentadas pelos consumidores na aquisi- ção do produto.
Mercados - Alvo O Mercado de Consumo Nos EUA, há mais de 260 milhões de consumi- dores que vivem em 96 milhões de residências e gastam mais de US$ 4,3 trilhões/ano.A cada hora os EUA registram 460 nascimentos, 250 mortes e 100 novos imigrantes, representando uma mudança de mais de 500 mil pessoas/mês no mix de consumidores.É necessário portanto compreender esse mercado e como ele está mudando.
Abordando o Mercado A Evolução do Marketing em função do Mercado. O Marketing de massa; O Marketing de variedades de produtos; O Marketing de segmentos.
Segmentando o Mercado Etapas do Marketing de Segmentos: Segmentação do Identificação do Mercado-Alvo; Posicionamento mercadológico.
Segmentando o Mercado Segmentação do Mercado. Identificar as bases para a segmentação do mercado; Desenvolver os perfis dos segmentos resultantes;
Segmentando o Mercado Identificação do Mercado-Alvo Desenvolver métodos de mensuração de atratividade do segmento; Selecionar o(s) segmento(s)-alvo.
Segmentando o Mercado Posicionamento mercadológico. Desenvolver o posicionamento para cada segmento-alvo; Desenvolver o controle de marketing para cada segmento-alvo.
Mercados - Alvo O Mercado de Consumo A Distribuição Geográfica; A Demografia do Consumidor.
O Mercado de Consumo A Distribuição Geográfica A População Rural; A População Urbana; A População dos Subúrbios.
A Demografia do Consumidor É o conjunto de estatísticas vitais que descrevem uma população. Características demográficas comuns incluem idade, sexo, ciclo de vida, renda,escolaridade e etnia.
A Demografia do Consumidor IDADE: Os profissionais de marketing precisam co- nhecer as mudanças que estão ocorrendo na população com relação à idade. Aspectos como; crescimento de determinadas faixas etárias, taxa de nascimento e cresci- mento da população total são muito importan- tes.
A Demografia do Consumidor SEXO: Houve uma época em que as diferenças rela- cionadas ao sexo eram bastante distintas em marketing, atualmente fatores como, o número de mulheres que trabalham fora e a crescente superposição dos papéis desempenhados por homens e mulheres dificultam a criação de li- nhas divisórias entre os sexos.
A Demografia do Consumidor O Ciclo de Vida Familiar Solteiros; Casais jovens sem filhos; Casais jovens com filhos; Apenas um dos pais; Divorciados e sozinhos;
A Demografia do Consumidor O Ciclo de Vida Familiar Casados de meia idade sem filhos; com filhos; Casados mais velhos Solteiros mais velhos.
A Demografia do Consumidor Escolaridade e Renda A Escolaridade tem profundo impacto sobre a Renda.Nos EUA, o 2° grau representa cerca de US$600.000 em renda adicional ao longo da vida e o 3° grau vale US$ 1,5 Milhão.
A Demografia do Consumidor Etnia O mundo transformou-se em uma grande aldeia global, onde o processo migratório faz com que o mercado e consequentemente seu comportamento de consumo,seja extremamente diversificado, com várias culturas muito distintas entre si.
Segmentando o Mercado Abordagem com base no uso Usuários da marca; Usuários da concorrência; Não-usuários da categoria;
Segmentando o Mercado Os não-usuários da categoria Controle do “Ponto de Entrada”; Construção da categoria; Análise da concorrência.
Segmentando o Mercado A Estratégia de Ponto de Entrada Identificar quem vai entrar na categoria; Determinar quando a entrada vai ocorrer; Dirigir o consumo desse cliente para sua marca.