Planejamento e Controle e obras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Advertisements

Premissas do Estudo de Caso
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Custo Departamental.
Custos ... afinal, o que é isto?
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
Am Como parametrizar o custo e formar corretamente o Preço de Venda no segmento digital.
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Fundamentos de Economia
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Empreendimentos de construção civil
A Logicon Sistemas As soluções da Logicon Sistemas lhe ajudam a gerenciar e organizar os processos operacionais e administrativos envolvidos na gestão.
Coordenação Geral de Custos
PROJEÇÕES DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE LONDRINA PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS
Custos Diretos Custos que são apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios ou estimativas, ou seja, são perfeitamente identificados (física ou.
Custeio da Produção.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 07
Conceitos Aspectos a serem observados:
Geraldo Augusto da Rocha Lima
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Controladoria Aula 7 Msc. Karine R. de Souza ..
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
Workshop A NOVA NBR /2006 (Regulamenta o Cálculo e a Divulgação do CUB/m2) Hamilton Pinheiro Franck Vice-presidente do Sinduscon-PR Maria Izabel.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
PROJETO BÁSICO VISÃO DO CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TCE-RJ
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Custos: Conceitos e Aplicações
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
Contabilidade de Custos
Controle de custo e eficiência em obras de preço unitário.
Planejamento e Controle e obras
Planejamento e Controle e obras
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Planejamento e Controle e obras
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Orçamento dos custos indiretos de produção
N2 - Orçamento detalhado: Fazer as composições unitárias dos serviços listados na planilha de quantitativos, entregue na N1. Utilizar as composições unitárias.
Custos por Processos Custos por Processos.
Prof. Oliveira UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina Aplicação: Uma empresas pretende substituir dois produtos A e B que não estão atendendo.
Cálculo de Custo de produtos
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Preço na Prestação de Serviços
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES - ABC
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Custos Elementos de custos Principais componentes Diretos Produto A
Gestão de Custos Aula 2.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Engenharia Econômica Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 15 de fevereiro de 2015.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio por atividades ou ABC – Activity-Based Costing Jorge, Fauzi Timaco & Morante,
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Custos Universidade Mogi das Cruzes Prof. Alexandre.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio direto ou variável Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Outros Sistemas de Custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle e obras PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II Planejamento e Controle e obras CUB – custo unitário básico _____________________________________________________ Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

Planejamento e Controle de obras CUB - custo unitário básico Conceito segundo a NBR: Custo por m2 de construção do projeto- padrão considerado, calculado pelos sindicatos da indústria da construção civil, em atendimento a lei 4.591/64. Que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

Planejamento e Controle de obras O CUB/m2 representa o custo parcial da obra, pois não leva em conta os custos adicionais. Na formação dos custos unitários básicos não foram considerados itens como: Fundação, submuramentos, parede- diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático, elevador, equipamentos de instalação como fogões, aquecedores, bombas de recalque, etc.

Planejamento e Controle de obras Objetivo do CUB/m2 É disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Em função da credibilidade do indicador, o CUB tem sido utilizado como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil, pois publicado mensalmente a evolução do CUB demonstra a evolução dos custos das edificações de forma geral.

Planejamento e Controle de obras Projetos-padrão da ABNT NBR 12721:2006 Projetos selecionados para representar os diferentes tipos de edificação, definidos por suas características principais: Número de pavimentos; Número de dependência por unidade; Áreas equivalentes a área de custo padrão das unidades autônomas; Padrão de acabamento de construção e Número total de unidades.

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras Lotes básicos de materiais, mão-de-obra e despesas administrativas As tabelas de 4 a 9 fornecem as quantidades de insumos, por metro quadrado de construção, derivados das relações completas de materiais, mão- de-obra, despesas administrativas e equipamentos, levantadas a partir das quantidades dos serviços considerados na formação do custo unitário básico dos projetos-padrão. Essas quantidades dos insumos foram extraídas do agrupamento de todos os insumos em famílias cujos itens são correlatos.

