A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
GRUPO CLEIDE RODRIGUES EDVANILZA INOCÊNCIO JUÇARA RIBEIRO MARIA JOSÉ SIMONE EUSTÁQUIO
O QUE É LINGUAGEM MATEMÁTICA? É uma linguagem expressa pelo discurso matemático. Utiliza-se de símbolos para comunicar seus significados matemáticos. Ocorre a partir da compreensão e interpretação e relações dos signos matemáticos.
Como deve acontecer na educação infantil? Deve estimular a interação para que a criança estabeleça relações com objetos e pessoas.
família e da comunidade.” NO CURRÍCULO LDB 1996 – artigo 29 “ A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS - PIAGET 0 – 2 anos: Período sensório motor. Constrói esquemas com ações para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática, pensamento junto com ação. 2 – 7 anos: Pré-operatório. É egocêntrica. Inteligência simbólica. O pensamento desenvolve-se a partir de imagens concretas e estáticas da realidade e não com sinais gráficos.
Conteúdos São organizados em três blocos: Número, numeração e operações; Grandezas e medidas; Espaço e forma.
NÚMEROS, NUMERAÇÕES E OPERAÇÕES Para Constance Kamii, o número não é ensinado, mas sim construído a partir das relações que a criança faz com os objetos e situações. Assim não é possível treinar para obter respostas corretas.
NÚMEROS, NUMERAÇÕES E OPERAÇÕES Contagem: objetos,cantigas,brincadeiras. Notação e escrita: número de sapatos. Operações: comparar, juntar e separar. NÚMEROS, NUMERAÇÕES E OPERAÇÕES
GRANDEZAS E MEDIDAS Refere-se a comprimento, peso capacidade, termos relacionados à medição do tempo, sistema monetário.
ESPAÇO E FORMA Refere-se à conceitos espaciais, identificação de figuras planas (círculo, retângulo, triângulo) e não planas ( cubo, paralelepípedo); a relação e a noção da criança com o espaço.
JOGOS, BRINCADEIRAS E MATEMÁTICA Ricas ferramentas para serem usadas na Educação Infantil, bem como na comunicação da linguagem matemática. A capacidade simbólica do ser humano permite que ele imagine, construa situações e represente-as das mais diversas formas.
TEÓRICOS Piaget: jogo simbólico, a criança transforma o significado dos objetos para realizar seus desejos. Passagem da inteligência sensório motor para pré-operatória. A criança brinca usando símbolos.
TEÓRICOS Vygostsk: situação imaginária, a criança brinca e se desenvolve, pois a brincadeira surge da ação da criança sobre os objetos. Substituição do objeto por outro desejado, construção do pensamento conceitual. A criança brinca usando imaginação.
Os jogos e brincadeiras fortalecem estruturas e criam outras para resolver problemas e transpor símbolos para o seu significado. Os jogos não devem ser fáceis demais nem muito difíceis e devem ser testados antes da sua aplicação. TEÓRICOS
As brincadeiras devem ser observadas pelo adulto e as intervenções feitas com cautela, pois sua intervenção é fator determinante na brincadeira.
CONCLUSÃO A Linguagem Matemática não pode ser imposição do outro, aprender números é mais do que contar. Ensinar matemática é estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de estabelecer relações com realidade e resolver problemas. Assim a criança terá base para agir com autonomia.
“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro”. Rubem Alves
BIBLIOGRAFIA KAMII, Constance. A criança e o número. Papiros, 1990. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a Educação Infantil – Vol. I, II e III. Brasília: MEC/SEF, 1998. COSTE, Jean – Claude. A psicomotricidade. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1981. Proposta Curricular Educação Infantil – Secretaria Municipal de Nova Lima