Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Relações de Convívio Solidário
Uma visão geral da vida em sociedade
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Trabalho de Sociologia
Escola do Comportamento Humano
1.2 – Pessoa e cultura.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Alguns teóricos e seus conceitos.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Agrupamentos sociais.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Cícero paulino dos santos costa
Cuidar e Educar: Papel de quem?
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A palavra conviver originou-se
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Emile Durkheim e o fato social
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Sociologia – Professor Romildo Tavares
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
O Individualismo Metodológico
Cultura.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Sociologia geral Introdução.
Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sociologia das Organizações
INSTITUIÇÕES SOCIAIS: A Escola Prof. Lucas Villar
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
IDEOLOGIA.
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Mecanismos de controle social existentes nas sociedades.
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Socialização.
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A educação como processo social
Comportamento Organizacional
Émile Durkheim
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Somos todos seres sociais
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE * Podemos dizer que ponto de partida para a formação da identidade é quando o individuo através da interação social, procura entender melhor o outro, o que significa que cada um produz para si uma imagem do outro.

Identidade pessoal < é, o que cada um pensa a respeito de si mesmo. Identidade social < é, portanto, a imagem que os demais membros da sociedade fazem do individuo, criando um conjunto de símbolos e valores positivos e negativos, associados a preconceitos e estereótipos, que determinam como vão interagir com ele.

Papéis sociais < O que o individuo assume ao longo de sua existência social. Por papel social então deve-se entender a função que se espera que seja cumprida na sociedade em determinado momento e que é realizada com base nas perspectivas do individuo. Os papéis sociais podem criar uma sensação de linearidade na vida, o que gera certa segurança por causa da previsibilidade do que vai acontecer.(p.31 e 32).

Pode-se entender por pressões sociais < A cobrança pelo sucesso em cada um desses papéis assumidos na sociedade, no qual às vezes não consegue responder adequadamente e fracassa, de acordo com os padrões atuais.(p.32) Então, o individuo é autônomo e constrói sua identidade, mas esta também é influenciada pela sociedade ao redor, na qual as instituições exercem forte influência controladora e ao mesmo tempo protetora.(p.33).

No processo de desenvolvimento do individuo, passando da infância à adolescência, ele é cercado por duas importantes instituições: a família e a escola. Ambas funcionam como mecanismos essenciais do processo de aprendizagem individual, são agentes de socialização. (p.33)

Designa-se como socialização primária < O processo de socialização exercido no âmbito do grupo familiar, pois este é o primeiro grupo com que o individuo tem contato. Também nesse aspecto, a família introduz o individuo na sociedade, determinando sua posição e como ele deve portar-se perante as outras pessoas e as instituições que o cercam. (p.34)

A escola fortalece muito dos valores passado família, mas também introduz novas regras e valores que vão dar continuidade ao processo de socialização, por isso chamada de socialização secundária.

Influência na constituição de papéis sociais. A sociedade recorre basicamente a dois instrumentos para condicionar o individuo às suas estruturas: a reciprocidade e as sanções. Reciprocidade < Designa toda e qualquer forma de atitude à qual as pessoas tendem a responder. Sanções < Quando a cordialidade é posta de lado, partindo para o aspecto de punição. Se o individuo não se adequar às normas, é punido.

As sanções lidam com que o individuo mais valoriza na sociedade atual: sua liberdade.(p.37) Naturalização das instituições sociais < Idéia de que a ordem das coisas que se organizam na sociedade é algo natural, que vai permanecer porque sempre foi assim, tão inevitável quanto o ciclo das estações.