ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO Oficina de Expressão
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Desenvolvimento de Pessoas
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Relatório da atividade
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Profa. Cristina Araújo de Farias
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Atividade_3.8_MarciaCessel
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Tipos de Comunicação.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
LEITURA COMPARTILHADA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Metodologia Científica
Planejamento da Rotina Semanal
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Como elaborar um plano de aula
Orientações sobre o Estágio II
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Professora: Janine Fernandes
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Formação e Aperfeiçoamento
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI ATIV.3.9- CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS – PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO PROJETO: “FAMÍLIA FORMADORA DE VALORES HUMANOS” MODALIDADE: ENSINO REGULAR NÍVEL: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: HISTÓRIA: Os valores da família, jeito diferente de viver em família e diversidade; PORTUGUÊS: Produção de texto, ortografia, concordância, coesão, coerência, interpretação e leitura; ARTES: Expressão corporal, jogos teatrais de voz, corpo e espaço. ORIENTADORAS: SINEIA E MARGARIDA

OBJETIVOS: Conscientizar as crianças dos valores da família; Desenvolver a escrita e a leitura; Oportunizar momentos para as crianças expressarem suas emoções através de jogo teatral; Apresentar para as outras crianças a importância de preservar os valores familiares. METODOLOGIA: Conversas informais sobre as construções familiares das crianças; Escrita de texto, reestruturação, leitura e dramatização; Filmagem pelos alunos do teatro; Análise da filmagem: pontos positivos e negativos; Fotos das cenas apresentadas; Seleção e organização do espaço. RECURSOS: Folha de pauta, lápis, borracha; Papel cartão, pincel atômico, gliter, cola tenaz, cartolina; Cadeiras, mesa, tapete; CD e Máquina digital com filmadora.

COMPETÊNCIAS: JUSTIFICATIVA: CRONOGRAMA: Reconhecer a importância do viver em família; Identificar outros tipos de famílias e seu modo de viver nas diferentes culturas; Escrever textos com coerência e coesão; Utilizar elementos não-verbais: gestos, expressões faciais, postura corporal como complementação da fala; Manter atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir a produção. JUSTIFICATIVA: Decidimos orientar os alunos a escrever este projeto: “Família formadora de valores humanos” no Programa de Erradicação do Trabalho infantil, por estarmos em comemoração à semana da família, percebendo que o espaço familiar é de suma importância para o desempenho pessoal, profissional e convívio social, sem o qual não poderá tornar cidadão. CRONOGRAMA: Duração de 9 aulas, sendo 2 para diálogo com as crianças, 3 para elaboração, 3 para ensaio e 1 para organização e apresentação.

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES O trabalho resultou primeiramente de discussões acerca da família, depois escrita de texto TEATRO: FAMÍLIA FORMADORA DE VALORES HUMANOS inspirado pelos fatos de suas próprias realidades e a apresentação VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=dSCUBqOMJsI Tendo em mão o teatro os alunos se organizaram e decidiram o papel de cada um no trabalho, demonstrando entusiasmo pela realização das atividades, sempre um ajudando o outro nas tarefas. É importante dizer que durante os ensaios não tivemos problemas no que se refere ao comportamento, fato que nas atividades determinadas por nós têm nos dado preocupações, percebe-se que pelo fato deles serem os autores e escritores da história. Diante disso, confirmamos a tese de que o conhecimento tem que ser “compartilhado e produzido” no grupo e não “copiados e determinados” por um, ou outro. Devido o trabalho ser filmado todos os participantes tiveram voz ativa, mesmo os mais tímidos, acreditamos que atraídos pela filmagem, e pelo fato de saberem que vão ser vistos, ou analisados posteriormente. Depois do vídeo pronto salvamos em CD e apresentamos para os alunos, fizemos análises dos erros, das expressões faciais, corporais, do cenário, tudo que precisamos melhorar nas próximas apresentações.

AVALIAÇÃO Com o trabalho procurou-se avaliar a participação, desempenho, criatividade, expressão facial e corporal, escrita, leitura e valorização dos familiares na formação de sujeitos autônomos e participativos para a sociedade atual. CONCLUSÃO Acreditamos que conseguimos alcançar nossos objetivos levando os alunos a produzirem, analisarem suas produções, discutirem sobre suas famílias, sentindo-se importantes para a construção social e experimentado algo novo, utilizando um recurso midiático que para muitos foi novidade, até para nós que não temos muita experiência. REFERÊNCIA: www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt