Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Imuno-Hematologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA ABO Antígenos: substâncias estranhas ao organismo, provocam reações de defesa. Aglutinogênio= antígenos existentes na superfície das hemácias.
Advertisements

Rodolfo João Ramos – HEMOSC GT AEQ Imuno-hematologia
Christiane da Silva Costa
INTERAÇÕES ANTÍGENO-ANTICORPO
PLANEJAMENTO PASSO A PASSO
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos
SISTEMA DE HEMOVIGILÂNCIA
Sistema de Avaliação Externa da Qualidade em Sorologia.
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
HEMOVIDA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE UNIDADES HEMOTERÁPICAS.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE UNIDADES HEMOTERÁPICAS
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
Escola de Medicina Da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
GRUPOS SANGUÍNEOS.
Sistema ABO, RH, MN.
Avaliação imuno-hematológica pré-transfusional
Práticas Investigativas
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIONAL
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
Hemovigilância Centro de Hematologia e Hemoterapia em Santa Catarina – Hemosc Neila Simara Zanon.
SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Vigilâncias Sanitárias
Herança dos grupos sanguíneos
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Hemovigilância Perspectivas de Trabalho
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
O NOTIVISA na rotina de trabalho da vigilância sanitária local.
METODOLOGIA A captação de bolsas de plasma, a caracterização das amostras, a produção, validação e distribuição dos painéis, bem como a análise dos resultados,
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Polialelia (Alelos Múltiplos)
Marcello Vieira Lasneaux
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
1. Função Quais são as funções que o sangue exerce no corpo?
Neiva Sellan Lopes Gonçales - Unicamp Florianópolis, novembro de 2009
HEMOVILÂNCIA NO BRASIL
Sistema ABO ISBT = ABO 001 Prof. Dr. Luiz Carlos de Mattos
Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.
Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE TRIAGEM DE HCV.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS BULAS DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Aluno (a): Professora: Patrícia 8º Ano Vespertino
Grupos sanguíneos Sistema ABO e Rh
Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Serviços de Hemoterapia AEQ-Sorologia Rita de.
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
PESQUISA DE ANTICORPOS IRREGULARES PROVA DE COMPATIBILIDADE
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Testes Imunológicos em Banco de Sangue (Triagem de Doadores de Sangue) Profa. Alessandra Xavier Pardini Disciplina de Imunologia.
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
Conselho Nacional de Saúde/CNS Comissão de Orçamento e Financiamento COFIN Análise da Execução Orçamentária do Ministério da Saúde Outubro/2008 Outubro/2008.
IMUNIZAÇÃO Profª Adriana Amaral.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Caracterizar a presença de.
GESTÃO DO PLASMA: RESULTADOS DA TRIAGEM E RETROVIGILÂNCIA
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
Análise da embalagem/rótulo e bula do medicamento fitoterápico IMUNO-MAX segundo a Resolução RDC n° 71/2009 e 140/2003, respectivamente Daniele Cardoso¹,
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Componentes - Carlos - Carlota - Gabriely - Gerson - Luiz Eduardo.
Métodos Imunológicos que utilizam reagentes não marcados
Provas de Coombs Prof. Dr. Luiz Carlos de Mattos
Transcrição da apresentação:

Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Imuno-Hematologia MINISTÉRIO DA SAÚDE Gerência Geral de Sangue Tecidos e Órgãos ANVISA   Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Imuno-Hematologia

Objetivo: Possibilitar aos S. de Hemoterapia a participação em um Programa de Controle de Qualidade externo em Imuno-hematologia Cobertura: 100% dos Serviços Hemoterápicos públicos do país

8 HEMOCENTROS HEMOPE HEMOAM HEMOPA HEMOMINAS HEMORIO HEMOSC UNICAMP MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO 8 HEMOCENTROS HEMOPE HEMOAM HEMOPA HEMOMINAS HEMORIO HEMOSC PRÓ-SANGUE BOTUCATU UNICAMP

Reuniões regulares do Comitê Compra de Insumos e Equipamentos MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO Ações: Reuniões regulares do Comitê Compra de Insumos e Equipamentos Projeto para produção dos painéis Abrangência de cada Hemocentro Complexidade Periodicidade POPs

Elaborados e Enviados: 2 Questionários de caracterização dos Serviços MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO Elaborados e Enviados: 2 Questionários de caracterização dos Serviços 1 Painel prático piloto para cerca de 100 Serviços 4 Avaliações práticas para cerca de 800 Serviços 5 Avaliações teóricas para cerca de 800 Serviços

Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO Padrão de produção: 4 amostras de hemácias e plasmas / soros para realização de: Classificação ABO Classificação RH Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) Teste da Antiglobulina humana direto (TAD) Identificação de anticorpos irregulares (IAI)

Painéis caracterizados Padronização Rótulos Bulas Embalagem MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO Painéis caracterizados Padronização Rótulos Bulas Embalagem Questionários de respostas Mesmo período para produção e distribuição

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO

B Rh positivo

Amostra 1 TAD negativo

A2B Rh positivo

Amostra 2 TAD negativo

O Rh negativo

A Rh negativo

Amostra 3

Amostra 4 PAI negativo

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANVISA /GGSTO Conclusão: O programa é uma ferramenta importante para o estabelecimento de ações de vigilância com ações educativas Possibilita aos Serviços públicos a participação Gratuita em um programa de Avaliação externa da qualidade atendendo a RDC 153 do MS.