Planejamento e Controle de obras CUB representativo da região – é um projeto padrão específico que represente as característica da construção na região adotado para acompanhar a evolução dos custos do setor. Porém todos os outros são calculados. CUB médio Brasil – calculado através do CUB representativo de cada região com um coeficiente de ponderação.

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras Orçamento detalhado

Planejamento e Controle de obras Pode ser definido como a expressão monetária de uma obra ou serviço, correspondendo ao valor cobrado do cliente. Representa o valor da soma dos insumos (M.O., Materiais, equipamentos, impostos, administração, etc) necessário á realização da obra ou serviço, sendo assim constitui- se no valor pago pelos insumos. PREÇO CUSTO

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras De acordo com a produção os custos podem ser classificados em: diretos: são custos diretamente apropriados ao produto, perfeitamente caracterizados e quantificados a cada serviço. Ex: mão de obra direta, insumos e equipamentos. Indiretos: são aqueles onde se faz necessário estabelecer algum fator de rateio para a sua apropriação.

Planejamento e Controle de obras

Planejamento e Controle de obras Preço na construção civil é dado por: Preço = CD x IBDI CD = custo direto sobre todos os serviços. IBDI = índice de benefícios e despesas indiretas.

Planejamento e Controle de obras O custo na construção civil é orçado por serviços e determinados segundo a produção de acordo com as composições unitárias de cada serviço. Composto pela quantificação da Mão de obra, dos insumos, equipamentos e dos encargos sociais. CD = ∑{ MO + MT + EQ + ES }

Planejamento e Controle de obras Portanto para realização do orçamento atuam três variáveis: Quantificação dos serviços; A composição unitária; O preço dos insumos. E ainda atua uma variável fiscal os encargos sociais.

Planejamento e Controle de obras Logo para a definição dos custos unitários de produção é necessário conhecer a produtividade da mão de obra e dos equipamentos bem como a composição dos insumos que compõem o serviço a ser realizado. São determinados com relação as unidades de serviço tais como m2, m3, pontos elétricos, etc.

Planejamento e Controle de obras A composição de custo unitário geralmente tem os seguintes componentes: Índice ou coeficiente de aplicação de material; índice ou coeficiente de produção ou aplicação da M.O.; Índice de aplicação de equipamentos com seu custo horário; Preços unitários de material e M.O.; Taxas e encargos sociais;

Planejamento e Controle de obras Composição da M.O.: CU(M.O.) = p x Pu(m.o) CU(M.O.) = custo unitário da mão de obra; p = produtividade; Pu(m.o) = preço pago pela mão de obra unitária.

Planejamento e Controle de obras Produtividade: p = quantidade de serviço horas Ex: para execução de 300m2 de reboco, foi registrado que o pedreiro demorou 51 horas para efetuar o serviço. p = 300/51 = 5,88m2 /hora.

Planejamento e Controle de obras Composição do custo unitário de equipamentos: Equipamentos pequenos ou ferramentas não sujeito ao processo de depreciação deve ser considerado como custo indireto no BDI.

Planejamento e Controle de obras Equipamentos: CU = custo unitário; Π = produtividade (catálogo do fabricante); Pu = preço unitário pago para executar uma hora do serviço. CU(EQ.) = π x Pu(EQ)

Planejamento e Controle de obras Composição unitária de materiais: é função do consumo de materiais por unidade de serviço. CU(M.T.) = ß x Pu(m.t) CU(M.T.) = custo unitário do material ß =índice de consumo , consumo do material por unidade de serviço. Pu(m.t) = preço pago pela unidade do material.

Planejamento e Controle de obras Exemplo de índice de consumo de material: 01 traço de concreto em que a quantidade de brita 01 dosada equivale em volume a 0,654m3 de brita por m3 de concreto. Assim o consumo unitário dessa brita corresponde a 0,64m3/m3 de concreto.

Planejamento e Controle de obras